Estratégias de marketing: estudo de caso sobre as estratégias do composto de marketing implementadas pelo programa agricultura orgânica da Itaipu Binacional na Bacia do Paraná 3.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Buononato, Flávio José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1884/26025
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo
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spelling Buononato, Flávio JoséToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T19:10:58Z2015-11-16T19:10:58Z2011http://hdl.handle.net/1884/26025Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/04/2011Bibliografia: fls. 137-142Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Esta dissertação aborda o tema estratégia do composto de marketing, com foco no conteúdo e processo. Os objetivos estão centrados nas dinâmicas envolvidas na concepção e implementação das estratégias do composto de marketing e nos seus resultados. Para atingir tais objetivos realizaram-se revisão teórica e estudo de caso. A investigação do trabalho de campo ocorreu no Programa Agricultura Orgânica sediado pela Itaipu Binacional, cuja principal característica é a maneira interinstitucional que o Programa está estruturado para formular e implementar as estratégias do composto de marketing a fim de substituir a monocultura para sistemas agroecológicos na bacia do Paraná 3. Para coleta de dados utilizou-se como instrumentos roteiro de entrevistas, fontes secundárias diversas e registros das observações. Posteriormente iniciou-se a triangulação desses materiais, cujo objetivo foi identificar quais foram os fatos que conduziram a formulação e a implementação das estratégias do composto de marketing do Programa. A análise e discussão dos resultados passam pela contextualização do Programa Agricultura Orgânica, com ênfase na estrutura de múltiplos parceiros; a descrição quanto ao conteúdo e processo das estratégias do composto de marketing implementadas pelo Programa; e, por fim, os resultados alcançados após oito anos de existência do Programa. Essa pesquisa indicou que as estratégias do composto de marketing formuladas e implementadas foram constituídas por diferentes instituições cujo objetivo grupal é mais sócio-ambiental que econômico. Outros aspectos identificados foram a importância da análise situacional de mercado para posicionar cada instituição na sua expertise dentro do Programa e a criação de um fórum adequado para fomentar novas alternativas estratégicas e gerir as mesmas de maneira consensual e não deliberada, buscando o envolvimento e o comprometimento de todos esses parceiros sem perder o foco na estratégia escolhida. As informações geradas por esse estudo também podem contribuir no âmbito da estratégia de marketing ao se considerar o processo de construção e implementação de estratégias por múltiplas instituições com a mais ampla participação comunitária, bem como investigar as semelhanças e divergências entre as estratégias do composto de marketing aplicadas pelo Programa e aquelas desenvolvidas por cooperativas de produtos agrícolas convencionais.Abstract: This thesis addresses the topic of marketing mix strategy, focusing on their content and process. The objectives are focused on the dynamics involved in the making and implementation of strategies and marketing mix in its results. To achieve these objectives were carried out literature review and case study. The investigation of the fieldwork took place in the Organic Agriculture Program hosted by Itaipu inacional, whose main characteristic is the way that the multiple institutions Program is structured to develop and implement the strategies of the marketing mix to replace the monoculture agroecosystems in the BP3. For data collection instruments were used as guidelines for the interviews and various secondary sources. Thereafter began the triangulation of these materials, whose goal was to identify what were the facts that led to the formulation and implementation of marketing mix strategies of the Program. The analysis and discussion of results will involve the contextualisation of Organic Agriculture Program, with emphasis on the structure of multiple partners, the description about the content and process of the marketing mix strategies implemented by the Program and, finally, the results after eight years existence of the Program. This research indicated that the strategies of the marketing mix formulated and implemented by different institutions were formed group whose goal is more socio-environmental than economic. Other issues identified were the importance of situational analysis of the market to place its expertise at each institution within the Program and creating an appropriate forum to foster new strategic alternatives and manage them through a consensus and not deliberate, seeking the involvement and commitment of all these countries without losing focus on the strategy chosen. The information generated by this study may also contribute as part of marketing strategy by considering the process of building and implementing strategies for multiple institutions with broad community participation, and to investigate the similarities and differences between the strategies of the marketing mix applied by the Program and those developed in conventional agricultural cooperatives.152f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.8TesesMarketingPlanejamento estrategicoGestão ambientalEcologia agricolaAdministraçãoEstratégias de marketing: estudo de caso sobre as estratégias do composto de marketing implementadas pelo programa agricultura orgânica da Itaipu Binacional na Bacia do Paraná 3.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEstrategias de Marketing Implementadas pelo Programa Agricul.pdfapplication/pdf2174653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26025/1/Estrategias%20de%20Marketing%20Implementadas%20pelo%20Programa%20Agricul.pdf6542f8d54400cbde7e54797e66b4a9fbMD51open accessTEXTEstrategias de Marketing Implementadas pelo Programa Agricul.pdf.txtExtracted Texttext/plain347486https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26025/2/Estrategias%20de%20Marketing%20Implementadas%20pelo%20Programa%20Agricul.pdf.txt2a68e1df067ad1113edae4ca0708709bMD52open accessTHUMBNAILEstrategias de Marketing Implementadas pelo Programa Agricul.pdf.jpgEstrategias de Marketing Implementadas pelo Programa Agricul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26025/3/Estrategias%20de%20Marketing%20Implementadas%20pelo%20Programa%20Agricul.pdf.jpgccb72e444a58141edd1182166d0148a2MD53open access1884/260252016-04-07 05:51:38.23open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:51:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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