A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Caramez, Claudia Senra
Orientador(a): Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/84119
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira
id UFPR_ee3021d506945af6759a802a5245782a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84119
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Caramez, Claudia Senra2023-08-24T15:35:14Z2023-08-24T15:35:14Z2023https://hdl.handle.net/1884/84119Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 183-193Resumo: Esta é uma tese que se insere campo da Educação Histórica, apresentando os conceitos de tecnologia mais discutidos na área da Educação, aspectos de recursos didáticos e tecnológicos. Nela, aborda-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua implantação nas escolas, na Educação a Distância e no Ensino Híbrido, buscando novas formas de construção do conhecimento científico em sala de aula (BRITO; KENSKI; SANCHO). Este estudo apresenta a base teórica das discussões acerca dos conceitos de Cultura Histórica, Cibercultura e Ciberespaço (RÜSEN; LEVY); e também se discorre sobre as relações apresentadas por diferentes pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de História, Estado da Arte, identificando como a cultura histórica está presente no Ciberespaço e reivindica o conceito de Cibercultura Histórica. E pauta-se nos princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA) para discutir a formação continuada de professores e professoras de História (DAY; RÜSEN), analisando os usos da Tecnologia Digital no AVA - UFPR VIRTUAL e as relações dos professores cursistas das Oficinas de Educação Histórica, do ano de 2020, com ferramentas digitais, bem como contribuições do uso de fontes históricas digitais para a aprendizagem histórica, cotejando com os dados empíricos da pesquisa, por meio da análise das relações de aprendizagem dos professores cursistas no âmbito da consciência histórica.Abstract: This is a thesis that falls within the field of Historical Education, presenting the most discussed concepts of technology in the field of Education, as well as aspects of didactic and technological resources. It addresses the use of Information and Communication Technologies in Education and their implementation in schools, Distance Education, and Blended Learning, seeking new ways of constructing scientific knowledge in the classroom (BRITO; KENSKI; SANCHO). This study presents the theoretical basis of discussions about the concepts of Historical Culture, Cyberculture, and Cyberspace (RÜSEN; LEVY); and also discusses the relationships presented by different research related to Digital Information and Communication Technologies in History Education, State of the Art, identifying how historical culture is present in Cyberspace and advocating for the concept of Historical Cyberculture. It is based on the principles of collaborative research (IBIAPINA) to discuss the continuing education of History teachers (DAY; RÜSEN), analyzing the use of Digital Technology in the AVA - UFPR VIRTUAL and the relationships of the participating teachers in the Historical Education Workshops in 2020 with digital tools, as well as the contributions of using digital historical sources for historical learning, comparing them with the empirical data of the research through the analysis of the learning relationships of the participating teachers in terms of historical consciousness.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino à distânciaTecnologia educacionalHistoria - Estudo e ensinoEnsino a distância - ProfessoresEducaçãoA natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdfapplication/pdf5447408https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84119/1/R%20-%20T%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf50b3c83287713de4213609de5ec23d08MD51open access1884/841192023-08-24 12:35:14.716open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-24T15:35:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
title A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
spellingShingle A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
Caramez, Claudia Senra
Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Historia - Estudo e ensino
Ensino a distância - Professores
Educação
title_short A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
title_full A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
title_fullStr A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
title_full_unstemmed A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
title_sort A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
author Caramez, Claudia Senra
author_facet Caramez, Claudia Senra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramez, Claudia Senra
contributor_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Historia - Estudo e ensino
Ensino a distância - Professores
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Historia - Estudo e ensino
Ensino a distância - Professores
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-24T15:35:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-24T15:35:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/84119
url https://hdl.handle.net/1884/84119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84119/1/R%20-%20T%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50b3c83287713de4213609de5ec23d08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699506800689152