A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/1884/84119 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira |
id |
UFPR_ee3021d506945af6759a802a5245782a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84119 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Caramez, Claudia Senra2023-08-24T15:35:14Z2023-08-24T15:35:14Z2023https://hdl.handle.net/1884/84119Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora MoreiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 183-193Resumo: Esta é uma tese que se insere campo da Educação Histórica, apresentando os conceitos de tecnologia mais discutidos na área da Educação, aspectos de recursos didáticos e tecnológicos. Nela, aborda-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua implantação nas escolas, na Educação a Distância e no Ensino Híbrido, buscando novas formas de construção do conhecimento científico em sala de aula (BRITO; KENSKI; SANCHO). Este estudo apresenta a base teórica das discussões acerca dos conceitos de Cultura Histórica, Cibercultura e Ciberespaço (RÜSEN; LEVY); e também se discorre sobre as relações apresentadas por diferentes pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de História, Estado da Arte, identificando como a cultura histórica está presente no Ciberespaço e reivindica o conceito de Cibercultura Histórica. E pauta-se nos princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA) para discutir a formação continuada de professores e professoras de História (DAY; RÜSEN), analisando os usos da Tecnologia Digital no AVA - UFPR VIRTUAL e as relações dos professores cursistas das Oficinas de Educação Histórica, do ano de 2020, com ferramentas digitais, bem como contribuições do uso de fontes históricas digitais para a aprendizagem histórica, cotejando com os dados empíricos da pesquisa, por meio da análise das relações de aprendizagem dos professores cursistas no âmbito da consciência histórica.Abstract: This is a thesis that falls within the field of Historical Education, presenting the most discussed concepts of technology in the field of Education, as well as aspects of didactic and technological resources. It addresses the use of Information and Communication Technologies in Education and their implementation in schools, Distance Education, and Blended Learning, seeking new ways of constructing scientific knowledge in the classroom (BRITO; KENSKI; SANCHO). This study presents the theoretical basis of discussions about the concepts of Historical Culture, Cyberculture, and Cyberspace (RÜSEN; LEVY); and also discusses the relationships presented by different research related to Digital Information and Communication Technologies in History Education, State of the Art, identifying how historical culture is present in Cyberspace and advocating for the concept of Historical Cyberculture. It is based on the principles of collaborative research (IBIAPINA) to discuss the continuing education of History teachers (DAY; RÜSEN), analyzing the use of Digital Technology in the AVA - UFPR VIRTUAL and the relationships of the participating teachers in the Historical Education Workshops in 2020 with digital tools, as well as the contributions of using digital historical sources for historical learning, comparing them with the empirical data of the research through the analysis of the learning relationships of the participating teachers in terms of historical consciousness.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino à distânciaTecnologia educacionalHistoria - Estudo e ensinoEnsino a distância - ProfessoresEducaçãoA natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdfapplication/pdf5447408https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84119/1/R%20-%20T%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf50b3c83287713de4213609de5ec23d08MD51open access1884/841192023-08-24 12:35:14.716open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-24T15:35:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
title |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
spellingShingle |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço Caramez, Claudia Senra Educação - Estudo e ensino Ensino à distância Tecnologia educacional Historia - Estudo e ensino Ensino a distância - Professores Educação |
title_short |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
title_full |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
title_fullStr |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
title_full_unstemmed |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
title_sort |
A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço |
author |
Caramez, Claudia Senra |
author_facet |
Caramez, Claudia Senra |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramez, Claudia Senra |
contributor_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Ensino à distância Tecnologia educacional Historia - Estudo e ensino Ensino a distância - Professores Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Ensino à distância Tecnologia educacional Historia - Estudo e ensino Ensino a distância - Professores Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreira |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-24T15:35:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-24T15:35:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/84119 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/84119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84119/1/R%20-%20T%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50b3c83287713de4213609de5ec23d08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699506800689152 |