O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Costa, Letícia Perez da
Orientador(a): Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/49344
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
id UFPR_f3debf299ee81ca61b3837907eca5e42
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49344
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-Costa, Letícia Perez da2022-11-21T17:29:14Z2022-11-21T17:29:14Z2017https://hdl.handle.net/1884/49344Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2017Inclui referências : f. 96-103Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a reflexão quanto ao uso significado das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), na prática pedagógica do professor de Matemática do Ensino Médio, e foi desenvolvida visando a análise de quais são as possibilidades do uso significado das TDIC em sala de aula. Para tal, fez-se uma pesquisa no banco de teses e dissertações da CAPES sobre os estudos realizados a respeito desse assunto. Depois relacionou-se o uso significado das TDIC para aprendizagem do aluno, o papel do professor de Matemática e sua formação inicial e continuada e como elas encontram-se inclusas nestes processos. Na sequência, discorreu-se sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação buscando entender o quanto ela está envolvida no processo de ensino e aprendizagem, tanto dos professores em sua formação, quanto na construção do conhecimento, na mediação professor-aluno e vice-versa. Para esta investigação definiu-se a abordagem qualitativa para uma pesquisa do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário itinerante e a entrevista estruturada, realizados a partir de observação participante das aulas de um professor. O referencial teórico para a análise dos dados da entrevista foi a Análise do Discurso (AD). Como resultados alcançados ressalta-se que o professor pesquisado faz a reflexão sobre uso das TDIC em sua prática docente, entretanto falta a formação tanto inicial quanto continuada que aborde a autonomia de uso, o planejamento das ações e a participação entre os pares educacionais para o processo de ensino e aprendizagem. Palavras chave: Prática Pedagógica. Formação de Professores e Tecnologia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Aprendizagem Significativa.Abstract: The present dissertation is inserted in the research line of Theories and Practices of Teaching in Basic Education. Its main axis is the use of Information and Communication Technologies in Teacher Education. This research has the general objective of analyzing the reflection about the meaningful use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), in the pedagogical practice of the Mathematics teacher of the Secondary School, and it was developed aiming the analyzes of which are the possibilities of the meaningful use of TDIC in the classroom. In order to do so a research in the thesis and dissertations bank of CAPES about the studies carried out on this subject took place. After that, the meaningful use of TDICs for student learning, the role of the Mathematics teacher and their initial and continuing education and how TDIC are included in these processes were related to one another. In the sequence, the use of digital information and communication technologies in education was debated aiming to understand how it is involved in the teaching and learning process, both for teachers in their education, as well as in knowledge construction, teacher-student mediation and vice versa. To carry out this investigation the qualitative approach was defined for a research of exploratory type. The itinerant diary and the structured interview were chosen as instruments to collect the data, which was performed by means of a participant observation of a teacher's class. The theoretical reference for the analysis of the interview data was the Discourse Analysis (DA). As achieved results, it was highlight that the researched teacher reflects on the use of TDICs in his teaching practice, however, there is a lack of both initial and ongoing education that address the autonomy of use, planning of actions and participation among educational peers for the teaching and learning process. Keywords: Pedagogical Practice. Teacher Education and Technology. Digital Information and Communication Technologies. Mathematics Teaching. Meaningful Learning127 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPrática de ensinoEducação - FormaçãoEducaçao, Sociedade e Tecnologias digitaisO uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LETICIA PEREZ DA COSTA.pdfapplication/pdf4129997https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49344/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20PEREZ%20DA%20COSTA.pdfe00fd1cc6ce08fd84ae72a2532842d9fMD51open access1884/493442022-11-21 14:29:14.083open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T17:29:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
title O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
spellingShingle O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
Costa, Letícia Perez da
Educação
Prática de ensino
Educação - Formação
Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais
title_short O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
title_full O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
title_fullStr O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
title_full_unstemmed O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
title_sort O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
author Costa, Letícia Perez da
author_facet Costa, Letícia Perez da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Letícia Perez da
contributor_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática de ensino
Educação - Formação
Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais
topic Educação
Prática de ensino
Educação - Formação
Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais
description Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T17:29:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T17:29:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49344
url https://hdl.handle.net/1884/49344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49344/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20PEREZ%20DA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e00fd1cc6ce08fd84ae72a2532842d9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861254866796544