Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Souza, Luciana Carolina Cleto de
Orientador(a): Machado, Evelcy Monteiro, 1950-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/36192
Resumo: Orientadora: Profª Drª Evelcy Monteiro Machado
id UFPR_f74c70277975644ebfafff0192fd6917
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36192
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Souza, Luciana Carolina Cleto deTrojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMachado, Evelcy Monteiro, 1950-2022-10-19T18:29:19Z2022-10-19T18:29:19Z2014https://hdl.handle.net/1884/36192Orientadora: Profª Drª Evelcy Monteiro MachadoCo-orientadora: Profª Drª Rose Mery TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2014Inclui referênciasResumo: A carreira do educador social vem se destacando nos últimos anos para atender as demandas sociais e humanísticas da sociedade atual. Apesar da relevância de suas contribuições, ela encontra-se em processo de regulamentação e não há uma normatização que oriente sobre suas atribuições e formação mínima. Diante disso, a presente dissertação trata de um estudo sobre o educador social, nos aspectos de sua formação e condições de trabalho. Para o levantamento de dados, utilizaram-se as informações disponibilizadas em editais de concursos públicos municipais, realizados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre os anos de 2007 e 2013. Propõe-se uma discussão a respeito do contexto em que se insere o educador social, conforme as exigências dos editais, relacionando-os aos fundamentos teóricos da Pedagogia Social e estabelecendo uma relação dialética com o contexto da atuação do educador social no estado do Paraná. A pesquisa apoia-se em Machado (2011a, 2011b, 2002, 2012), Silva et al (org.) (2011a, 2011b, 2011c), Caride (2004), Gohn (1999, 2000, 2010), Caliman (2010), Souza Neto(2011), Quintana (1997), dentre outros. Considera-se emergente a discussão e a análise sobre a formação e o trabalho do educador social. A presente pesquisa parte da questão norteadora sobre que educador social é solicitado para atuar no serviço público municipal, conforme editais de concursos. Ela possui como objetivo geral analisar a formação e o trabalho do educador social, tendo como referência teórica a Pedagogia Social. Os objetivos específicos são: analisar o espaço do educador social nas políticas socioeducativas do Brasil após a promulgação da Constituição de 1988; examinar as bases teóricas que fundamentam a formação e o trabalho do educador social; analisar a formação e o trabalho do educador social solicitados nos editais de concurso municipais da Região Metropolitana de Curitiba, no período 2007 a 2013. O trabalho metodológico orienta-se pelo enfoque qualitativo-descritivo e interpretativo, o qual descreve as características do objeto de pesquisa, utilizando-se de análise documental e de estudo bibliográfico para fundamentação da análise dos dados. A apresentação dos dados foi dividida em duas categorias: formação, que compreende a formação inicial exigida pelos editais, os conhecimentos gerais e específicos exigidos para a realização da prova objetiva e algumas habilidades específicas que se encontram descritas nos editais enquanto pré-requisitos; trabalho, que abrange salário inicial, vínculo empregatício, carga horária de trabalho e atribuições do cargo. Apontam-se fragilidades, como a falta de diretrizes nacionais, repercutindo nos municípios que, enquanto gestores de políticas sociais, realizam a seleção de educadores sociais. A presente dissertação pretende contribuir na discussão sobre a regulamentação da profissão de educador social no Brasil.Abstract: The Social Educator career has been highlighted in recent years to meet the social and humanistic demands of nowadays society. Despite of the relevance of its contributions, that professional career is in the regulatory process and there is no regulation which guides it about its benefits and minimal training. This thesis is a study of the social educator, in aspects of their training and working conditions. For data collection we used the information available on edicts of municipal public contest. It was conducted in the Metropolitan Region of Curitiba (RMC), from 2007 to 2013. We propose a discussion about the context in which the social educator is, according to the requirements established by contests’ edicts. The edicts are related to the theoretical Social Pedagogy foundations. We also try to establish a dialectical relationship with the context of social educator performance in the state of Paraná. This research is supported by Machado (2011a, 2011b, 2002, 2012), Silva et al (ed.) (2011a, 2011b, 2011c), Caride (2004), Gohn (1999, 2000, 2010), Caliman (2010) Souza Neto (2011), Quintana (1997), among others theorist. It's urgent that we discuss and analyze the social educator's formation and work. The current research is guided by a leading question which concerns about what kind of social educator is required to act in the municipal public service according to the municipal public contest. The general research goal is to analyze the social educator's formation and work using theoretical Social Pedagogy as reference. The specific objectives are to analyze the space of social educator in social and educational policies in Brazil after the promulgation of the Federal Constitution of 1988; examine the theoretical bases that underlie the social educator's formation and work; analyze the social educator's formation and work which are required in the submission for municipal contest of the Metropolitan Region of Curitiba from 2007 to 2013. The methodological work is guided by qualitative, descriptive and interpretive approach and it describes the characteristics of the research object which uses documental analysis and bibliographical study to supply the data analysis. The data presentation was divided into two categories: training that comprises the initial training required by the edicts, general and specific knowledge required to carry out the objective test and some specific skills which are described in the submission as pre-requirement ; work that encompasses starting salary, employment link, worked hours and specific duties related to position. Some weaknesses are described, such as the lack of national guidelines which echoes on municipalities that, as managers of social policies, perform the selection of educators. This thesis aims to contribute to the debate involving the regulation of social educator profession in Brazil.153f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducadores - FormaçãoSociologia educacionalEducação - Aspectos políticosEducaçãoFormação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCIANA CAROLINA CLETO DE SOUZA.pdfapplication/pdf3101593https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdff87149147ff6480c526b7980cedc1ffaMD51open accessTEXTR - D - LUCIANA CAROLINA CLETO DE SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain354857https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/2/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdf.txt22f32bdae24a9bfe639700e54bfc93afMD52open accessTHUMBNAILR - D - LUCIANA CAROLINA CLETO DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/3/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdf.jpgfa488058fd84b842908b55f90d867cd2MD53open access1884/361922022-10-19 15:29:19.821open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36192Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T18:29:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
title Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
spellingShingle Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
Souza, Luciana Carolina Cleto de
Teses
Educadores - Formação
Sociologia educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
title_short Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
title_full Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
title_fullStr Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
title_full_unstemmed Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
title_sort Formação e trabalho do educador social : estudo dos editais de concurso público na região metropolitana de Curitiba
author Souza, Luciana Carolina Cleto de
author_facet Souza, Luciana Carolina Cleto de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Trojan, Rose Meri, 1951-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciana Carolina Cleto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Evelcy Monteiro, 1950-
contributor_str_mv Machado, Evelcy Monteiro, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educadores - Formação
Sociologia educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
topic Teses
Educadores - Formação
Sociologia educacional
Educação - Aspectos políticos
Educação
description Orientadora: Profª Drª Evelcy Monteiro Machado
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-19T18:29:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-19T18:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36192
url https://hdl.handle.net/1884/36192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153f. : il. algumas color., tabs., grafs., maps.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/1/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/2/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36192/3/R%20-%20D%20-%20LUCIANA%20CAROLINA%20CLETO%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f87149147ff6480c526b7980cedc1ffa
22f32bdae24a9bfe639700e54bfc93af
fa488058fd84b842908b55f90d867cd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861180829990912