Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur
Orientador(a): Joucoski, Emerson, 1972-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/83889
Resumo: Orientador: Prof.º Dr. Emerson Joucoski
id UFPR_f9050e4c7317b8d90363bcf408655d74
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83889
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaJoucoski, Emerson, 1972-Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur2023-08-11T01:05:29Z2023-08-11T01:05:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/83889Orientador: Prof.º Dr. Emerson JoucoskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 16/05/2023Inclui referênciasResumo: O modelo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), visa compreender os saberes necessários para o professor, integrar efetivamente a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ele surge da combinação de três tipos de conhecimentos: tecnológico, pedagógico e o conhecimento do conteúdo. A pesquisa desenvolvida investigou um contexto de formação continuada em robótica educacional, utilizando o kit LudoBot, ofertada aos professores do Ensino Fundamental, pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba-PR. O objetivo deste trabalho, é investigar como a formação continuada em robótica educacional, ofertada pela SME, contribuiu para o desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) nos professores. A pesquisa se inscreve numa abordagem de cunho qualitativa, e se aproxima da pesquisa exploratória quanto aos objetivos. Compuseram o corpus de pesquisa três instrumentos: questionários, observação e entrevistas. Para analisar o conjunto de dados obtidos ao longo do desenvolvimento utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que a formação continuada em robótica educacional, pautada sobre os pressupostos do TPACK pode oportunizar o desenvolvimento dos conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo nos professores. Para tanto, é necessária uma ação reflexiva sobre o processo formativo, as concepções e o contexto, ressignificando os saberes desenvolvidos a fim de mediar propostas de ensino permeadas pelo uso das tecnologias. Promover o acesso à robótica educacional e a inclusão tecnológica dos estudantes em uma rede municipal de ensino, pressupõe romper alguns paradigmas e desafios, que envolvem desde as perspectivas dos professores até questões de ordem técnica e de infraestrutura. Ao utilizarem essa ferramenta, os professores percebem os impactos positivos que ela propicia para a motivação e o engajamento dos estudantes, promovendo um comprometimento nas atividades e estimulando o desenvolvimento de habilidades. Consideramos que este estudo contribui para as pesquisas na área de formação continuada de professores para utilização dos recursos tecnológicos, destacando os saberes necessários para a prática envolvendo essas ferramentas. Estudos futuros podem investigar a ação do professor, identificando como o TPACK é mobilizado na prática docente.Abstract: The theoretical framework of TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) aims to understand the knowledge required for teachers to effectively integrate technology into the teaching and learning process. It emerges from the combination of three types of knowledge: technological, pedagogical, and content knowledge. The research conducted investigated a context of continuous training in educational robotics, using the LudoBot kit, offered to elementary school teachers by the Municipal Education Department (SME) of Curitiba, PR, Brazil. The objective of this work is to investigate how the continuous training in educational robotics, offered by the SME, contributed to the development of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in teachers. The research follows a qualitative approach and has exploratory characteristics. Three instruments composed the research corpus: questionnaires, observation, and interviews. Textual Discursive Analysis was used to analyze the data collected during the study. The results indicate that continuous training in educational robotics, based on the assumptions of TPACK, can foster the development of pedagogical, technological, and content knowledge in teachers. However, this requires reflective action regarding the training process, conceptions, and context, redefining the knowledge developed in order to mediate teaching proposals permeated by the use of technologies. Promoting access to educational robotics and technological inclusion of students in a municipal education network presupposes overcoming certain paradigms and challenges, which involve teachers' perspectives as well as technical and infrastructural issues. When teachers employ this tool, they perceive its positive impacts on student motivation and engagement, fostering commitment to activities and stimulating the development of skills. This study contributes to research in the field of continuous teacher training for the use of technological resources, emphasizing the necessary knowledge for practical application involving these tools. Future studies can investigate teachers' actions, identifying how TPACK is mobilized in teaching practice.1 recurso online : PDF.application/pdfProfessores - FormaçãoRobóticaTecnologia educacionalMatemáticaFormação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAYARA VINIANI OBADOWSKI LEDUR RIBEIRO.pdfapplication/pdf3044651https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83889/1/R%20-%20D%20-%20MAYARA%20VINIANI%20OBADOWSKI%20LEDUR%20RIBEIRO.pdffb7e0c2041602daec185b3cdb5083fa3MD51open access1884/838892023-08-10 22:05:30.259open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83889Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-11T01:05:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
title Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
spellingShingle Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur
Professores - Formação
Robótica
Tecnologia educacional
Matemática
title_short Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
title_full Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
title_fullStr Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
title_full_unstemmed Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
title_sort Formação continuada em tecnologias educacionais : investigação do curso de robótica educacional para professores do ensino fundamental do município de Curitiba em 2022
author Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur
author_facet Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joucoski, Emerson, 1972-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Mayara Viniani Obadowski Ledur
contributor_str_mv Joucoski, Emerson, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Robótica
Tecnologia educacional
Matemática
topic Professores - Formação
Robótica
Tecnologia educacional
Matemática
description Orientador: Prof.º Dr. Emerson Joucoski
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T01:05:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T01:05:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83889
url https://hdl.handle.net/1884/83889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83889/1/R%20-%20D%20-%20MAYARA%20VINIANI%20OBADOWSKI%20LEDUR%20RIBEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fb7e0c2041602daec185b3cdb5083fa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801861146929528832