Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Galhart, Anna Carolina
Orientador(a): Vianna, Carlos Roberto, 1958-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/39983
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
id UFPR_fd16858a8880608ecf5852e85d02ad7e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39983
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-Galhart, Anna Carolina2024-02-02T14:28:04Z2024-02-02T14:28:04Z2015https://hdl.handle.net/1884/39983Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/07/2015Inclui referências: f.127-133Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na sua vertente temática, como metodologia para coleta de dados, entrevistando os alunos que estudaram nas cinco instituições de ensino, dirigidas pela Congregação das Irmãs da Sagrada Família, em Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Anchieta. Além das fontes orais, que foram transcritas e textualizadas, compuseram a pesquisa documentos e imagens. Buscou-se possibilitar uma interlocução entre as narrativas, através de contos, que são narrativas sobre narrativas, a partir de uma leitura horizontal, à luz do conceito de exotopia. A opção por fontes narrativas, orais e imagens, permitiu traçar um cenário acerca da Alfabetização Matemática, em diferentes espaços e tempos. Palavras-chave: Educação Matemática. Alfabetização Matemática. História Oral. Instituições Escolares. Campo Largo.Abstract: This research proposes to constitute narrative sources on Mathematical Literacy, covering the first segment of Elementary School. To achieve this proposal, we used the Oral History, in its thematic aspect, as a methodology for data collection, interviewing students who studied in the five educational institutions run by the Congregation of the Sisters of the Holy Family in Campo Largo - PR: Colégio Santa Terezinha, Instituto Santa Terezinha, Escola de Aplicação Padre José de Anchieta, Colégio Estadual Sagrada Família and Escola Municipal Anchieta. In addition to the oral sources, which were transcribed and textualized, documents and images composed the research. It was attempted to facilitate a dialogue between the narrative, through tales, which are narratives on narratives, from a horizontal reading in the light of exotopy concept. The choice of narrative sources, oral and images, allowed us to outline a scenario about Mathematical Literacy in different spaces and times. Keywords: Mathematics Education. Literacy Mathematics. Oral history. School institutions. Campo Largo.349 f. : il., algumas color., maps.,tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoMatemática - Estudo e ensinoAlfabetizaçãoHistoria oralAlfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - ANNA CAROLINA GALHART.pdf.txtExtracted Texttext/plain777706https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/1/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdf.txt368a44298484aa1516b1ca8b6b613a7cMD51open accessORIGINALR - D - ANNA CAROLINA GALHART.pdfapplication/pdf11788369https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/2/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdfad8e3ffdbc2dd59dfe51b3f447cfc8f5MD52open accessTHUMBNAILR - D - ANNA CAROLINA GALHART.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/3/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdf.jpg2900c5c0f8559863952256e8ae69aef1MD53open access1884/399832024-02-02 11:28:04.442open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39983Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-02T14:28:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
title Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
spellingShingle Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
Galhart, Anna Carolina
Educação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
Historia oral
title_short Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
title_full Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
title_fullStr Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
title_full_unstemmed Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
title_sort Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
author Galhart, Anna Carolina
author_facet Galhart, Anna Carolina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhart, Anna Carolina
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
Historia oral
topic Educação
Matemática - Estudo e ensino
Alfabetização
Historia oral
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-02T14:28:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-02T14:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/39983
url https://hdl.handle.net/1884/39983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 349 f. : il., algumas color., maps.,tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/1/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/2/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39983/3/R%20-%20D%20-%20ANNA%20CAROLINA%20GALHART.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 368a44298484aa1516b1ca8b6b613a7c
ad8e3ffdbc2dd59dfe51b3f447cfc8f5
2900c5c0f8559863952256e8ae69aef1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699603614662656