Trabalho e tempo livre : a atividade do professor universitário no contexto da crise contemporânea do capital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Francisco das Chagas da
Orientador(a): Souza, Nelson Rosário de, 1963-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
X
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/56029
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de Souza
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spelling Silva, Francisco das Chagas daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaSouza, Nelson Rosário de, 1963-2019-10-25T11:45:00Z2019-10-25T11:45:00Z2017https://hdl.handle.net/1884/56029Orientador: Prof. Dr. Nelson Rosário de SouzaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 29/09/2017Inclui referências: p.172-183Resumo: A presente tese trata da atividade de trabalho e tempo livre do professor universitário no contexto da crise do capital. Foi a partir dos anos 1990 que, no Brasil, com a denominada reestruturação produtiva e mudanças no "mundo do trabalho", teve início um conjunto de reformas com o intuito de adaptação e criação das condições históricas para um processo de precarização, intensificação, flexibilização do trabalho e compressão e/ou prolongamento do tempo de trabalho com implicações significativas nas universidades públicas e na atividade de trabalho do professor universitário. Essas observações possibilitaram elaborar a questão de pesquisa: no contexto da crise contemporânea e das mudanças ocorridas no "mundo do trabalho", qual a relação entre atividade de trabalho e "tempo livre", a partir da percepção do professor universitário? O objetivo é analisar a relação entre a atividade de trabalho e o tempo livre do professor universitário a partir do contexto da crise contemporânea do capital. A pesquisa empírica teve como locus a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, contemplando professores de 8 (oito) Departamentos, abrangendo todos os Centros Acadêmicos dessa universidade: Centro de Biociências - CB; Centro de Ciências Exatas e da Terra - CCET; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA; Centro de Ciências da Saúde - CCS; Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA; Centro de Educação - CCSA; Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN; Centro de Tecnologia - CT. Como instrumentos metodológicos para coleta dos dados empíricos, utilizamos questionários e entrevistas semiestruturados. A abordagem teórica se deu a partir da leitura de autores que estudam e discutem a questão da crise do capital, do trabalho e do tempo livre. A análise tem como base os dados/informações contidos nos questionários e depoimentos/relatos dos professores-participantes, além de documentos institucionais. Os resultados demonstraram que, de acordo com os relatos dos professores-participantes, com os dados coletados e os documentos analisados, ocorreu um processo em que identificamos o aumento do número de tarefas, preocupações contínuas relativas ao cumprimento de metas e prazos estabelecidos, execução de múltiplas tarefas simultaneamente, ampliação do tempo de trabalho para além do previsto em regime de trabalho formal e do espaço/tempo institucional etc. A análise dos resultados nos permitiu concluir que, nos últimos anos, essa realidade teve como uma das consequências fundamentais um prolongamento do tempo dedicado a atividades de trabalho, comprometendo, assim, de várias maneiras, a própria atividade, o tempo livre e até mesmo o tempo de vida do professor universitário que, aqui, denominamos (esse processo) de usurpação do tempo livre, ou tempo livre usurpado. Palavras-chave: Crise do capital. Mudanças no "mundo do trabalho". Professor. Atividade de trabalho. Tempo livre.Abstract: This communication addresses the university professor?s labor and free time in the context of the capital crises. Along the 1990s, in Brazil, with the so-called productive remaking and changes in the "labor world?, a series of reforms took place to adapt and give birth to the historical conditions of degraded, intensified, loosened labor conditions, followed by compression and/or prolongation of the labor journey with relevant implications inside the public universities and in the labor activity of the university teacher. These concerns permitted to develop the research question: in the core of the contemporary crisis and of the changes undergone by the "labor world?, what relation occurs between activity and "free time? in the perception of the university teacher? The objective is to analyze the relation of the university teacher?s activity and his free time in the background of the capital contemporary crisis. The empirical research had place (locus) at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, comprising eight departments? teachers, that is, all the Academic Centers of that institution: Bio-sciences Center-CB; Exact and Earth Sciences Center-CCET; Human Sciences, Letters and Arts Center-CCHLA; Health Sciences Center-CCS; Applied Social Sciences Center-CCSA; Education Center-CE; Seridó Superior Teaching Center-CERES/UFRN; Technology Center-CT. To collect the empirical data, the researchers used questionnaires and semi-structured interviews as methodological tools. Authors that explored the capital, labor and free time crises served as theoretical approach to this paper. The analysis is based on data/information contained in the questionnaires and statements/accounts of the teachers/participants, besides institutional documents. Results made clear that, in accordance with the teachers/participants, as data were collected, and documents analyzed, a process occurred in which it was possible to identify an increase in the number of tasks, expanding worries concerning the accomplishment of targets and deadlines, execution of simultaneous multiple tasks, enlargement of labor time beyond that foreseen in the regulation of formal labor and institutional space/time etc. The analysis of results allowed us to conclude that, in the last years, this reality has had among its main consequences an extension of the time dedicated to the labor activities, what has affected in many ways this same activity, as well as the free time, and even the university teacher?s life time, that is why we name it (this process) usurpation of the free time, or better, usurped free time. Key words: Capital Crisis. Changes in the "Labor World". Teacher. Labor Activity. Free Time.Resumen: La presente comunicación trata de la actividad laboral y tiempo libre del profesor universitario en el contexto de la crisis del capital. Fue después de los años 1990 que, en Brasil, con la denominada reestructuración productiva y cambios en el "mundo del trabajo", ha empezado un conjunto de reformas con el propósito de adaptación y creación de las condiciones históricas para un proceso de precarización, intensificación, flexibilización del trabajo e compresión e/o extensión del tiempo laboral con implicaciones significativas en las universidades públicas y en la actividad laboral del profesor universitario. Esas observaciones han permitido elaborar la cuestión de investigación: en el contexto de la crisis contemporánea y de los cambios ocurridos en el "mundo del trabajo", cual la relación existente entre actividad laboral y "tiempo libre", ¿desde el punto de vista del profesor universitario? En objetivo es analizar la relación entre la actividad laboral y el tiempo libre desde en contexto de la crisis contemporánea del capital. La investigación empírica tuvo cómo locus la Universidad Federal de Rio Grande do Norte-UFRN, contemplando profesores de ocho Departamentos abarcando todos los centros académicos de esa universidad: Centro de Biociencias-CB; Centro de Ciencias Exactas y de la Tierra-CCET; Centro de Ciencias Sociales Aplicadas-CCSA; Centro de Educación-CCSA; Centro de Enseñanza Superior del Seridó-CERES/UFRN; Centro de Tecnología-CT. Como instrumentos para la coleta de datos empíricos, utilizamos cuestionarios y entrevistas semiestructurados. El abordaje teórico fue desde la lectura de autores que han estudiado y discutido pela cuestión de la crisis del capital, del trabajo y del tiempo libre. El análisis tiene como base los datos/informaciones contenidas en los cuestionarios y testimonios/relatos de los profesores-participantes, además de documentos institucionales. Los resultados han demostrado que, de acuerdo con los testimonios de los profesores-participantes, con los datos colectados y los documentos analizados, ha ocurrido un proceso en lo cual identificamos el aumento del número de tareas, preocupaciones continuas relativas al cumplimiento de metas y plazos establecidos, ejecución de múltiples tareas simultaneas, ampliación del tiempo de trabajo para allá del previsto en el régimen de trabajo formal y del espacio/tiempo institucional etc. El análisis de los resultados ha permitido concluyere que, en los últimos años, esa realidad tuvo como una de sus consecuencias fundamentales una extensión del tiempo dedicado a las actividades de trabajo, comprometiendo así, de varias maneras, la propia actividad, el tiempo libre y hasta mismo el tiempo de vida del profesor universitario, motivo pelo cual denominamos aquí (ese proceso) de usurpación del tiempo libre o tiempo libre usurpado. Palabras clave: Crisis del capital. Cambios en el "mundo del trabajo". Profesor. Actividad laboral. Tiempo libre.Résumé: La presente communication porte sur le travail et le temps livre du professeur universitaire, au contexte de la crise du capital. Des les annees 1990, au Bresil, avec la nommee re-structuration productive et changeaments dans le ¡ì monde du travail ¡í, une serie de reformes a eu lieu avec le but d.adptation et creacion des conditions historiques en vue d.un proces de precarization, intensification, flexibilizacion du travail et compression et/ou prolongement du temps de travail avec les implications significatives dans les universites publiques et dans l.activite de travail du professeur universitaire. Ces observations ont aidees a elaborer la question qui devrait etre investiguee : dans le contexte de la crise contemporaine et des changeaments intervenus au ¡ì monde du travail ¡í, quelle est la relation entre l.activite de travail et le ¡ì temps livre ¡í, selon la perception du professeur universitaire ? L.objective est analyser la relation entre l.activite de travail et le temps livre du professeur universitaire, selon le contexte de la crise contemporaine du capital. La recherche empirique a eu lieu (locus) dans l.universite federale de Rio Grande do Norte-UFRN, en contemplant professeurs de huit departemants de cette universite : Centre des Biosciences-CB ; Centre des Sciences Exactes et de la Terre-CCET ; Centre des Sciences Humaines, Lettres et Arts-CCHLA ; Centre des Sciences de la Sante-CCS ; Centre des Sciences Sociales Appliquees-CCSA ; Centre d.Education-CE ; Centre de l.Enseignement Superieur du Serido-CERES/UFRN ; Centre de Technologie-CT. Comme instruments methodologiques pour la collecte des donnees empiriques, nous avons utilise des questionnaires et interviews semi-structurees. L.approche theorique s.est donne des la lecture d.auteurs qui etudent et debattent la question de la crise du capital, du traval et du temps livre. L.analyse s.est basee aux donnees/informations contenues dans les questionnaires et temoinages/rapports des professeurs/participants, et aussi dans des documents institutionneles. Les resultats demontrerent que, selon les rapports des professeurs-participants, avec les donnees collectees et les documents analyses, un proces a succede dans lequel on a identifie le nombre de taches, preoccupations continues relatives au compliment de cibles et de delais etablis, execution de multiples taches simultanees, l.ampleur du temps de travail au-dela du temps prevu en regime de travail formel et d.espace/temps institutionnel etc. L.analyse des resultats ont permi conclure que, dans les dernieres annees cette realite a eu comme consequences fondamentales un prolongement du temps dedie a des activites de travail, compromettant ainsi sous differents angles l.activite meme, le temps livre et le temps de vie du professeur universitaire raison par laquelle, ce proces, ici, est apelle d¡¯usurpation du temps livre ou temps livre usurpe. Mots-cles: crise du capital. Changeaments dans ¡ì le monde du travail ¡í. Professeur. Activite professionelle. Temps livre.204 p. : il.application/pdfXProfessores Universitarios - BrasilDocênciaTrabalho e tempo livre : a atividade do professor universitário no contexto da crise contemporânea do capitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA.pdfapplication/pdf2296400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56029/1/R%20-%20T%20-%20FRANCISCO%20DAS%20CHAGAS%20DA%20SILVA.pdf92ca992b8c0371c9ef2232d1ff3d0e19MD51open access1884/560292019-10-25 08:45:00.692open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-25T11:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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