Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Sebastião, Valquíria Domiciano
Orientador(a): Gomes, Rosivaldo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/90052
Resumo: Orientador: Prof. Rosivaldo Gomes
id UFPR_fdb6422e2ccaeba3c223c11adb85a059
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/90052
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasGomes, RosivaldoSebastião, Valquíria Domiciano2024-10-08T14:55:38Z2024-10-08T14:55:38Z2024https://hdl.handle.net/1884/90052Orientador: Prof. Rosivaldo GomesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/02/2024Inclui referênciasResumo: Esta dissertação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem o objetivo geral de avaliar as contribuições da leitura colaborativa plugada como prática de ensino sob a perspectiva dos multiletramentos com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Com os objetivos específicos, intenta-se (i) definir o conceito de leitura colaborativa plugada; (ii) analisar a relação dos estudantes com a leitura (iii) elaborar uma sequência de aulas para aplicar práticas de leitura colaborativa plugada sob a perspectiva dos multiletramentos e (iv) analisar as práticas de leitura colaborativa plugada sob a perspectiva dos multiletramentos. Para fundamentação, partimos da concepção de multiletramentos trazida pelo Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2009), entre outros autores, e a perspectiva dos novos letramentos, de Lankshear e Knobel (2006). Enquanto embasamento metodológico da sequência de leituras plugadas, os referenciais são a abordagem de aprendizado sob a perspectiva dos multiletramentos intitulada Aprendizagem por design, em obra de Yelland; Cope e Kalantzis (2008); o modelo de leitura colaborativa proposto por Kátia Brakling (2012) e a versão digital da metodologia de leitura paulatina, denominada leitura colaborativa plugada, apresentada por Daniela Santos e Vera Cirino (2021). O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), sendo uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), realizada no contexto de uma escola pública na cidade de Colombo, no Paraná. A partir da análise de dados realizada foi possível avaliar que a leitura colaborativa plugada contribuiu com práticas leitoras de textos multissemióticos, possibilitou práticas de letramento com novas linguagens e modos de interação, possibilitou participação em práticas de leitura e produção textual próprias dos novos letramentos e despertou o interesse dos estudantes pela leitura interativa.Abstract: This dissertation, located in the field of Applied Linguistics, has the general objective of evaluating the contributions of plugged-in collaborative reading as a teaching practice from the perspective of multiliteracies with students in the seventh year of Elementary School – Final Years. With the specific objectives, the aim is to (i) define the concept of plugged collaborative reading; (ii) analyze students' relationship with reading (iii) develop a sequence of classes to apply plugged collaborative reading practices from the perspective of multiliteracies and (iv) analyze plugged collaborative reading practices from the perspective of multiliteracies. For foundation, we start from the concept of multiliteracies brought by the New London Group (1996), Cope and Kalantzis (2009), among other authors, and the perspective of new literacies, by Lankshear and Knobel (2006). As a methodological basis for the sequence of plugged readings, the references are the learning approach from the perspective of multiliteracies entitled Learning by design, in a work by Yelland; Cope and Kalantzis (2008); the collaborative reading models followed are the one proposed by Kátia Brakling (2012) and the digital version of the gradual reading methodology, called plugged collaborative reading, presented by Daniela Santos and Vera Cirino (2021). The present study is a qualitative-interpretative research (BORTONI-RICARDO, 2008), being an action research (THIOLLENT, 2011), carried out in the context of a public school in the city of Colombo, Paraná. From the data analysis carried out, it was possible to evaluate that plugged collaborative reading contributed to reading practices of multisemiotic texts, enabled literacy practices with new languages and modes of interaction, enabled participation in reading practices and textual production typical of new literacies and awakened students' interest in interactive reading.1 recurso online : PDF.application/pdfLeitura (Ensino fundamental)Ambiente de sala de aulaLetramentoLinguistica aplicadaLetrasPráticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VALQUIRIA DOMICIANO SEBASTIAO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf24650698https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/90052/1/R%20-%20D%20-%20VALQUIRIA%20DOMICIANO%20SEBASTIAO%20DE%20OLIVEIRA.pdfad833bb845ba2c1e5197421db55abf93MD51open access1884/900522024-10-08 11:55:38.638open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/90052Repositório InstitucionalPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestinformacaodigital@ufpr.bropendoar:3082024-10-08T14:55:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
title Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
spellingShingle Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
Sebastião, Valquíria Domiciano
Leitura (Ensino fundamental)
Ambiente de sala de aula
Letramento
Linguistica aplicada
Letras
title_short Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
title_full Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
title_fullStr Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
title_full_unstemmed Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
title_sort Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
author Sebastião, Valquíria Domiciano
author_facet Sebastião, Valquíria Domiciano
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Rosivaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Valquíria Domiciano
contributor_str_mv Gomes, Rosivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura (Ensino fundamental)
Ambiente de sala de aula
Letramento
Linguistica aplicada
Letras
topic Leitura (Ensino fundamental)
Ambiente de sala de aula
Letramento
Linguistica aplicada
Letras
description Orientador: Prof. Rosivaldo Gomes
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-08T14:55:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-10-08T14:55:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/90052
url https://hdl.handle.net/1884/90052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/90052/1/R%20-%20D%20-%20VALQUIRIA%20DOMICIANO%20SEBASTIAO%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad833bb845ba2c1e5197421db55abf93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv informacaodigital@ufpr.br
_version_ 1834475928965611520