O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guedes, Francisca Araujo Costa
Orientador(a): Reis, Rodrigo Arantes, 1977-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1884/43259
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis
id UFPR_fe9a4e1e96ceeb27036f6f83d80e9ec2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43259
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str
spelling Joucoski, Emerson, 1972-Universidade de Brasilia. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento SustentavelReis, Rodrigo Arantes, 1977-Guedes, Francisca Araujo Costa2022-12-22T18:59:46Z2022-12-22T18:59:46Z2015https://hdl.handle.net/1884/43259Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes ReisCo-orientador: Prof. Dr. Emerson JoucoskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentavel. Defesa: Matinhos, 29/03/2015Inclui bibliografia: f. 96-99Area de concentraçãoResumo: A grave crise socioambiental mundial impõe a necessidade de busca de um novo modelo de civilização e de sociedade pautado numa nova ética da relação entre os seres humanos e a natureza. Repensar a relação ser humano/natureza no âmbito escolar requer uma problematização do tema que deve ser contextualizado de forma significativa para o estudante. Nesse sentido, a utilização de vídeos em sala de aula como estratégia de trabalho com a linguagem audiovisual pode ser um recurso vantajoso para a prática pedagógica. O presente estudo apresenta a Educação Ambiental como uma dimensão essencial da educação fundamental, utilizando o vídeo como estratégia de sensibilização e formação da consciência crítica acerca da problemática socioambiental de estudantes da Educação Básica, visando a instrumentalização para uma ação política e social transformadora. Trata-se de uma investigação qualitativa com uma abordagem de estudo de caso realizado em cinco escolas, sendo quatro situadas no litoral do Paraná, municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos e Morretes e uma na capital Curitiba, com o intuito de investigar a contribuição do uso do vídeo como recurso didático para a contextualização de determinados conceitos/conteúdos no processo de aprendizagem. Os resultados usaram a metodologia de Análise Textual Discursiva como ferramenta analítica, baseada nas teorias de Moraes (2003), Moraes e Galiazzi (2006), Santos e Dalto (2012). As análises utilizaram os referenciais de Educação Ambiental numa perspectiva das correntes Práxica ou Critica Social defendidas por Lima (1999), Jacobi (2003; 2006), Loureiro (2005), Sauvé (2005), Sorrentino et al (2005), Leff (2010), Carvalho (2010) e Nogueira (2015) e do uso de recursos audiovisuais baseados nas teorias de Moran (1995), Meirelles (2004), Vieira (2009), Vasconcelos e Leão (2010), Arroyo (2013) e apontam para a efetividade da utilização do vídeo como instrumento didático para a sensibilização de estudantes e despertar do interesse pelo aprofundamento de estudos.Abstract: The serious global environmental crisis imposes the need of searching for a new model of civilization and society guided by a new ethic of the relationship between humans and nature. Rethinking the relationship human / nature in the school setting requires a subject of questioning that must be contextualized significantly to the student. In this sense, the use of video in the classroom as working strategy with the audiovisual language can be a useful resource for teaching practice. This study presents environmental education as an essential dimension of basic education, using the video as a critical awareness raising and training strategy on the environmental problems of students of basic education, with a view of exploitation for political action and social transformation. This is a qualitative research with a case study approach conducted in five schools, four located on the coast of Paraná, the municipalities of Antonina, Guaratuba, Matinhos and Morretes and one in the capital Curitiba, in order to investigate the contribution of use of video as a teaching resource for contextualization of certain concepts / content in the learning process. Results used the methodology of textual analysis Discursive as an analytical tool, based on theories Moraes (2003), Moraes and Galiazzi (2006), Santos and Dalto (2012). The analysis used the benchmarks of environmental education from the perspective of current Praxis or Criticizes Social defended by Lima (1999), Jacobi (2003; 2006), Loureiro (2005), Sauvé (2005), Sorrentino et al (2005), Leff (2010 ), Carvalho (2010) and Nogueira (2015) and the use of audiovisual resources based on Moran's theories (1995), Meirelles (2004), Vieira (2009), Vasconcelos and Leon (2010), Arroyo (2013) and indicate the effectiveness of the use of video as an educational tool to raise awareness of students and awakening of interest in further studies.120p. : il. algumas color.application/pdfEducação ambientalDesenvolvimento regionalSustentabilidadeO uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - FRANCISCA ARAUJO COSTA GUEDES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf.jpg49d502c00a71ceab565a1948dd6f8804MD51open accessTEXTR - D - FRANCISCA ARAUJO COSTA GUEDES.pdf.txtExtracted Texttext/plain245984https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/2/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf.txta142b7fd02698d9dcaf88b39116358a2MD52open accessORIGINALR - D - FRANCISCA ARAUJO COSTA GUEDES.pdfapplication/pdf1851510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/3/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf84d4aee4cc52dbeb045db27a3691a721MD53open access1884/432592022-12-22 15:59:47.082open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-22T18:59:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
title O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
spellingShingle O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
Guedes, Francisca Araujo Costa
Educação ambiental
Desenvolvimento regional
Sustentabilidade
title_short O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
title_full O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
title_fullStr O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
title_full_unstemmed O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
title_sort O uso de vídeo de caráter regional como instrumento didático para a educação ambiental
author Guedes, Francisca Araujo Costa
author_facet Guedes, Francisca Araujo Costa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Joucoski, Emerson, 1972-
Universidade de Brasilia. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Sustentavel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Rodrigo Arantes, 1977-
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Francisca Araujo Costa
contributor_str_mv Reis, Rodrigo Arantes, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Desenvolvimento regional
Sustentabilidade
topic Educação ambiental
Desenvolvimento regional
Sustentabilidade
description Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-22T18:59:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-22T18:59:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/43259
url https://hdl.handle.net/1884/43259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120p. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/2/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43259/3/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20ARAUJO%20COSTA%20GUEDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49d502c00a71ceab565a1948dd6f8804
a142b7fd02698d9dcaf88b39116358a2
84d4aee4cc52dbeb045db27a3691a721
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793438402612297728