Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: MARTINS, Janae Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Santa Catarina
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
AVA
Resumo: Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo.
id UFRA-1_4679acc9e34b22e905623e6af2ba4258
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/463
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagemAmbiente virtual de aprendizagemAVAEnsino-aprendizagem - Ambiente virtualAprendizagem baseada em problemasAuto-aprendizagemInteraçãoAprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo.Problem-based learning (PBL) is a didactic pedagogical strategy student-centered. Today, it is applied to a wide range of (global) applications in a variety of areas such as medicine, veterinary medicine, law, public health, and many others. A “problem” is used to stimulate the knowledge acquisition and understanding of concepts. It is the central element in a curriculum based on problem-based learning. The objective of this thesis is to develop a conceptual model based on PBL strategies and the use of virtual learning environments; all the PBL framework premises are fulfilled. The model has as it main purpose the promotion of student’s motivation, interest, autonomy and self. Two cases are developed in detail in order to exemplify the practical characteristics of the proposed model.Universidade Federal de Santa CatarinaBARCIA, Ricardo MirandaMARTINS, Janae Gonçalves2018-08-27T21:33:27Z2018-08-27T21:33:27Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002.repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2018-08-27T21:33:27Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/463Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2018-08-27T21:33:27Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
title Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
MARTINS, Janae Gonçalves
Ambiente virtual de aprendizagem
AVA
Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual
Aprendizagem baseada em problemas
Auto-aprendizagem
Interação
title_short Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
title_full Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem
author MARTINS, Janae Gonçalves
author_facet MARTINS, Janae Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARCIA, Ricardo Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Janae Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente virtual de aprendizagem
AVA
Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual
Aprendizagem baseada em problemas
Auto-aprendizagem
Interação
topic Ambiente virtual de aprendizagem
AVA
Ensino-aprendizagem - Ambiente virtual
Aprendizagem baseada em problemas
Auto-aprendizagem
Interação
description Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático–pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino–aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2018-08-27T21:33:27Z
2018-08-27T21:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002.
repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463
identifier_str_mv MARTINS, Janae Gonçalves. Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem. 219 f. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2002.
repositorio.ufra.edu.br/jspui//jspui/handle/123456789/463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862421267087360