Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Gonçalves Júnior, Hermes José
Orientador(a): Pereira, Carlos Eduardo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/6112
Resumo: Os sistemas operacionais de tempo real, assim como os sistemas embarcados, estão inseridos no desenvolvimento de projetos de automação industrial segmentado em diversas áreas de pesquisa como, por exemplo, robótica, telecomunicações, e barramentos industriais. As aplicações de sistemas modernos de controle e automação necessitam de alta confiabilidade, velocidade de comunicação, além de, determinismo temporal. Sistemas operacionais de tempo real (SOTR) têm-se apresentado como uma solução confiável quando aplicadas em sistemas que se fundamentam no cumprimento de requisitos temporais. Além disso, o desempenho computacional é totalmente dependente da capacidade operacional da unidade de processamento. Em um sistema monoprocessado, parte da capacidade computacional da unidade de processamento é utilizada em atividades administrativas, como por exemplo, processos de chaveamento e salvamento de contexto. Em decorrência disto, surge a sobrecarga computacional como fator preponderante para o desempenho do sistema. Este trabalho tem por objetivo, analisar e fornecer uma arquitetura alternativa para realizar o co-processamento de tarefas em uma plataforma IBM-PC, aumentando a capacidade computacional do microprocessador principal. No presente trabalho, a plataforma de coprocessamento realiza a execução do algoritmo de escalonamento do sistema operacional, desta forma distribuiu-se o gerenciamento temporal das tarefas entre a plataforma IBM-PC e a unidade de co-processamento.
id UFRGS-2_f7c962176a3befc2d2faf09073953678
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6112
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves Júnior, Hermes JoséPereira, Carlos Eduardo2007-06-06T18:52:49Z2004http://hdl.handle.net/10183/6112000525106Os sistemas operacionais de tempo real, assim como os sistemas embarcados, estão inseridos no desenvolvimento de projetos de automação industrial segmentado em diversas áreas de pesquisa como, por exemplo, robótica, telecomunicações, e barramentos industriais. As aplicações de sistemas modernos de controle e automação necessitam de alta confiabilidade, velocidade de comunicação, além de, determinismo temporal. Sistemas operacionais de tempo real (SOTR) têm-se apresentado como uma solução confiável quando aplicadas em sistemas que se fundamentam no cumprimento de requisitos temporais. Além disso, o desempenho computacional é totalmente dependente da capacidade operacional da unidade de processamento. Em um sistema monoprocessado, parte da capacidade computacional da unidade de processamento é utilizada em atividades administrativas, como por exemplo, processos de chaveamento e salvamento de contexto. Em decorrência disto, surge a sobrecarga computacional como fator preponderante para o desempenho do sistema. Este trabalho tem por objetivo, analisar e fornecer uma arquitetura alternativa para realizar o co-processamento de tarefas em uma plataforma IBM-PC, aumentando a capacidade computacional do microprocessador principal. No presente trabalho, a plataforma de coprocessamento realiza a execução do algoritmo de escalonamento do sistema operacional, desta forma distribuiu-se o gerenciamento temporal das tarefas entre a plataforma IBM-PC e a unidade de co-processamento.application/pdfporSistema operacional de tempo realInstrumentação eletro-eletrônicaArquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo realinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000525106.pdf000525106.pdfTexto completoapplication/pdf698015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/1/000525106.pdf93b1ff5a593c96f874914475a38b0294MD51TEXT000525106.pdf.txt000525106.pdf.txtExtracted Texttext/plain144430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/2/000525106.pdf.txt66218eeffb9fa50b6101e9935b9146f2MD52THUMBNAIL000525106.pdf.jpg000525106.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/3/000525106.pdf.jpge86e586aba38024889ff11e76651ffcaMD5310183/61122018-10-17 08:29:48.809oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6112Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T11:29:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
title Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
spellingShingle Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
Gonçalves Júnior, Hermes José
Sistema operacional de tempo real
Instrumentação eletro-eletrônica
title_short Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
title_full Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
title_fullStr Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
title_full_unstemmed Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
title_sort Arquitetura em hardware para co-processamento de tarefas em sistema operacional tempo real
author Gonçalves Júnior, Hermes José
author_facet Gonçalves Júnior, Hermes José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Júnior, Hermes José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Carlos Eduardo
contributor_str_mv Pereira, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema operacional de tempo real
Instrumentação eletro-eletrônica
topic Sistema operacional de tempo real
Instrumentação eletro-eletrônica
description Os sistemas operacionais de tempo real, assim como os sistemas embarcados, estão inseridos no desenvolvimento de projetos de automação industrial segmentado em diversas áreas de pesquisa como, por exemplo, robótica, telecomunicações, e barramentos industriais. As aplicações de sistemas modernos de controle e automação necessitam de alta confiabilidade, velocidade de comunicação, além de, determinismo temporal. Sistemas operacionais de tempo real (SOTR) têm-se apresentado como uma solução confiável quando aplicadas em sistemas que se fundamentam no cumprimento de requisitos temporais. Além disso, o desempenho computacional é totalmente dependente da capacidade operacional da unidade de processamento. Em um sistema monoprocessado, parte da capacidade computacional da unidade de processamento é utilizada em atividades administrativas, como por exemplo, processos de chaveamento e salvamento de contexto. Em decorrência disto, surge a sobrecarga computacional como fator preponderante para o desempenho do sistema. Este trabalho tem por objetivo, analisar e fornecer uma arquitetura alternativa para realizar o co-processamento de tarefas em uma plataforma IBM-PC, aumentando a capacidade computacional do microprocessador principal. No presente trabalho, a plataforma de coprocessamento realiza a execução do algoritmo de escalonamento do sistema operacional, desta forma distribuiu-se o gerenciamento temporal das tarefas entre a plataforma IBM-PC e a unidade de co-processamento.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:52:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6112
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000525106
url http://hdl.handle.net/10183/6112
identifier_str_mv 000525106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/1/000525106.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/2/000525106.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6112/3/000525106.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93b1ff5a593c96f874914475a38b0294
66218eeffb9fa50b6101e9935b9146f2
e86e586aba38024889ff11e76651ffca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1864541905618993152