Uma proposta de tratamento dos dados sobre acidentes nas rodovias federais brasileiras com vistas a atuar preventivamente na redução de sua ocorrência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo César Pêgas
Orientador(a): Nassi, Carlos David
Banca de defesa: Ribeiro, Paulo Cezar Martins, Balassiano, Ronaldo, França, Felipe Maia Galvão, Quintanilha, José Alberto
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/10301
Resumo: Esta tese tem como propósito apresentar um estudo sobre o desenvolvimento de uma metodologia de análise e previsão de quantidades e severidade dos acidentes de trânsito para o Brasil, tomando como base as ocorrências registradas pela Polícia Rodoviária Federal, nas rodovias federais brasileiras, no ano de 2009, a partir do tratamento matemático dos fatores relacionados, no caso os Volumes Diários Médios Anual (VDMA) por faixa e extensão urbana e/ou rural dos trechos. Adicionalmente, foram utilizados critérios de parametrização da severidade dos acidentes, de forma a identificar a sua oportunidade de utilização com vistas a conhecer os trechos com maior concentração das ocorrências, a partir de seus custos sociais. Esse conjunto de informações foi trabalhado a partir de software com o uso de ferramentas de tratamento de dados, com a finalidade de se chegar a modelos matemáticos que permitiram definir os relacionamentos dos fatores de maior relevância, nos trechos analisados. Foram incorporados ainda estudos geoespaciais que permitiram não só a localização geográfica dos trechos, mas sua confrontação com informações socioeconômicas, com vistas a entender se há correlação direta entre estes indicadores nas Regiões, Estados e Regiões Metropolitanas do Brasil.
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Esse conjunto de informações foi trabalhado a partir de software com o uso de ferramentas de tratamento de dados, com a finalidade de se chegar a modelos matemáticos que permitiram definir os relacionamentos dos fatores de maior relevância, nos trechos analisados. Foram incorporados ainda estudos geoespaciais que permitiram não só a localização geográfica dos trechos, mas sua confrontação com informações socioeconômicas, com vistas a entender se há correlação direta entre estes indicadores nas Regiões, Estados e Regiões Metropolitanas do Brasil.This thesis aims to present a study on the development of a methodology for the analysis and prediction of the quantity and severity of traffic accidents in Brazil, based on the occurrences recorded by the Federal Highway Police on Brazilian federal highways during 2009, from the mathematic treatment of the related factors, in the case the AADT (Annual Average Daily Traffic) by lane and urban and / or rural range and / or extension of the stretches. In addition, criteria for parameterization of the severity of accidents was used, to identify the opportunity to use them to identify the segments with the highest concentration of occurrences, based on their social costs. This set of information was worked from software with the use of data processing tools, with the purpose of arriving at mathematical models that allowed to define the relationships of the factors of greater relevance, in the analysed sections. Geospatial studies were incorporated that will allow not only the geographic location of the stretches but also their confrontation with socioeconomic information, to understand if there is a direct correlation between these indicators in the Regions, States and Metropolitan Regions of Brazil.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-10-29T15:53:06Z No. of bitstreams: 1 877243.pdf: 5911942 bytes, checksum: 261f85c290bba4e3966ad403ddf936b5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-29T15:53:06Z (GMT). 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