Um modelo matemático multi terminais e uma metaheurística Adaptive Large Neighborhood Search para o problema de roteamento de navios aliviadores visando o escoamento de petróleo offshore

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Basilio, Pedro da Matta e Andrade
Orientador(a): Glaydston Mattos, Ribeiro
Banca de defesa: Ferreira Filho, Virgilio José Martins
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/10203
Resumo: A cadeia produtiva de petróleo e gás natural apresenta grande complexidade e envolve um conjunto de etapas para se obter tal derivado. Pode-se destacar especialmente os serviços de apoio logístico à produção que devem prover respostas rápidas ao sistema da cadeia de produção, minimizando ao máximo os custos, desonerando a cadeia produtiva. Ressalta-se a importância dos FPSO (Floating Production Storage Offloading), navios, em geral de grande porte com capacidade de produzir, processar e armazenar o petróleo que é transferido para a terra por meio de navios aliviadores ou oleodutos. Neste contexto, o escoamento do petróleo por meio de navios aliviadores, aliado ao estabelecimento eficaz das rotas, mostra-se bastante relevante. Portanto, este trabalho apresenta um modelo matemático multi terminais para o problema de roteamento de navios aliviadores e uma meta-heurística Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS) que é capaz de definir as rotas dos navios aliviadores ao menor custo possível. Os testes computacionais mostraram que o modelo matemático possui um desempenho melhor que um outro proposto na literatura e que a meta-heurística ALNS é capaz de encontrar boas soluções em um reduzido tempo computacional.
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spelling Basilio, Pedro da Matta e Andradehttp://lattes.cnpq.br/7144785045241671Ratton Neto, Hostilio XavierFerreira Filho, Virgilio José MartinsGlaydston Mattos, Ribeiro2019-10-22T17:05:09Z2019-10-24T03:00:11Z2017-04http://hdl.handle.net/11422/10203A cadeia produtiva de petróleo e gás natural apresenta grande complexidade e envolve um conjunto de etapas para se obter tal derivado. Pode-se destacar especialmente os serviços de apoio logístico à produção que devem prover respostas rápidas ao sistema da cadeia de produção, minimizando ao máximo os custos, desonerando a cadeia produtiva. Ressalta-se a importância dos FPSO (Floating Production Storage Offloading), navios, em geral de grande porte com capacidade de produzir, processar e armazenar o petróleo que é transferido para a terra por meio de navios aliviadores ou oleodutos. Neste contexto, o escoamento do petróleo por meio de navios aliviadores, aliado ao estabelecimento eficaz das rotas, mostra-se bastante relevante. Portanto, este trabalho apresenta um modelo matemático multi terminais para o problema de roteamento de navios aliviadores e uma meta-heurística Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS) que é capaz de definir as rotas dos navios aliviadores ao menor custo possível. Os testes computacionais mostraram que o modelo matemático possui um desempenho melhor que um outro proposto na literatura e que a meta-heurística ALNS é capaz de encontrar boas soluções em um reduzido tempo computacional.The oil and natural gas production chain presents a large complexity and involves a set of steps to obtain such derivative. Particularly noteworthy are the logistics support services to production that must provide quick responses to the production system chain, minimizing costs. The importance of Floating Production Storage Offloading (FPSO), generally large vessels capable of producing, processing and storing the oil that is transferred to the land by shuttle tanks or by oil pipelines, is emphasized. In this context, the flow of oil by shuttle tanks, together with the effective establishment of the routes, is very relevant. Therefore, this work presents a mult-terminals mathematical model for the problem of shuttle tanks routing and an Adaptive Large Neighborhood Search meta - heuristic (ALNS) that is able to define shuttle tanks routes at a minimum cost. The computational tests showed that the mathematical model performs better than another proposed model in the literature and that the ALNS meta-heuristic is able to find good solutions in a reduced time.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-10-22T17:05:09Z No. of bitstreams: 1 877180.pdf: 879903 bytes, checksum: 9cdb88ee250136b98fbca23fab22067b (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-22T17:05:09Z (GMT). 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