Educação ambiental como estratégia de desenvolvimento local: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Costa, Andréa Paula de Carestiato
Orientador(a): Irving, Marta Azevedo
Banca de defesa: Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro lattes, Arruda, Ângela Maria Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social
Departamento: Instituto de Psicologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/2152
Resumo: Estuda a contribuição de projetos de Educação Ambiental com visão estratégica para o desenvolvimento Local, entendido como um processo dinâmico de transformação, com a construção de poder endógenmo para que uma determinada comunidade possa autogerir-se, desenvolvendo seu potencial socioeconômico, preservando seu patrimônio Ambiental, superando as limitações e assegurando uma melhoria continua de qualide de vida dos seus indivíduos. A fundamentção teórica dessa proposta baseou-se nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Educação Ambiental e, a água, como tema gerador, considerando as tendências e premissas da Política Nacional de Recursos Hídricos. A abordagem dese tema foi baseada em um Estudo de Caso - o Programa Curso D'Agua. O Programa Curso D'Agua foi orientado para atuar no contexto da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, atingindo quatro níveis de beneficiários: institucional, professores, alunos e comunidades a partir da implementação de uma metodologia de promoção e, apoio à gestão de recursos hídricos nos municípios participantes. Para orientar a avaliação do Programa, foi definido o conceito de Desenvolvimento Local, utilizado como referência na presente dissertação. Para a avaliação do Estudo de Caso, foram identificados e descritos indicadores de dsempenho do Programa, com base nos parâmetros de sustentabilidade e participação de seus beneficiários. A avaliação do Estudo de Caso, inclui também a análise dos impactos indiretos e fragilidades do Programa. Com base na metodlogia adotada, os resultados obtidos indicaram que o Programa Curso D'Agua foi capaz, a partir da sua concepção estratégica, de contribuir para Desenvolvimento Local, considerando a área de abrangências do estudos que, inclui os municípios de Caçapava (SP), Piraí(RJ), Cataguases(MG) e Muriaé (MG).
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Dissertação (Mestrado em Psicologia de Comunidades e Ecologia Social), Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.http://hdl.handle.net/11422/2152Estuda a contribuição de projetos de Educação Ambiental com visão estratégica para o desenvolvimento Local, entendido como um processo dinâmico de transformação, com a construção de poder endógenmo para que uma determinada comunidade possa autogerir-se, desenvolvendo seu potencial socioeconômico, preservando seu patrimônio Ambiental, superando as limitações e assegurando uma melhoria continua de qualide de vida dos seus indivíduos. A fundamentção teórica dessa proposta baseou-se nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21, Educação Ambiental e, a água, como tema gerador, considerando as tendências e premissas da Política Nacional de Recursos Hídricos. A abordagem dese tema foi baseada em um Estudo de Caso - o Programa Curso D'Agua. 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Com base na metodlogia adotada, os resultados obtidos indicaram que o Programa Curso D'Agua foi capaz, a partir da sua concepção estratégica, de contribuir para Desenvolvimento Local, considerando a área de abrangências do estudos que, inclui os municípios de Caçapava (SP), Piraí(RJ), Cataguases(MG) e Muriaé (MG).Study the contribution of Environmental Education projects with a strategic vision of Local Development, understood as a dynamic process of transformation, towards the building of endogenous power so that a particular community is capable of managing itself, developing its socioeconomic potential, maintaining its environmental assets, overcoming its limitations and ensuring a continuous imp[rovement of the quality of life its individuals. The theoretical grounds of this propostiion are based on the concepts of Sustainable Development, Agenda 21, Environmental Education and the water as the generative topic, considering the trends and premises of the National Policy of Hydric Resources. The approach of this topic is based on a Case Study - the Water Course Program. The Water Course Program was oriented to act in the cpontext of the hydrographical basin of the Paraiba do Sul river, with the implementation of a methodology of promoting and supporting the administration of hydric resources in the participating districts, reaching four levels of beneficiaries: institutional, teachers, sutdents and communities. The concept of Local Development was determined as a guide to evaluate the Program and it was applied as reference for this thesis. To evaluate the Case Study, indicators for the Program performance were identified and defined based on the parameters of sustainability and participation of its beneficiaries. The evaluation of the Case Study also included the analysis of indirect impact and weaknesses of the Progam. Based on the adopted methology, the results indicated that the Water Course Program was capable of contirbuting to the Local Development from its strategic conception, considering the range of areas of study that included the districts of Caçapava(SP), Piraí(RJ), Cataguases(MG) and Muriaé(MG).Submitted by Miguel R. Amorim Neto (miguel@sibi.ufrj.br) on 2017-06-01T20:45:24Z No. of bitstreams: 1 584230.pdf: 34748047 bytes, checksum: c490601865310983453d888aa8c32cc3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-01T20:45:24Z (GMT). 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