Instabilidade de estruturas metálicas planas compostas de perfis de chapa dobrada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1989
Autor(a) principal: Almeida, Sandro Borges de
Orientador(a): Batista, Ronaldo Carvalho
Banca de defesa: Batista, Eduardo de Miranda, Antonini, Ricardo Coscarelli, Andrade, Sebastião Arthur Lopes de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/3931
Resumo: Apresenta-se nesse trabalho um procedimento numérico de análise de estruturas treliçadas e/ou aporticadas planas constituídas por perfis de chapa metálica dobrada com seção "U enrijecido". O comportamento estrutural é analisado através da utilização de modelo não-linear geométrico em elementos finitos, levando em consideração a não-linearidade adicional devido ao efeito de flambagem local da seção "U". A solução do problema não-linear é obtida com um esquema numérico híbrido: incremental/iterativo (método tangente) combinado com procedimento direto (método secante). O modelo matemático-numérico resultante é aferido com resultados experimentais de ensaios a flexo-compressão de colunas de chapa dobrada. Aplicações a uma série de exemplos práticos de estruturas treliçadas planas são apresentadas para demonstrar a potencialidade do procedimento proposto.
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Aplicações a uma série de exemplos práticos de estruturas treliçadas planas são apresentadas para demonstrar a potencialidade do procedimento proposto.A numerical procedure to the analysis of plane trussed and/or framed structures constitued by cold-formed steel members of stiffned "U" shaped cross section is presented in this work. The structural behaviour is analyzed by means of a geometric nonlinear finit element model which takes also into account an additional nonlinearity due to local "U" section buckling effect. The solution of the nonlinear problem is obtained through a hibrid numerical scheme: incremental/iterative (tangent method) combined which a direct approach (secant method). The resulting mathematical-numerical model is assessed by experimental results from bending-compression tests perfomed on cold-formed steel columns. The proposed procedure is applied to several practical examples of plane trusses to demonstrate its potentiality.Submitted by Fatima Fonseca (fatima.fonseca@sibi.ufrj.br) on 2018-05-08T13:49:26Z No. of bitstreams: 1 170567.pdf: 2039318 bytes, checksum: c7532b2ae301daca4c127f2fc7518e08 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T13:49:26Z (GMT). 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