Controle distribuído de tráfego baseado em veículos conectados
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação
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Departamento: |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/10167 |
Resumo: | Por mais que sistemas avançados de gerenciamento de tráfego consigam lidar com o problema da heterogeneidade dos fluxos de tráfego das vias que incidem nas interseções de uma rede viária, estes têm o seu desempenho comprometido, quando o volume de tráfego da rede viária não é distribuído de maneira uniforme. Para tratar este problema, um sistema avançado de informações ao motorista deve ter total ciência do estado de operação de um sistema avançado de gerenciamento de tráfego. No entanto, este requisito não pode ser completamente satisfeito, devido `a existência de lacunas existentes no estado da arte de sistemas avançados de gerenciamento de tráfego e sistemas avançados de informações ao motorista, em específico, a cooperação entre estes dois tipos de sistemas. Por isso, este trabalho propõe um sistema de controle distribuído de tráfego, em que agentes embutidos em veículos conectados, sinalizações semafóricas, elementos urbanos e um centro de controle de tráfego interagem uns com os outros, a fim de promover uma maior fluidez do tráfego veicular. Para tanto, os agentes dependem fortemente de uma rede veicular heterogênea. O trabalho também propõe uma rede veicular heterogênea cujo protocolo de comunicação é capaz de satisfazer os requisitos de comunicação de aplicações de serviços de sistemas inteligentes de transporte. De acordo com os resultados obtidos por meio de simulações, o sistema de controle distribuído de tráfego foi capaz de maximizar o fluxo de veículos e a velocidade média dos veículos, e minimizar o tempo de espera, número de paradas, tempo de viagem, consumo de combustível e emissões (CO, CO2, HC, NOx e PMx). |
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Gonçalves, Fabrício Barroshttp://lattes.cnpq.br/8055386051916368Amorim, Claudio Luis deMoraes, Luis Felipe Magalhães deBarbosa, Valmir CarneiroRibeiro, Paulo Cezar MartinsProtti, FábioFrança, Felipe Maia Galvão2019-10-18T18:08:04Z2019-10-20T03:00:14Z2017-06http://hdl.handle.net/11422/10167Por mais que sistemas avançados de gerenciamento de tráfego consigam lidar com o problema da heterogeneidade dos fluxos de tráfego das vias que incidem nas interseções de uma rede viária, estes têm o seu desempenho comprometido, quando o volume de tráfego da rede viária não é distribuído de maneira uniforme. Para tratar este problema, um sistema avançado de informações ao motorista deve ter total ciência do estado de operação de um sistema avançado de gerenciamento de tráfego. No entanto, este requisito não pode ser completamente satisfeito, devido `a existência de lacunas existentes no estado da arte de sistemas avançados de gerenciamento de tráfego e sistemas avançados de informações ao motorista, em específico, a cooperação entre estes dois tipos de sistemas. Por isso, este trabalho propõe um sistema de controle distribuído de tráfego, em que agentes embutidos em veículos conectados, sinalizações semafóricas, elementos urbanos e um centro de controle de tráfego interagem uns com os outros, a fim de promover uma maior fluidez do tráfego veicular. Para tanto, os agentes dependem fortemente de uma rede veicular heterogênea. O trabalho também propõe uma rede veicular heterogênea cujo protocolo de comunicação é capaz de satisfazer os requisitos de comunicação de aplicações de serviços de sistemas inteligentes de transporte. De acordo com os resultados obtidos por meio de simulações, o sistema de controle distribuído de tráfego foi capaz de maximizar o fluxo de veículos e a velocidade média dos veículos, e minimizar o tempo de espera, número de paradas, tempo de viagem, consumo de combustível e emissões (CO, CO2, HC, NOx e PMx).Although advanced traffic management systems can deal with the heterogeneous traffic flows approaching of intersections, their performances are compromised, when the traffic volume is not distributed uniformly. To evenly distribute the traffic flow, an advanced driver information system should be aware of the traffic control operations. However, such requirement can not ultimately be satisfied due to the gaps in state of the art in advanced traffic management systems. Therefore, this study proposes a distributed traffic control system, in which agents embedded in connected vehicles, traffic signals, urban elements and a traffic control center interact with each other to provide a greater traffic fluidity. Therefore, the agents depend strongly on a heterogeneous vehicular network. In this sense, this study also proposes a heterogeneous vehicular network whose communication protocol can satisfy the communication requirements of intelligent transportation systems service applications. According to the results obtained from simulations, the distributed traffic control system was able to maximize the flow of vehicles and the mean speed of the vehicles, and minimize the wait time, travel time, fuel consume and emissions (CO, CO2, HC, NOx and PMx).Submitted by Aglair Aguiar (aglair@ct.ufrj.br) on 2019-10-18T18:08:04Z No. of bitstreams: 1 878081.pdf: 1146827 bytes, checksum: b03184eca6760a912f787a7044cea3fb (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-18T18:08:04Z (GMT). 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