Validação estrutural da escala de problemas de atenção da Teacher's Report Form em uma amostra brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pires, Thiago de Oliveira
Orientador(a): Nobre, Flavio Fonseca
Banca de defesa: Almeida, Rosimary Terezinha de, Rocha, Marina Monzani da, Luiz, Ronir Raggio
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
TRF
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/8331
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma das síndromes comportamentais infantis mais comuns. Embora a avaliação clínica seja o padrão ouro no diagnóstico dos transtornos psiquiátricos, em estudos epidemiológicos esta avaliação é pouco usada por razões práticas e financeiras, assim se recorre a utilização de instrumentos psicométricos para se rastrear os transtornos. É importante investigar se estes instrumentos são adequados para medir o problema proposto. Este trabalho tem por objetivo verificar a validade estrutural da Teacher's Report Form para problemas com a atenção, que foi aplicado em uma amostra de 445 crianças de escolares do município de São Gonçalo/RJ. Foi utilizada a análise fatorial confirmatória a m de validar a estrutura fatorial. Os modelos de equações estruturais foram utilizados para verificar importantes hipóteses da relação entre os subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e outros aspectos da saúde mental. O modelo bifatorial foi o mais adequado a fim de explicar a estrutura fatorial, apresentando melhores índices de qualidade do ajuste pela análise fatorial confirmatória do que as outras estruturas testadas. A estrutura fatorial do instrumento também se mostrou adequada, corroborando com a maioria das hipóteses da associação entre subtipos de problemas com a atenção e outros aspectos da saúde mental. Pode-se inferir que o subtipo de problemas com a atenção combinado seria o mais grave, pois foi correlacionado com problemas internalizantes, externalizantes e quociente de inteligência mais baixo. Contudo, alguns sintomas não estavam adequados à dimensão como estabelecido em sua versão original, eram redundantes a outros sintomas ou as cargas pouco expressivas em seu fatores específicos.
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spelling Pires, Thiago de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0444647752878343Assis, Simone Gonçalves deAlmeida, Rosimary Terezinha deRocha, Marina Monzani daLuiz, Ronir RaggioNobre, Flavio Fonseca2019-06-06T18:11:30Z2019-06-08T03:00:26Z2017-10http://hdl.handle.net/11422/8331O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma das síndromes comportamentais infantis mais comuns. Embora a avaliação clínica seja o padrão ouro no diagnóstico dos transtornos psiquiátricos, em estudos epidemiológicos esta avaliação é pouco usada por razões práticas e financeiras, assim se recorre a utilização de instrumentos psicométricos para se rastrear os transtornos. É importante investigar se estes instrumentos são adequados para medir o problema proposto. Este trabalho tem por objetivo verificar a validade estrutural da Teacher's Report Form para problemas com a atenção, que foi aplicado em uma amostra de 445 crianças de escolares do município de São Gonçalo/RJ. Foi utilizada a análise fatorial confirmatória a m de validar a estrutura fatorial. Os modelos de equações estruturais foram utilizados para verificar importantes hipóteses da relação entre os subtipos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e outros aspectos da saúde mental. O modelo bifatorial foi o mais adequado a fim de explicar a estrutura fatorial, apresentando melhores índices de qualidade do ajuste pela análise fatorial confirmatória do que as outras estruturas testadas. A estrutura fatorial do instrumento também se mostrou adequada, corroborando com a maioria das hipóteses da associação entre subtipos de problemas com a atenção e outros aspectos da saúde mental. Pode-se inferir que o subtipo de problemas com a atenção combinado seria o mais grave, pois foi correlacionado com problemas internalizantes, externalizantes e quociente de inteligência mais baixo. Contudo, alguns sintomas não estavam adequados à dimensão como estabelecido em sua versão original, eram redundantes a outros sintomas ou as cargas pouco expressivas em seu fatores específicos.The attention de cit hyperactivity disorder is one of the most common childhood behavioral syndromes. Although clinical evaluation is considered as the gold standard in the diagnosis of psychiatric disorders, in epidemiological studies this evaluation is rarely used for practical and nancial reasons. In this study we use psychometric instruments to screening the disorders. It is important to investigate whether these instruments are suitable for measuring the proposed problem. This study aims to determine the structural validity of Teacher's Report Form for attention problems applied to a sample of 445 children of schools in São Gonçalo/RJ. It was applied the con rmatory factor analysis to validate the factor structure. The structural equation models was used to verify hypotheses of the relationship between attention de cit hyperactivity disorder subtypes and other aspects of mental health. The bifactor factor model was the most suitable to explain the factor structure. It presented the best t quality scores for con rmatory factor analysis than other tested structures. The instrument's factor structure was also appropriate because corroborated most of the association's assumptions between subtypes of attention problems and other aspects of mental health. It can be inferred that the combined attention problems subtype would be the more serious because it was correlated with internalizing problems, externalizing and lower intelligence quotient. However, some symptoms were not adequate for the dimension as established in its original version, they were redundant to other symptoms or slightly less expressive loads on its speci c factors.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-06-06T18:11:30Z No. of bitstreams: 1 877089.pdf: 2493318 bytes, checksum: 02b03e0580a1ff939b852e2b4024962e (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-06T18:11:30Z (GMT). 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