Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freitas, Maralice Magalhães de
Orientador(a): Pereira Filho, Sebastião Faustino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24333
Resumo: Esta dissertação analisa a Comunicação Pública enquanto instrumento de construção da cidadania, de emancipação popular e de compromisso com as questões sociais, diferenciando a expressão de outras formas de comunicação custeadas com recursos públicos. A investigação se dá em diálogo com autores brasileiros, como Brandão (2012), Duarte (2012), Matos (2012), Haswani (2013) e Bucci (2014), tendo, ainda, como base teórica os estudos de Habermas (2003) e Zémor (1995), referências mundiais no assunto. A partir dessa sustentação intelectual, o trabalho expõe as especificidades que caracterizam e separam os sistemas de radiodifusão privado, público e estatal, sobretudo no aspecto “programação”. Nesse cenário, apresenta-se o Estudo de Caso que analisa um programa jornalístico da Rádio Universitária FM de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos, o estudo qualitativo de caráter descritivo utiliza as pesquisas bibliográfica e documental; aplicação de questionário e de entrevista estruturada com questões abertas junto aos sujeitos responsáveis pelo programa no período compreendido entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017; além da audição de cinco edições do programa por meio de gravações. A análise de conteúdo tem como fundamentação os princípios universalidade, diversidade, independência e diferenciação, propostos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2001) como caracterizadores de um veículo de radiodifusão pública. Os quatro critérios foram reunidos e interpretados de forma a dar corpo a uma metodologia de avaliação do caráter público da radiodifusão jornalística no Brasil. Os dados coletados apontam para uma programação que preza pela veracidade dos fatos e pela pluralidade de vozes, apesar da falta de interação da equipe com o ouvinte; confere visibilidade às manifestações culturais, mas de forma discreta e pouco efetiva; apresenta uma carência no aprofundamento de assuntos polêmicos e na promoção do debate de ideias; repete temas e abordagens encontrados em emissoras privadas sem conferir experimentação e originalidade ao conteúdo. A pesquisa inferiu ainda que a participação da comunidade acadêmica como fonte de informação qualificada é expressiva, mas a equipe age com autonomia em relação às autoridades públicas e ao mercado. Por fim, pretende-se contribuir com uma reflexão sobre o papel de uma emissora custeada com recursos públicos inserida em um contexto universitário e com sugestões para aperfeiçoar e fortalecer o trabalho jornalístico em um canal público.
id UFRN_00623f23bc2d6ae8f6116095e1d8088c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24333
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Maralice Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/6081588964829600http://lattes.cnpq.br/2910785578507657Guimarães, Patricia Borba Vilarhttps://orcid.org/0000-0001-9130-3901http://lattes.cnpq.br/3134219236556237Oliveira, João Emanuel Evangelista dehttp://lattes.cnpq.br/6160348751743948Rocha Neto, Manoel Pereira dahttps://orcid.org/0000-0003-1802-5102http://lattes.cnpq.br/8133980836563371Pereira Filho, Sebastião Faustino2017-11-20T23:24:32Z2017-11-20T23:24:32Z2017-09-01FREITAS, Maralice Magalhães de. Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24333Esta dissertação analisa a Comunicação Pública enquanto instrumento de construção da cidadania, de emancipação popular e de compromisso com as questões sociais, diferenciando a expressão de outras formas de comunicação custeadas com recursos públicos. A investigação se dá em diálogo com autores brasileiros, como Brandão (2012), Duarte (2012), Matos (2012), Haswani (2013) e Bucci (2014), tendo, ainda, como base teórica os estudos de Habermas (2003) e Zémor (1995), referências mundiais no assunto. A partir dessa sustentação intelectual, o trabalho expõe as especificidades que caracterizam e separam os sistemas de radiodifusão privado, público e estatal, sobretudo no aspecto “programação”. Nesse cenário, apresenta-se o Estudo de Caso que analisa um programa jornalístico da Rádio Universitária FM de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos, o estudo qualitativo de caráter descritivo utiliza as pesquisas bibliográfica e documental; aplicação de questionário e de entrevista estruturada com questões abertas junto aos sujeitos responsáveis pelo programa no período compreendido entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017; além da audição de cinco edições do programa por meio de gravações. A análise de conteúdo tem como fundamentação os princípios universalidade, diversidade, independência e diferenciação, propostos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2001) como caracterizadores de um veículo de radiodifusão pública. Os quatro critérios foram reunidos e interpretados de forma a dar corpo a uma metodologia de avaliação do caráter público da radiodifusão jornalística no Brasil. Os dados coletados apontam para uma programação que preza pela veracidade dos fatos e pela pluralidade de vozes, apesar da falta de interação da equipe com o ouvinte; confere visibilidade às manifestações culturais, mas de forma discreta e pouco efetiva; apresenta uma carência no aprofundamento de assuntos polêmicos e na promoção do debate de ideias; repete temas e abordagens encontrados em emissoras privadas sem conferir experimentação e originalidade ao conteúdo. A pesquisa inferiu ainda que a participação da comunidade acadêmica como fonte de informação qualificada é expressiva, mas a equipe age com autonomia em relação às autoridades públicas e ao mercado. Por fim, pretende-se contribuir com uma reflexão sobre o papel de uma emissora custeada com recursos públicos inserida em um contexto universitário e com sugestões para aperfeiçoar e fortalecer o trabalho jornalístico em um canal público.This thesis analyzes Public Communication as an instrument for building citizenship, popular emancipation and commitment to social issues, differentiating the expression of other forms of communication funded with public resources. The research is done in dialogue with Brazilian authors, such as Brandão (2012), Duarte (2012), Matos (2012), Haswani (2013) and Bucci (2014). It also has, as a theoretical basis, the studies of Habermas (2003) and Zémor (1995), world references on the subject. Based on this intellectual support, the work presents the specificities that characterize and separate the private, public and state broadcasting systems, especially in the "programming" aspect. In this scenario, we present the Case Study that analyzes a journalistic program of Rádio Universitária FM de Natal, of the Federal University of Rio Grande do Norte. To reach the objectives, the qualitative study of a descriptive character uses bibliographical and documentary research; application of questionnaire and structured interview with open questions with the subjects responsible for the program in the period between August 2015 and February 2017; In addition to the auditioning of five program editions through recordings. The content analysis is based on the principles of universality, diversity, independence and differentiation, as proposed by the United Nations Organization for Education, Science and Culture (UNESCO, 2001) as the characterization of a public broadcasting vehicle. The four criteria were gathered and interpreted to form a methodology for evaluating the public character of journalistic broadcasting in Brazil. The collected data point to a programming that values the truthfulness of the facts and the plurality of voices, despite the lack of interaction of the team with the listener; gives visibility to cultural manifestations, but in a discreet and not very effective way; presents a lack of deepening of controversial issues and of the promotion of the debate of ideas; repeats themes and approaches found in private broadcasters without giving experimentation and originality to content. The research also inferred that the participation of the academic community as a source of qualified information is expressive, but the team of the newspaper acts with autonomy in relation to the public authorities and to the market. Finally, it intends to contribute with a reflection on the role of a broadcaster funded with public resources inserted into a university context and with suggestions to improve and strengthen the journalistic work in a public channel.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISComunicação públicaRádio UniversitáriaProgramação jornalísticaUNESCORadiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdfMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdfapplication/pdf2145018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/1/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf591d11a04ddf7330d13ae9a3bddc095bMD51TEXTMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.txtMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain427246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/2/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.txtc27eb497684146e9009926a31eed9895MD52THUMBNAILMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgMaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1709https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/3/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg9a12b81d50a5ae4c7fd5e2e0b8463897MD53123456789/243332022-05-06 16:19:54.598oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24333Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-06T19:19:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
title Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
spellingShingle Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
Freitas, Maralice Magalhães de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Comunicação pública
Rádio Universitária
Programação jornalística
UNESCO
title_short Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
title_full Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
title_fullStr Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
title_full_unstemmed Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
title_sort Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO
author Freitas, Maralice Magalhães de
author_facet Freitas, Maralice Magalhães de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6081588964829600
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910785578507657
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guimarães, Patricia Borba Vilar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9130-3901
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3134219236556237
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, João Emanuel Evangelista de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6160348751743948
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rocha Neto, Manoel Pereira da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1802-5102
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8133980836563371
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maralice Magalhães de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira Filho, Sebastião Faustino
contributor_str_mv Pereira Filho, Sebastião Faustino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Comunicação pública
Rádio Universitária
Programação jornalística
UNESCO
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação pública
Rádio Universitária
Programação jornalística
UNESCO
description Esta dissertação analisa a Comunicação Pública enquanto instrumento de construção da cidadania, de emancipação popular e de compromisso com as questões sociais, diferenciando a expressão de outras formas de comunicação custeadas com recursos públicos. A investigação se dá em diálogo com autores brasileiros, como Brandão (2012), Duarte (2012), Matos (2012), Haswani (2013) e Bucci (2014), tendo, ainda, como base teórica os estudos de Habermas (2003) e Zémor (1995), referências mundiais no assunto. A partir dessa sustentação intelectual, o trabalho expõe as especificidades que caracterizam e separam os sistemas de radiodifusão privado, público e estatal, sobretudo no aspecto “programação”. Nesse cenário, apresenta-se o Estudo de Caso que analisa um programa jornalístico da Rádio Universitária FM de Natal, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos, o estudo qualitativo de caráter descritivo utiliza as pesquisas bibliográfica e documental; aplicação de questionário e de entrevista estruturada com questões abertas junto aos sujeitos responsáveis pelo programa no período compreendido entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017; além da audição de cinco edições do programa por meio de gravações. A análise de conteúdo tem como fundamentação os princípios universalidade, diversidade, independência e diferenciação, propostos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 2001) como caracterizadores de um veículo de radiodifusão pública. Os quatro critérios foram reunidos e interpretados de forma a dar corpo a uma metodologia de avaliação do caráter público da radiodifusão jornalística no Brasil. Os dados coletados apontam para uma programação que preza pela veracidade dos fatos e pela pluralidade de vozes, apesar da falta de interação da equipe com o ouvinte; confere visibilidade às manifestações culturais, mas de forma discreta e pouco efetiva; apresenta uma carência no aprofundamento de assuntos polêmicos e na promoção do debate de ideias; repete temas e abordagens encontrados em emissoras privadas sem conferir experimentação e originalidade ao conteúdo. A pesquisa inferiu ainda que a participação da comunidade acadêmica como fonte de informação qualificada é expressiva, mas a equipe age com autonomia em relação às autoridades públicas e ao mercado. Por fim, pretende-se contribuir com uma reflexão sobre o papel de uma emissora custeada com recursos públicos inserida em um contexto universitário e com sugestões para aperfeiçoar e fortalecer o trabalho jornalístico em um canal público.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-20T23:24:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-20T23:24:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Maralice Magalhães de. Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24333
identifier_str_mv FREITAS, Maralice Magalhães de. Radiodifusão pública no Brasil segundo os princípios da UNESCO. 2017. 192f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/1/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/2/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24333/3/MaraliceMagalhaesDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 591d11a04ddf7330d13ae9a3bddc095b
c27eb497684146e9009926a31eed9895
9a12b81d50a5ae4c7fd5e2e0b8463897
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767098773438464