Casos para ensino em Administração: um estudo do processo de avaliação de aprendizagem na percepção de docentes e discentes da UFRN e UFPB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Brito, Maria Isabel de Medeiros
Orientador(a): Araújo , Maria Valeria Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32356
Resumo: À medida em que os casos para ensino são explorados e experimentados em sala de aula, faz-se necessário examinar todos os aspectos que compõem o ensino e a aprendizagem neste ambiente, como, por exemplo, a avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o processo de avaliação adotado na aplicação do método do caso para ensino em disciplinas de cursos de administração em duas IES brasileiras. A metodologia deste estudo tem caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldada pela postura interpretativista, a partir de um estudo multicaso em duas instituições federais de ensino superior. Os instrumentos de coleta de dados consistiram na realização de entrevistas semiestruturadas com 10 professores e 53 alunos que já passaram por disciplinas que tiveram a aplicação do método do caso para ensino. A técnica utilizada para a análise dos dados foi análise de conteúdo, apoiada também pelo software Iramuteq®. Os resultados evidenciaram que professores e alunos concordam que se utilizando o método do caso para ensino, a avaliação da aprendizagem é realizada por meio do método formativo, sobretudo a partir da participação dos alunos nos grupos, constituindose na primeira etapa no processo de avaliação na opinião dos dois grupos. A maioria dos professores relata que não possui instrumentos de avaliação predefinidos e a observação dos alunos é a forma mais utilizada entre eles. Além disso, identificou-se a preocupação dos docentes com a aprendizagem a partir do acompanhamento realizado por meio de feedback, seja no meio ou no fim do processo, apesar dos alunos não perceberem esse acompanhamento. Quanto às ações realizadas, professores e alunos coincidem suas respostas quando afirmam que há alguma ação realizada após o resultado da avaliação, a maioria dos professores relatando a importância de os alunos conhecerem a teoria antes de trabalharem o caso para ensino, por sua vez, os alunos relatam a falta de comunicação dos professores para explicar o caso em sala de aula, o que dificulta o envolvimento do estudante com a metodologia. Apresenta-se como dificuldade o afastamento com os sujeitos da pesquisa devido à COVID-19 e a impossibilidade de ampliação do estudo para outros estados da federação. Conclui-se este trabalho compreendendo, apesar de serem utilizados métodos de avaliação somativa, quando se aplicam casos para ensino, a avaliação formativa é uma ferramenta útil no desenvolvimento de novas competências.
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Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o processo de avaliação adotado na aplicação do método do caso para ensino em disciplinas de cursos de administração em duas IES brasileiras. A metodologia deste estudo tem caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldada pela postura interpretativista, a partir de um estudo multicaso em duas instituições federais de ensino superior. Os instrumentos de coleta de dados consistiram na realização de entrevistas semiestruturadas com 10 professores e 53 alunos que já passaram por disciplinas que tiveram a aplicação do método do caso para ensino. A técnica utilizada para a análise dos dados foi análise de conteúdo, apoiada também pelo software Iramuteq®. Os resultados evidenciaram que professores e alunos concordam que se utilizando o método do caso para ensino, a avaliação da aprendizagem é realizada por meio do método formativo, sobretudo a partir da participação dos alunos nos grupos, constituindose na primeira etapa no processo de avaliação na opinião dos dois grupos. A maioria dos professores relata que não possui instrumentos de avaliação predefinidos e a observação dos alunos é a forma mais utilizada entre eles. Além disso, identificou-se a preocupação dos docentes com a aprendizagem a partir do acompanhamento realizado por meio de feedback, seja no meio ou no fim do processo, apesar dos alunos não perceberem esse acompanhamento. Quanto às ações realizadas, professores e alunos coincidem suas respostas quando afirmam que há alguma ação realizada após o resultado da avaliação, a maioria dos professores relatando a importância de os alunos conhecerem a teoria antes de trabalharem o caso para ensino, por sua vez, os alunos relatam a falta de comunicação dos professores para explicar o caso em sala de aula, o que dificulta o envolvimento do estudante com a metodologia. Apresenta-se como dificuldade o afastamento com os sujeitos da pesquisa devido à COVID-19 e a impossibilidade de ampliação do estudo para outros estados da federação. Conclui-se este trabalho compreendendo, apesar de serem utilizados métodos de avaliação somativa, quando se aplicam casos para ensino, a avaliação formativa é uma ferramenta útil no desenvolvimento de novas competências.As long as the teaching cases are being explored and experienced in the classroom, it is necessary to examine all aspects that make up teaching and learning in this environment, such as the assessment of learning. In this perspective, the goal of this research is to understand the evaluation process adopted in the application of the case method for teaching in Administration courses in two Brazilian’s IES. This study has an exploratory character with a qualitative approach, supported by the interpretative stance, based on a multi-case study in two federal institutions of higher education. The data collection instruments consist of conducting semi-structured interviews with 10 teachers and 53 students who have gone through subjects that had the application of the case method for teaching. The technique used for data analysis was content analysis, also supported by the Iramuteq® software. The results showed that teachers and students agree that by using the case method for teaching, the assessment of learning is carried out through the formative method, especially based on the participation of students in groups. This is the first step in the evaluation process in the opinion of the two groups. Most teachers report that they do not have predefined assessment instruments and the observation of student is the most used way among them. In addition, was identified the teachers' concern with learning, based on the monitoring carried out through feedback, either in the middle or at the end of the process, although the students did not perceive this monitoring. As for the actions taken, teachers and students agree on their responses when they state that there is some action taken after the result of the assessment. Most teachers report the importance of students knowing the theory before working on the case for teaching, and students report the lack of communication from teachers to explain the case in the classroom. This makes it difficult for students to get involved with the methodology. The difficulties presented are the compulsory detachment from the research subjects due to COVID-19 and the impossibility of expanding the study to other states of the federation. This work is concluded by understanding, although summative assessment methods are used when teaching cases are applied, that formative assessment is a useful tool in the development of new skills.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilMétodo do caso para ensinoAvaliação da aprendizagemEnsino de AdministraçãoCasos para ensino em Administração: um estudo do processo de avaliação de aprendizagem na percepção de docentes e discentes da UFRN e UFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCasosparaensino_Brito_2021.pdfapplication/pdf2452180https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32356/1/Casosparaensino_Brito_2021.pdf21fdf4c24d213220eca5acaf1f28fbafMD51123456789/323562021-05-03 21:28:46.742oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32356Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-04T00:28:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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