Ensino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções orgânicas oxigenadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Costa, Adriano César Jerônimo da
Orientador(a): Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27857
Resumo: A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. Mesmo com tantas mudanças, o processo de aprendizagem em Química ainda é um desafio enfrentado pelos professores e pelos alunos. O Ensino Híbrido é uma tendência metodológica no qual a instrução é apresentada de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas, contribuindo para uma melhor compreensão do que se estuda. Neste trabalho, apresentamos uma sequência de aulas voltada para o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido, combinando estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. A observação participante foi utilizada como método de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engajamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. A ferramenta digital Google Sala de Aula foi utilizada com o propósito de fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas produzidas durante este trabalho e hospedadas no YouTubeTM, além de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. Na etapa presencial foram utilizadas palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos sobre a diferenciação e classificação das funções orgânicas oxigenadas e suas diversas formas de aplicação no cotidiano tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite aos alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento dessa metodologia.
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O Ensino Híbrido é uma tendência metodológica no qual a instrução é apresentada de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas, contribuindo para uma melhor compreensão do que se estuda. Neste trabalho, apresentamos uma sequência de aulas voltada para o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido, combinando estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. A observação participante foi utilizada como método de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engajamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. A ferramenta digital Google Sala de Aula foi utilizada com o propósito de fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas produzidas durante este trabalho e hospedadas no YouTubeTM, além de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. Na etapa presencial foram utilizadas palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos sobre a diferenciação e classificação das funções orgânicas oxigenadas e suas diversas formas de aplicação no cotidiano tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite aos alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento dessa metodologia.The education of the 21st century has changed due to the use of methodologies that, together with digital technologies, contribute to the teaching improvement. Even with so many changes, the Chemistry learning process is still a challenge faced by the teachers and students. Blended Learning is a methodological trend where teaching is presented online and face-toface, integrating the ICDT’s to obtain a better participation of the students in classes. This work shows how to develop a module of classes focused on the teaching of oxygenated organic functions, using the Blended Learning model, combined with a variety of strategies, such as flipped learning, peer instruction and digital tools. The study was carried out in a class of the 3 rd grade of a State Public High School in the city of Mataraca-PB. The participative observation was applied as a qualitative research methodology to examine and analyze the behavior and performance, resulting from students' engagement and impressions with the presented strategy, in order to deeply understand the results. Google Classroom was used to make students develop previous studies of learned content through self-recorded video classes, hosted on YouTubeTM and of several classroom activities, collaborating through group learning. In the face-to-face moment, the activities were crosswords, questionnaires with application exercises and molecules builder. Besides, other two apps were used: Plickers was employed to guide the peer instruction and Socrative, to review the contents given in class. As a result of these activities, student discussions about oxygenated organic functional groups determination and classification and its several applications became much more independent of the teacher, and they shared their own learning methods of the studied content and contributed together for building knowledge. Through online classes and classroom exercises, using ICDT’s, the students were able to respond positively the Blended Learning model, with flipped learning and peer instruction, showing that this can be a strategy, which allied to teaching, allows students to create spaces for interaction and understanding of the assigned contents in a more independent and active way. They got motivated to enrich the face-to-face moments with interchanges of knowledge and experiences. Thus, teaching barriers can be broken to provide the needs of a connected generation. The generated educational product is designed for High School teachers, formatted as an instruction’s manual that assists them to develop these set of activities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEnsino de QuímicaFunções orgânicas oxigenadasEnsino híbridoAprendizagem invertidaInstrução por paresColaboraçãoTDICAprendizagem ativaMediaçãoEnsino híbrido em foco: estratégias para o ensino de funções orgânicas oxigenadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinohíbridofoco_Costa_2019.pdfapplication/pdf15134978https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27857/1/Ensinoh%c3%adbridofoco_Costa_2019.pdfc92090db2959eecadc3a015576538635MD51TEXTEnsinohíbridofoco_Costa_2019.pdf.txtEnsinohíbridofoco_Costa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain291871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27857/2/Ensinoh%c3%adbridofoco_Costa_2019.pdf.txt66fe0f2f7b4815567688f9571a79ea6bMD52THUMBNAILEnsinohíbridofoco_Costa_2019.pdf.jpgEnsinohíbridofoco_Costa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27857/3/Ensinoh%c3%adbridofoco_Costa_2019.pdf.jpgb271ddce739e9dfff1c3b0cfa133b696MD53123456789/278572019-10-13 02:25:12.216oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27857Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:25:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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