Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Quinzani, Rafael Fiedoruk
Orientador(a): Oliveira, Margarida Maria Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638
Resumo: Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático.
id UFRN_086fdbc1c7f2915346290884a6eaa1aa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52638
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Quinzani, Rafael Fiedorukhttps://orcid.org/0000-0002-2332-6877http://lattes.cnpq.br/9620428465140405https://orcid.org/0000-0002-8542-4173http://lattes.cnpq.br/5565266295414497Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandeshttps://orcid.org/0000-0003-2690-5222http://lattes.cnpq.br/8893350729538284Oliveira, Itamar Freitas deOliveira, Margarida Maria Dias de2023-06-07T19:59:25Z2023-06-07T19:59:25Z2023-02-24QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático.We aim to understand what knowledge builds the History textbook model that was in force between PNLD 2004 and 2018. In particular, this research is justified by the importance that the improvement of academic understanding of the textbook has so that it can be properly researched. For the methodology with which we will study our problem, we are inspired by the historical method, content analysis (BARDIN, 1977) and discourse analysis. In the first chapter, we reflect on the characteristics of research on the History textbook. In the second, we observe the History narrated regarding this material. In the final chapter, we identify 18 dimensions that are part of textbooks and demonstrate their presence in textbooks with examples. In conclusion, we present a new definition of a History textbook that considers the existence of a plurality of knowledge that constitute this material, but, on the other hand, also demonstrates specific cases of these elements, allowing to demonstrate in greater detail what the presence of multiple knowledge in the construction of the textbook means.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória - ensinoHistória do ensino de históriaLivros didáticosHistória - livros didáticosQue saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSaberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdfapplication/pdf2772751https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52638/1/Saberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdf11d598350013813936d1e650a991c676MD51123456789/526382023-06-07 17:00:00.808oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52638Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-07T20:00Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
title Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
spellingShingle Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
Quinzani, Rafael Fiedoruk
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História - ensino
História do ensino de história
Livros didáticos
História - livros didáticos
title_short Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
title_full Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
title_fullStr Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
title_full_unstemmed Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
title_sort Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015)
author Quinzani, Rafael Fiedoruk
author_facet Quinzani, Rafael Fiedoruk
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2332-6877
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9620428465140405
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8542-4173
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2690-5222
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8893350729538284
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Itamar Freitas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinzani, Rafael Fiedoruk
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
contributor_str_mv Oliveira, Margarida Maria Dias de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História - ensino
História do ensino de história
Livros didáticos
História - livros didáticos
dc.subject.por.fl_str_mv História - ensino
História do ensino de história
Livros didáticos
História - livros didáticos
description Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T19:59:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T19:59:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638
identifier_str_mv QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52638/1/Saberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11d598350013813936d1e650a991c676
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118084297752576