De volta ao judiciário: uma análise das principais iniciativas de desjudicialização cartorária no regime constitucional de
Ano de defesa: | 2023 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55203 |
Resumo: | A presente dissertação busca compreender o processo de deslocalização concorrente das atribuições e procedimentos inerentes ao Poder Judiciário para as serventias extrajudiciais, em especial no regime constitucional brasileiro de 1988. Instituições de longa história no Brasil e comumente relacionadas com a ideia de formalismo e burocracia, as serventias extrajudiciais têm mostrado certa resiliência no cenário social brasileiro, sendo exemplo desse fenômeno as variadas iniciativas legislativas que buscam tornar esse organismo um braço mais próximo do sistema formal de justiça. Fenômeno este que vem sendo ampliado no Código de Processo Civil de 2015, por um processo de reconhecimento das serventias como um espaço de execução de variados serviços de naturezas distintas. A partir de uma pesquisa majoritariamente descritiva, apoiada no recurso histórico-crítico de base bibliográfica e documental, o trabalho buscou analisar as condições e características do movimento de desjudicialização em direção às serventias extrajudiciais, explorando algumas das principais leis, resoluções e provimentos que contribuíram para esse processo, a articulação destes organismos com o sistema de justiça e a natureza jurídica desses processos que convertem os cartórios em uma aparente alternativa à tradicional arena judicial, identificando, nesse itinerário, como foram construídas institucionalmente essas soluções. Ao final, foi possível concluir que o fortalecimento das serventias no movimento de desjudicialização no Brasil foi, em grande medida, influenciado pela atuação intensa desse segmento delegado do poder público em consonância com os interesses escusos das classes dominantes de Poder da sociedade brasileira, em especial o judiciário, o que demonstrou uma expressiva capacidade das serventias em promover uma articulação para assegurar maior protagonismo na cena pública-jurisdicional. De outro lado, foi possível perceber que esse processo de desjudicialização não afastou inteiramente a presença da Justiça, em particular da Justiça Estadual, uma vez que esta, além de ser a responsável pelos processos de delegação aos titulares das serventias, também vem atuando na fiscalização desses organismos e serviços, beneficiando-se das custas e emolumentos pagos pelos usuários para a realização de procedimentos nos cartórios, contexto este que permite assentar a ideia de uma “pseudodesjudicialização” ou “desjudicialização institucional”, como termos que representam o sincretismo desse processo de deslocalização de serviços judiciários para os cartórios. |
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Chaves, Marcelo Nóbrega Athaydehttps://orcid.org/0000-0002-5688-7603http://lattes.cnpq.br/2559949853359017https://orcid.org/0000-0002-8801-994Xhttp://lattes.cnpq.br/9612724058627508Lanzillo, Anderson Souza da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-1737-9307http://lattes.cnpq.br/3248558504481379Oliveira, Fábio Fidelis dePresgrave, Ana Beatriz Ferreira Rebello2023-11-07T22:50:45Z2023-11-07T22:50:45Z2023-08-31CHAVES, Marcelo Nóbrega Athayde. De volta ao judiciário: uma análise das principais iniciativas de desjudicialização cartorária no regime constitucional de. Orientadora: Dra. Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55203A presente dissertação busca compreender o processo de deslocalização concorrente das atribuições e procedimentos inerentes ao Poder Judiciário para as serventias extrajudiciais, em especial no regime constitucional brasileiro de 1988. Instituições de longa história no Brasil e comumente relacionadas com a ideia de formalismo e burocracia, as serventias extrajudiciais têm mostrado certa resiliência no cenário social brasileiro, sendo exemplo desse fenômeno as variadas iniciativas legislativas que buscam tornar esse organismo um braço mais próximo do sistema formal de justiça. Fenômeno este que vem sendo ampliado no Código de Processo Civil de 2015, por um processo de reconhecimento das serventias como um espaço de execução de variados serviços de naturezas distintas. A partir de uma pesquisa majoritariamente descritiva, apoiada no recurso histórico-crítico de base bibliográfica e documental, o trabalho buscou analisar as condições e características do movimento de desjudicialização em direção às serventias extrajudiciais, explorando algumas das principais leis, resoluções e provimentos que contribuíram para esse processo, a articulação destes organismos com o sistema de justiça e a natureza jurídica desses processos que convertem os cartórios em uma aparente alternativa à tradicional arena judicial, identificando, nesse itinerário, como foram construídas institucionalmente essas soluções. Ao final, foi possível concluir que o fortalecimento das serventias no movimento de desjudicialização no Brasil foi, em grande medida, influenciado pela atuação intensa desse segmento delegado do poder público em consonância com os interesses escusos das classes dominantes de Poder da sociedade brasileira, em especial o judiciário, o que demonstrou uma expressiva capacidade das serventias em promover uma articulação para assegurar maior protagonismo na cena pública-jurisdicional. De outro lado, foi possível perceber que esse processo de desjudicialização não afastou inteiramente a presença da Justiça, em particular da Justiça Estadual, uma vez que esta, além de ser a responsável pelos processos de delegação aos titulares das serventias, também vem atuando na fiscalização desses organismos e serviços, beneficiando-se das custas e emolumentos pagos pelos usuários para a realização de procedimentos nos cartórios, contexto este que permite assentar a ideia de uma “pseudodesjudicialização” ou “desjudicialização institucional”, como termos que representam o sincretismo desse processo de deslocalização de serviços judiciários para os cartórios.The present dissertation aims to understand the concurrent relocation process of the responsibilities and procedures inherent to the Judiciary to extrajudicial offices, especially in the Brazilian constitutional regime of 1988. Institutions with a long history in Brazil and commonly associated with the idea of formalism and bureaucracy, extrajudicial offices have shown a certain resilience in the Brazilian social scenario. An example of this phenomenon is the various legislative initiatives that seek to make this organism a closer branch of the formal justice system. This phenomenon has been expanded in the 2015 Code of Civil Procedure, through a recognition process of extrajudicial offices as a space for the execution of various services of distinct natures. Based on predominantly descriptive research, supported by a historical-critical resource based on bibliographical and documentary sources, this work sought to analyze the conditions and characteristics of the dejudicialization movement towards extrajudicial offices, exploring some of the main laws, resolutions, and provisions that contributed to this process, the articulation of these organisms with the justice system, and the legal nature of these processes that convert the notaries into an apparent alternative to the traditional judicial arena, identifying, in this itinerary, how these solutions were institutionally constructed. In conclusion, it was possible to conclude that the strengthening of extrajudicial offices in the dejudicialization movement in Brazil was largely influenced by the intense action of this delegated segment of public power in consonance with the hidden interests of the dominant classes of power in Brazilian society, especially the judiciary. This demonstrated a significant capacity of extrajudicial offices to promote coordination to ensure greater prominence in the public-jurisdictional scene. On the other hand, it was possible to perceive that this dejudicialization process did not entirely remove the presence of Justice, particularly State Justice, since it is responsible for the processes of delegation to the holders of extrajudicial offices. It also plays a role in overseeing these organisms and services, benefiting from the fees and fees paid by users for the realization of procedures in the notaries, a context that allows for the idea of a “pseudodejudicialization” or “institutional dejudicialization,” as terms that represent the syncretism of this process of relocating judicial services to notaries.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOCartóriosDesjudicializaçãoDireito constitucionalPoder judiciárioDe volta ao judiciário: uma análise das principais iniciativas de desjudicialização cartorária no regime constitucional deinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDevoltajudiciario_Chaves_2023.pdfapplication/pdf1343608https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55203/1/Devoltajudiciario_Chaves_2023.pdf5eeb538d0e5895d19e5941ff3e2c3398MD51123456789/552032023-11-07 19:51:20.11oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55203Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-07T22:51:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente dissertação busca compreender o processo de deslocalização concorrente das atribuições e procedimentos inerentes ao Poder Judiciário para as serventias extrajudiciais, em especial no regime constitucional brasileiro de 1988. Instituições de longa história no Brasil e comumente relacionadas com a ideia de formalismo e burocracia, as serventias extrajudiciais têm mostrado certa resiliência no cenário social brasileiro, sendo exemplo desse fenômeno as variadas iniciativas legislativas que buscam tornar esse organismo um braço mais próximo do sistema formal de justiça. Fenômeno este que vem sendo ampliado no Código de Processo Civil de 2015, por um processo de reconhecimento das serventias como um espaço de execução de variados serviços de naturezas distintas. A partir de uma pesquisa majoritariamente descritiva, apoiada no recurso histórico-crítico de base bibliográfica e documental, o trabalho buscou analisar as condições e características do movimento de desjudicialização em direção às serventias extrajudiciais, explorando algumas das principais leis, resoluções e provimentos que contribuíram para esse processo, a articulação destes organismos com o sistema de justiça e a natureza jurídica desses processos que convertem os cartórios em uma aparente alternativa à tradicional arena judicial, identificando, nesse itinerário, como foram construídas institucionalmente essas soluções. Ao final, foi possível concluir que o fortalecimento das serventias no movimento de desjudicialização no Brasil foi, em grande medida, influenciado pela atuação intensa desse segmento delegado do poder público em consonância com os interesses escusos das classes dominantes de Poder da sociedade brasileira, em especial o judiciário, o que demonstrou uma expressiva capacidade das serventias em promover uma articulação para assegurar maior protagonismo na cena pública-jurisdicional. De outro lado, foi possível perceber que esse processo de desjudicialização não afastou inteiramente a presença da Justiça, em particular da Justiça Estadual, uma vez que esta, além de ser a responsável pelos processos de delegação aos titulares das serventias, também vem atuando na fiscalização desses organismos e serviços, beneficiando-se das custas e emolumentos pagos pelos usuários para a realização de procedimentos nos cartórios, contexto este que permite assentar a ideia de uma “pseudodesjudicialização” ou “desjudicialização institucional”, como termos que representam o sincretismo desse processo de deslocalização de serviços judiciários para os cartórios. |
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