Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical. |
id |
UFRN_0a201e3b0391b78c37ee441ac1bb30ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52115 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Jéssica Maria Vicentehttp://lattes.cnpq.br/7106291611279165http://lattes.cnpq.br/7638785918930835Fonseca, Rinaldo de MeloBeltrami, Waleska ScarmeFeitosa, Radegundis Aranha Tavares2023-04-12T20:28:27Z2023-04-12T20:28:27Z2022-12-08ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical.This research is a study on possibilities of insertion of creativity from the beginner’s horn players. When starting with the horn, normally students in conservatories and music schools are oriented to learn the technique of the instrument and to read the musical symbols from the first lesson. As a result, the student usually adapts to a learning style where he is conditioned to reproduce exactly what the score requires of him, and his creativity is not stimulated. The work included bibliographic and documentary research and the completion of questionnaires with teachers working in Brazil, as well as an interview with Victor Prado (pop horn player). For the theoretical foundation, it became necessary to understand the universe of research in music and of creativity in the musical field. As a result of the research, it was found that through small exercises and daily practices, it is possible to create a study and learning routine that can make the horn player more creative and uninhibited for their insertion in the job market and the musical world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATrompa – instrução e estudoPerformance musicalFormação inicial – criatividadePropostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdfapplication/pdf2540571https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52115/1/Propostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdf8b1f7c6565a8efafeec27c7196a1eecbMD51123456789/521152023-04-12 17:41:49.729oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52115Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-12T20:41:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
title |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
spellingShingle |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa Rocha, Jéssica Maria Vicente CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Trompa – instrução e estudo Performance musical Formação inicial – criatividade |
title_short |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
title_full |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
title_fullStr |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
title_full_unstemmed |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
title_sort |
Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa |
author |
Rocha, Jéssica Maria Vicente |
author_facet |
Rocha, Jéssica Maria Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7106291611279165 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7638785918930835 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fonseca, Rinaldo de Melo |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Beltrami, Waleska Scarme |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jéssica Maria Vicente |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitosa, Radegundis Aranha Tavares |
contributor_str_mv |
Feitosa, Radegundis Aranha Tavares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Trompa – instrução e estudo Performance musical Formação inicial – criatividade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trompa – instrução e estudo Performance musical Formação inicial – criatividade |
description |
Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-12T20:28:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-12T20:28:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52115/1/Propostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b1f7c6565a8efafeec27c7196a1eecb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777737394421760 |