Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rocha, Jéssica Maria Vicente
Orientador(a): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical.
id UFRN_0a201e3b0391b78c37ee441ac1bb30ca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52115
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Jéssica Maria Vicentehttp://lattes.cnpq.br/7106291611279165http://lattes.cnpq.br/7638785918930835Fonseca, Rinaldo de MeloBeltrami, Waleska ScarmeFeitosa, Radegundis Aranha Tavares2023-04-12T20:28:27Z2023-04-12T20:28:27Z2022-12-08ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical.This research is a study on possibilities of insertion of creativity from the beginner’s horn players. When starting with the horn, normally students in conservatories and music schools are oriented to learn the technique of the instrument and to read the musical symbols from the first lesson. As a result, the student usually adapts to a learning style where he is conditioned to reproduce exactly what the score requires of him, and his creativity is not stimulated. The work included bibliographic and documentary research and the completion of questionnaires with teachers working in Brazil, as well as an interview with Victor Prado (pop horn player). For the theoretical foundation, it became necessary to understand the universe of research in music and of creativity in the musical field. As a result of the research, it was found that through small exercises and daily practices, it is possible to create a study and learning routine that can make the horn player more creative and uninhibited for their insertion in the job market and the musical world.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICATrompa – instrução e estudoPerformance musicalFormação inicial – criatividadePropostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdfapplication/pdf2540571https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52115/1/Propostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdf8b1f7c6565a8efafeec27c7196a1eecbMD51123456789/521152023-04-12 17:41:49.729oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52115Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-12T20:41:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
title Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
spellingShingle Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
Rocha, Jéssica Maria Vicente
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Trompa – instrução e estudo
Performance musical
Formação inicial – criatividade
title_short Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
title_full Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
title_fullStr Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
title_full_unstemmed Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
title_sort Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa
author Rocha, Jéssica Maria Vicente
author_facet Rocha, Jéssica Maria Vicente
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7106291611279165
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7638785918930835
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fonseca, Rinaldo de Melo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Beltrami, Waleska Scarme
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jéssica Maria Vicente
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
contributor_str_mv Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Trompa – instrução e estudo
Performance musical
Formação inicial – criatividade
dc.subject.por.fl_str_mv Trompa – instrução e estudo
Performance musical
Formação inicial – criatividade
description Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T20:28:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-12T20:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115
identifier_str_mv ROCHA, Jéssica Maria Vicente. Propostas para desenvolver a criatividade artística desde a iniciação na trompa. Orientador: Radegundis Aranha Tavares Feitosa. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52115/1/Propostasdesenvolvercriatividade_Rocha_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b1f7c6565a8efafeec27c7196a1eecb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777737394421760