Fluxos de inserção e acompanhamento das condições de trabalho de servidores com deficiência: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Costa, Pedro Henrique Fernandes Soares
Orientador(a): Rego, Denise Pereira do
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24917
Resumo: A legislação brasileira tem avançado de forma constante, acompanhando os movimentos de luta em favor das pessoas com deficiência. Marcos legais, como a Lei de Cotas e a Lei Brasileira de Inclusão, nascem em consonância com as mudanças de paradigmas que permeiam as sociedades, modelos que transitam das concepções da integração para a inclusão. Preocupando-se com as barreiras ainda presentes na sociedade e entendendo o papel da universidade enquanto representante de uma instituição educacional e de formação social, este trabalho buscou avaliar os fluxos de inserção e acompanhamento das condições de trabalho de servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, realizou-se um estudo de caso com abordagem mista de dados que contou com a participação de 18 servidores com deficiência, envolvidos no processo institucional de inclusão entre janeiro de 2015 a setembro de 2016. Os achados resultantes da utilização de entrevistas semiestruturadas, análise documental de relatórios de inspeção técnica, leis e Planos de Desenvolvimento Institucionais, foram apreciados com auxílio de estatística descritiva e análise temática-categorial, considerando as características das informações acessadas. Concluiu-se que a comunidade acadêmica tem se apropriado do conceito da inclusão social, mas que a eliminação de constantes barreiras atitudinais, físicas e de procedimentos ainda ocorre timidamente, sendo necessário, portanto, um melhor aporte de ações institucionais voltadas aos servidores com deficiência.
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Preocupando-se com as barreiras ainda presentes na sociedade e entendendo o papel da universidade enquanto representante de uma instituição educacional e de formação social, este trabalho buscou avaliar os fluxos de inserção e acompanhamento das condições de trabalho de servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, realizou-se um estudo de caso com abordagem mista de dados que contou com a participação de 18 servidores com deficiência, envolvidos no processo institucional de inclusão entre janeiro de 2015 a setembro de 2016. Os achados resultantes da utilização de entrevistas semiestruturadas, análise documental de relatórios de inspeção técnica, leis e Planos de Desenvolvimento Institucionais, foram apreciados com auxílio de estatística descritiva e análise temática-categorial, considerando as características das informações acessadas. Concluiu-se que a comunidade acadêmica tem se apropriado do conceito da inclusão social, mas que a eliminação de constantes barreiras atitudinais, físicas e de procedimentos ainda ocorre timidamente, sendo necessário, portanto, um melhor aporte de ações institucionais voltadas aos servidores com deficiência.Brazilian legislation has been progressing steadily, accompanying the struggle movements in favor of people with disabilities. Legal frameworks, such as the Quota Law and the Brazilian Inclusion Law, are born in line with the paradigm shifts that permeate societies, models that move from conceptions of integration to inclusion. Concerning the barriers still present in society and understanding the role of the university as representative of an educational institution and social formation, this work sought to evaluate the insertion and monitoring flows of the working conditions of disabled employees of the Federal University of Rio Grande do Norte. Thus, a multi-method study of mixed data approach was carried out, with the participation of 18 disabled employees, involved in the institutional inclusion process between January 2015 and September 2016. The findings resulting from the use of semistructured interviews , documentary analysis of technical inspection reports, laws and Institutional Development Plans were evaluated with the aid of descriptive statistics and thematic-categorial analysis, considering the characteristics of the information accessed. It was concluded that the academic community has appropriated the concept of social inclusion, but that the elimination of constant attitudinal, physical and procedural barriers still occurs timidly, and therefore, a greater and better contribution of institutional actions directed at the deficiency.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISInclusãoServidor públicoEnsino superiorPessoa com deficiênciaFluxos de inserção e acompanhamento das condições de trabalho de servidores com deficiência: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txtPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234841https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24917/2/PedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txt2b50b7f34ffc2b342800a53b9d4e3d2dMD52THUMBNAILPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpgPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24917/3/PedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpg130be07cab58342eb14bfa7f1d3c6f57MD53TEXTPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txtPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234841https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24917/2/PedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.txt2b50b7f34ffc2b342800a53b9d4e3d2dMD52THUMBNAILPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpgPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2258https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24917/3/PedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdf.jpg130be07cab58342eb14bfa7f1d3c6f57MD53ORIGINALPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdfPedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf3981727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24917/1/PedroHenriqueFernandesSoaresCosta_DISSERT.pdfad40dc91ce8e1f7c4b0a2ca458de830bMD51123456789/249172019-01-30 16:40:05.764oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:40:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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