Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29548 |
Resumo: | Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto, os estudantes relataram dar seus passos desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência desse estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer uma escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte. |
id |
UFRN_0d6e8e67577350e2d3513ac4061f32ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29548 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Pimentel, Julianne Dantas de OliveiraRebouças, Melina Sefora SouzaGuimarães, Patricia Borba VilarPereira Filho, Sebastião FaustinoAbreu, Cynara Carvalho de2020-07-10T23:16:45Z2020-07-10T23:16:45Z2020-06-08PIMENTEL, Julianne Dantas de Oliveira. Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29548Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto, os estudantes relataram dar seus passos desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência desse estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer uma escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte.Higher education institutions such as the Federal University of Rio Grande do Norte, form, each year, about three thousand students, and sometimes much more than that. The time of completion of the degree course and the impending exit to the world of work seems to be a period of doubts, uncertainties, questions, fears and reflexions about the engagement possibilities in the chosen profession or, on the other hand, about the restrictions of opportunities, among other scenarios that can be configured to recent graduates. How has it been for graduating students to experience this exit from the university due to the end of their course? In view of this, this work aimed, from a phenomenological-existential perspective, to understand the meanings attributed to the experience of being a concluding student of the undergraduate courses at UFRN. To this end, a thematic group was held entitled “Career Decisions” which included the participation of six graduating students from different presential courses offered in the university. This group had five meetings with two hours duration each, in the period of realization from august to september 2019. The narratives and attitudes of the participants were interpreted in the light of Heidegger's hermeneutics, providing thus a phenomenological basic methodology. Concerns about the political and budgetary issues that public universities are facing in the country and the fear of unemployment added to the difficulties of insertion in the labor market have proved as mobilizing themes for the participants, as well their narratives showed affectations face social pressures perceived for professional success. In this context, the students reported taking their steps without certainty, which seems to be configured in a daily fight for what is believed in face of the inaccurate panorama of reality. Based on the experience of this study, it is suggested to create a permanent meeting space for the attention to this theme within the university in order to offer listening to the discourses of uncertainty, which is also configured as a possibility for welcoming the existential restlessness understood in the period in question, thus affirming how much more institutional attitudes are needed to offer this support.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEstudante concluinteDecisões de carreiraEscolha profissionalEnsino superiorPsicologia fenomenológica-existencialExperiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTExperienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.txtExperienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain305431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/2/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.txt260f03c95a965bfabb1960c8322f5724MD52THUMBNAILExperienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.jpgExperienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/3/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.jpgb53c4c91c108849c5b9d6577bbb787efMD53ORIGINALExperienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdfapplication/pdf1569042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/1/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf5f44704455ce35c05551aa78a2f08eb3MD51123456789/295482020-07-12 04:49:29.978oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29548Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-12T07:49:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
title |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
spellingShingle |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Estudante concluinte Decisões de carreira Escolha profissional Ensino superior Psicologia fenomenológica-existencial |
title_short |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
title_full |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
title_fullStr |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
title_full_unstemmed |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
title_sort |
Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial |
author |
Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira |
author_facet |
Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rebouças, Melina Sefora Souza |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guimarães, Patricia Borba Vilar |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pereira Filho, Sebastião Faustino |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Julianne Dantas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Cynara Carvalho de |
contributor_str_mv |
Abreu, Cynara Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Estudante concluinte Decisões de carreira Escolha profissional Ensino superior Psicologia fenomenológica-existencial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante concluinte Decisões de carreira Escolha profissional Ensino superior Psicologia fenomenológica-existencial |
description |
Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto, os estudantes relataram dar seus passos desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência desse estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer uma escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-10T23:16:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-10T23:16:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTEL, Julianne Dantas de Oliveira. Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29548 |
identifier_str_mv |
PIMENTEL, Julianne Dantas de Oliveira. Experiências de estudantes de graduação diante do término do curso: um olhar fenomenológico-existencial. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/2/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/3/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29548/1/Experienciasestudantesgraduacao_Pimentel_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
260f03c95a965bfabb1960c8322f5724 b53c4c91c108849c5b9d6577bbb787ef 5f44704455ce35c05551aa78a2f08eb3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777734976405504 |