O cinema é um encontro: a audiodescrição no festival urbanocine

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Barreto, Mayara Bezerra Jerônimo da Silva
Orientador(a): Alves, Jefferson Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52182
Resumo: O conceito da acessibilidade comunicacional e cultural vem ganhando espaço nos debates, com a popularização das redes sociais. Pessoas com deficiência vêm dando visibilidade a suas pautas, sobretudo, relacionadas às políticas de incentivo e fomento à Educação Inclusiva e ao acesso a bens e produtos culturais. No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganize as estruturas vigentes e que não tenha como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. O estudo propõe, por conseguinte, a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Escolhemos como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em de 2021, organizado por realizadores da cidade do Natal e que, devido à pandemia, aconteceu de forma híbrida, como mostras on-line e itinerante, exibindo curtas nacionais e locais. O festival contou, também, com uma programação de lives com temáticas que discutiram as vivências da pessoa com deficiência visual com o cinema e uma conversa com os realizadores das mostras. Os sujeitos-participantes da pesquisa foram os realizadores do coletivo audiovisual e espectadores com deficiência visual. Esta pesquisa se insere no paradigma de base qualitativa e optamos por fazer uso da pesquisa-intervenção, tendo como referência as reflexões epistemológicas de Bakhtin. Como instrumentos para a construção e análise dos dados, acionamos a observação participante à medida que construímos, de forma colaborativa, a acessibilidade do festival, além da realização de entrevistas coletivas e a utilização do diário de campo. Ao final, sistematizamos um documentário, como forma de partilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição do festival.
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No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganize as estruturas vigentes e que não tenha como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. O estudo propõe, por conseguinte, a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Escolhemos como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em de 2021, organizado por realizadores da cidade do Natal e que, devido à pandemia, aconteceu de forma híbrida, como mostras on-line e itinerante, exibindo curtas nacionais e locais. O festival contou, também, com uma programação de lives com temáticas que discutiram as vivências da pessoa com deficiência visual com o cinema e uma conversa com os realizadores das mostras. Os sujeitos-participantes da pesquisa foram os realizadores do coletivo audiovisual e espectadores com deficiência visual. Esta pesquisa se insere no paradigma de base qualitativa e optamos por fazer uso da pesquisa-intervenção, tendo como referência as reflexões epistemológicas de Bakhtin. Como instrumentos para a construção e análise dos dados, acionamos a observação participante à medida que construímos, de forma colaborativa, a acessibilidade do festival, além da realização de entrevistas coletivas e a utilização do diário de campo. Ao final, sistematizamos um documentário, como forma de partilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição do festival.The concept of communicational and cultural accessibility has been gaining ground in debates with the social networks’ popularization. People with disabilities have been giving visibility to their rights, especially those related to incentive policies of fostering the inclusion of people with disabilities and their consequent access to cultural goods and products. In the case of visually impaired people, audio description, which is an intersemiotic translation that translates images into words, is one of the resources that allows the right to information, equal opportunities, and the training of more critical citizens with a keen sense of observation. In this context, “How to make the movie theater a meeting?” is the question that challenges cultural and audiovisual filmmakers in order to provide visually impaired people with participation in this meeting. In this way, thinking about new ways of seeing and making cinema, that reorganize the existing structures and that does not focus only on the parameter of clairvoyance, is the challenge that arises. We understand that audiovisual filmmakers need to be aware of accessible communication resources so that, from there, they can begin to tread a new path of consumption and production of art and culture. The study therefore proposes experimentation in an accessible cultural context, focusing on the visually impaired audience, in order to propose the construction of a film festival that contributes to the promotion of accessible practices in audiovisual, through audiodescription. We chose as a field of investigation the third edition of the Urbancine film festival, held in 2021, organized by filmmakers from the city of Natal and which, due to the pandemic, took place hybridly, with on-line and itinerant display, presenting national and local short films. The festival also had a program of livestream with themes that discussed the experiences of the visually impaired people with the movie theater and a conversation with the directors of the displays. The subjects-participants of the research will be the filmmakers of the audiovisual collective and visually impaired spectators. This research is part of the qualitative-based paradigm, and we chose to make use of intervention research with reference to Bakhtin's epistemological reflections. As instruments for the construction and analysis of data, we activated participant observation as we collaboratively built the festival's accessibility, in addition to holding collective interviews and using the field diary. At the end, we systematized a documentary, as a way of sharing the experiences of building communicational accessibility, focusing on the audio description of the festival.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAudiodescriçãoAcessibilidade comunicacionalDeficiência visualCinemaFestivalO cinema é um encontro: a audiodescrição no festival urbanocineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCinemaencontroaudiodescricao_Barreto_2022.pdfapplication/pdf1588162https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52182/1/Cinemaencontroaudiodescricao_Barreto_2022.pdff5b4f7d615dc058b257a8e2726e65bfaMD51123456789/521822023-04-17 18:05:42.482oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-17T21:05:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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