Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369 |
Resumo: | O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo. |
id |
UFRN_1348e4b804f4a474fc9b13f593ab7a97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24369 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Kize Arachelli de Lirahttp://lattes.cnpq.br/9793031436762442Azevedo, Alessandro Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/3521226970305887Aires, Ana Maria Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7984609523398933Nunes, Cláudio PintoNascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Azevedo, Márcio Adriano dehttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983Silva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/25601745066898692017-11-24T21:22:02Z2017-11-24T21:22:02Z2017-07-31SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo.El presente estudio muestra resultados de una investigación de doctorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados a la temática de la Educación del Campo, teniendo como objeto de estudio, las concepciones de campo y prácticas pedagógicas de profesores que actúan en la educación básica. Se origina de experiencias formadoras vinculadas al Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, del Programa de Posgrado en Educación (PPGEd) del Centro de Educación (CE), de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Establece como objetivo general, analizar las concepciones de los profesores sobre “campo” y las relaciones que ellos establecen entre estas concepciones y sus prácticas pedagógicas. La investigación fue realizada en un abordaje cualitativo a partir de la lectura y del análisis de los memoriales académicos de los profesores, de entrevistas individuales semiestructuradas, de grupo focal mediado por imágenes y del análisis de los relatos de experiencias pedagógicas bien sucedidas de los profesores participantes de la investigación. Adopta como referencias los principios del abordaje socio-histórico al comprender el ser humano como sujeto, revelando su dimensión ontológica, concreta y culturalmente marcada por la creación de ideas y consciencia, que, al producir y reproducir la realidad social, es, simultáneamente, producido y reproducido por ella. Así, buscando configurar el objeto de este estudio, establece relaciones constitutivas entre cuestiones sociales, políticas, condiciones de la docencia, contexto situacional, práctica pedagógica, infraestructura de las escuelas y políticas educacionales, en especial, las específicas para los pueblos del campo. Los resultados centrales del análisis indican que las concepciones de campo presentadas por los profesores están implicadas por sus orígenes, procesos relacionados a sus identidades, formativos, y que se realizan tanto en la dimensión individual como en la colectiva. Su contenido nexo y volumen son fluidos, pero se fijan en la relación dialógica espacio-tiempo. Por lo tanto, los atributos identificados en las concepciones de campo, presentadas por seis profesores, pasan todas las categorías construidas en este estudio. El análisis de las prácticas pedagógicas permitieron comprenderlas como posibilidad de caminos para construirse una propuesta de educación del campo pautada en la legitimación de los pueblos del campo como sujetos históricos, como constructores del conocimiento considerando que este conocimiento puede ampliar territorios campesinos para entenderlos como espacios de proposiciones, metodologías y conceptos capaces de ofrecer elementos para el fortalecimiento de las luchas en el campo para la construcción de una nueva matriz de producción de emancipación política y por lo tanto, educativa. Las concepciones y prácticas analizadas – pensares y quehaceres de sujetos inacabados en distintos espacios y contextos históricos, que eligieron la docencia en el campo como profesión (sea por razón momentánea/circunstancial, política o como proyecto de vida) – son hilos de esperanza para demostrar que la educación escolar y la docencia en el campo aún persisten y resisten. Es, también, una oportunidad que interesa a los que discuten, investigan sobre y conducen la formación docente en las diversas instancias, sean en las licenciaturas, redes y sistemas de enseñanza visto que el estudio sobre las concepciones de campo puede provocar análisis de las experiencias de formación y contribuir para la reflexión sobre el proyecto pedagógico de los cursos de licenciaturas y de formación en servicio, incluso partiendo del perfil profesional del docente y del técnico de las secretarias de municipios y de estados responsables por el acompañamiento de las escuelas del campo.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepçõesPráticas pedagógicasEducação do campoConcepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formaçãoConcepciones y prácticas de la educación del campo: un estudio con profesores en formacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdfConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdfapplication/pdf3766636https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/1/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf9fb772c80fe5934fc9c5170e77776308MD51TEXTKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain720858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/2/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtc9f1b864772833d8775346271bde6df6MD52ConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.txtConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain720676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/4/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.txt0d55d17ef9c3808e0e9b9cf59f20796cMD54THUMBNAILKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpgKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/3/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpg935b8faeac8a953333bde21769d5dbbeMD53ConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.jpgConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1836https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/5/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.jpgbaef8eb86c7f06d196e079a9d54d94d0MD55123456789/243692022-04-29 17:45:20.799oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24369Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-29T20:45:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Concepciones y prácticas de la educación del campo: un estudio con profesores en formación |
title |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
spellingShingle |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação Silva, Kize Arachelli de Lira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Concepções Práticas pedagógicas Educação do campo |
title_short |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
title_full |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
title_fullStr |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
title_sort |
Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação |
author |
Silva, Kize Arachelli de Lira |
author_facet |
Silva, Kize Arachelli de Lira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9793031436762442 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, Alessandro Augusto de |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3521226970305887 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Aires, Ana Maria Pereira |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7984609523398933 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nunes, Cláudio Pinto |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Nascimento, José Mateus do |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Azevedo, Márcio Adriano de |
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2689467070016983 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Silva, Rosalia de Fátima e |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2560174506689869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kize Arachelli de Lira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Concepções Práticas pedagógicas Educação do campo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções Práticas pedagógicas Educação do campo |
description |
O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-24T21:22:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-24T21:22:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369 |
identifier_str_mv |
SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/1/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/2/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/4/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/3/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/5/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fb772c80fe5934fc9c5170e77776308 c9f1b864772833d8775346271bde6df6 0d55d17ef9c3808e0e9b9cf59f20796c 935b8faeac8a953333bde21769d5dbbe baef8eb86c7f06d196e079a9d54d94d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118204515942400 |