Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Kize Arachelli de Lira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369
Resumo: O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo.
id UFRN_1348e4b804f4a474fc9b13f593ab7a97
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24369
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Kize Arachelli de Lirahttp://lattes.cnpq.br/9793031436762442Azevedo, Alessandro Augusto dehttp://lattes.cnpq.br/3521226970305887Aires, Ana Maria Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7984609523398933Nunes, Cláudio PintoNascimento, José Mateus dohttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967Azevedo, Márcio Adriano dehttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983Silva, Rosalia de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/25601745066898692017-11-24T21:22:02Z2017-11-24T21:22:02Z2017-07-31SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo.El presente estudio muestra resultados de una investigación de doctorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados a la temática de la Educación del Campo, teniendo como objeto de estudio, las concepciones de campo y prácticas pedagógicas de profesores que actúan en la educación básica. Se origina de experiencias formadoras vinculadas al Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas, del Programa de Posgrado en Educación (PPGEd) del Centro de Educación (CE), de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Establece como objetivo general, analizar las concepciones de los profesores sobre “campo” y las relaciones que ellos establecen entre estas concepciones y sus prácticas pedagógicas. La investigación fue realizada en un abordaje cualitativo a partir de la lectura y del análisis de los memoriales académicos de los profesores, de entrevistas individuales semiestructuradas, de grupo focal mediado por imágenes y del análisis de los relatos de experiencias pedagógicas bien sucedidas de los profesores participantes de la investigación. Adopta como referencias los principios del abordaje socio-histórico al comprender el ser humano como sujeto, revelando su dimensión ontológica, concreta y culturalmente marcada por la creación de ideas y consciencia, que, al producir y reproducir la realidad social, es, simultáneamente, producido y reproducido por ella. Así, buscando configurar el objeto de este estudio, establece relaciones constitutivas entre cuestiones sociales, políticas, condiciones de la docencia, contexto situacional, práctica pedagógica, infraestructura de las escuelas y políticas educacionales, en especial, las específicas para los pueblos del campo. Los resultados centrales del análisis indican que las concepciones de campo presentadas por los profesores están implicadas por sus orígenes, procesos relacionados a sus identidades, formativos, y que se realizan tanto en la dimensión individual como en la colectiva. Su contenido nexo y volumen son fluidos, pero se fijan en la relación dialógica espacio-tiempo. Por lo tanto, los atributos identificados en las concepciones de campo, presentadas por seis profesores, pasan todas las categorías construidas en este estudio. El análisis de las prácticas pedagógicas permitieron comprenderlas como posibilidad de caminos para construirse una propuesta de educación del campo pautada en la legitimación de los pueblos del campo como sujetos históricos, como constructores del conocimiento considerando que este conocimiento puede ampliar territorios campesinos para entenderlos como espacios de proposiciones, metodologías y conceptos capaces de ofrecer elementos para el fortalecimiento de las luchas en el campo para la construcción de una nueva matriz de producción de emancipación política y por lo tanto, educativa. Las concepciones y prácticas analizadas – pensares y quehaceres de sujetos inacabados en distintos espacios y contextos históricos, que eligieron la docencia en el campo como profesión (sea por razón momentánea/circunstancial, política o como proyecto de vida) – son hilos de esperanza para demostrar que la educación escolar y la docencia en el campo aún persisten y resisten. Es, también, una oportunidad que interesa a los que discuten, investigan sobre y conducen la formación docente en las diversas instancias, sean en las licenciaturas, redes y sistemas de enseñanza visto que el estudio sobre las concepciones de campo puede provocar análisis de las experiencias de formación y contribuir para la reflexión sobre el proyecto pedagógico de los cursos de licenciaturas y de formación en servicio, incluso partiendo del perfil profesional del docente y del técnico de las secretarias de municipios y de estados responsables por el acompañamiento de las escuelas del campo.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepçõesPráticas pedagógicasEducação do campoConcepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formaçãoConcepciones y prácticas de la educación del campo: un estudio con profesores en formacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdfConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdfapplication/pdf3766636https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/1/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf9fb772c80fe5934fc9c5170e77776308MD51TEXTKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain720858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/2/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txtc9f1b864772833d8775346271bde6df6MD52ConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.txtConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain720676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/4/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.txt0d55d17ef9c3808e0e9b9cf59f20796cMD54THUMBNAILKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpgKizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/3/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpg935b8faeac8a953333bde21769d5dbbeMD53ConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.jpgConcepçõesPráticasEducação_Silva_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1836https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/5/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.jpgbaef8eb86c7f06d196e079a9d54d94d0MD55123456789/243692022-04-29 17:45:20.799oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24369Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-29T20:45:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Concepciones y prácticas de la educación del campo: un estudio con profesores en formación
title Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
spellingShingle Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
Silva, Kize Arachelli de Lira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Concepções
Práticas pedagógicas
Educação do campo
title_short Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
title_full Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
title_fullStr Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
title_full_unstemmed Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
title_sort Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação
author Silva, Kize Arachelli de Lira
author_facet Silva, Kize Arachelli de Lira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9793031436762442
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Alessandro Augusto de
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3521226970305887
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Aires, Ana Maria Pereira
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7984609523398933
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nunes, Cláudio Pinto
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Azevedo, Márcio Adriano de
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kize Arachelli de Lira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Concepções
Práticas pedagógicas
Educação do campo
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Práticas pedagógicas
Educação do campo
description O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado que privilegia elementos teórico-metodológicos relacionados à temática da Educação do Campo, tendo como objeto de estudo as concepções de campo e as práticas pedagógicas de professores que atuam na educação básica. Origina-se de experiências formativas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas, da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estabelece, como objetivo geral, analisar as concepções dos professores sobre “campo” e as relações que eles estabelecem entre essas concepções e suas práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, a partir da leitura e da análise dos memoriais acadêmicos dos professores, de entrevistas individuais semiestruturadas, de grupo focal mediado por imagens e da análise dos relatos de experiências pedagógicas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa. Adota como referência os princípios da abordagem sócio-histórica ao compreender o ser humano como sujeito, revelando sua dimensão ontológica, concreta e culturalmente marcada pela criação de ideias e consciência, que, ao produzir e reproduzir a realidade social, é, ao mesmo tempo, produzido e reproduzido por ela. Assim, buscando configurar o objeto deste estudo, estabelece relações constitutivas entre questões sociais, políticas, condições da docência, contexto situacional, prática pedagógica, infraestrutura das escolas e políticas educacionais, em especial, as específicas para os povos do campo. Os resultados centrais da análise apontam que as concepções de campo apresentadas pelos professores estão implicadas por suas origens, processos identitários, formativos e que se realizam tanto na dimensão individual quanto na coletiva. Seu conteúdo, nexo e volume são fluídos, mas se fixam na relação dialógica espaço-tempo. Portanto, os atributos identificados nas concepções de campo, apresentados pelos seis professores, perpassam todas as categorias construídas nesse estudo. As análises das práticas pedagógicas permitiram compreendê-las como possibilidade de caminhos para se construir uma proposta de educação do campo pautada na legitimação dos povos do campo como sujeitos históricos, como construtores do conhecimento, considerando que esse conhecimento pode ampliar territórios camponeses para entendê-los como espaços de proposições, metodologias e conceitos capazes de oferecer elementos para o fortalecimento das lutas no campo e para a construção de uma nova matriz de produção, de emancipação política e, portanto, educativa. As concepções e práticas analisadas – pensares e fazeres de sujeitos inacabados, em diversos espaços e contextos históricos, que escolheram a docência no campo como profissão (seja por razão momentânea/circunstancial, seja por motivo político ou como projeto de vida) – são fios de esperança para demonstrar que a educação escolar e a docência no campo ainda persistem e resistem. É, também, uma oportunidade que interessa aos que discutem, pesquisam sobre e conduzem a formação docente nas diversas instâncias, nas licenciaturas, redes ou sistemas de ensino, visto que o estudo sobre as concepções de campo pode provocar análises das experiências de formação e contribuir para a reflexão acerca do projeto pedagógico dos cursos de licenciaturas e de formação em serviço, inclusive partindo do perfil profissional do docente e do técnico das secretarias municipais e estaduais responsáveis pelo acompanhamento das escolas do campo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-24T21:22:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-24T21:22:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369
identifier_str_mv SILVA, Kize Arachelli de Lira. Concepções e práticas da educação do campo: um estudo com professores em formação. 2017. 325f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/1/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/2/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/4/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/3/KizeArachelliDeLiraSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24369/5/Concep%c3%a7%c3%b5esPr%c3%a1ticasEduca%c3%a7%c3%a3o_Silva_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fb772c80fe5934fc9c5170e77776308
c9f1b864772833d8775346271bde6df6
0d55d17ef9c3808e0e9b9cf59f20796c
935b8faeac8a953333bde21769d5dbbe
baef8eb86c7f06d196e079a9d54d94d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118204515942400