Playing the game: uma proposta de formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública no estado da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Ronilson Fernandes da
Orientador(a): Santa Rosa, José Guilherme da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52155
Resumo: Diante dos inúmeros debates referentes à educação do século XXI, a gamificação ganhou destaque nos últimos anos como resultado do entendimento de que a motivação e o engajamento podem ser peças chave para que a escola passe a ser um local mais atraente para os estudantes. Na esteira dessa metodologia, caminha a possibilidade de se inserir no contexto das atividades pedagógicas as TDIC, uma vez que ao se falar de gamificação, naturalmente, pode-se trazer à tona o universo dos jogos, sobretudo digitais. Nesse sentido, este universo tem muito para oferecer à educação básica, pois, ao mesmo tempo que se insere no contexto digital do mundo contemporâneo, traz diversos elementos (dinâmicas, mecânicas e estéticas) que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Para isso, entende-se que é necessário haver formação inicial e continuada apropriada que prepare os profissionais para trabalhar com essas metodologias de modo consciente e efetivo. A formação inicial de professores no Brasil tem incorporado muito lentamente, e por vezes negligenciado, o uso de TDIC e de metodologias ativas, dentre elas a gamificação, como ferramentas pedagógicas. A formação continuada, por sua vez, é quem tende a suprir essas carências, pois ela representa para os professores a oportunidade de aprofundar-se em temas e áreas que foram pouco ou nada exploradas em sua formação inicial. Por esses motivos, se torna essencial entender de que modo a formação continuada de professores para a utilização de metodologias ativas, em especial a gamificação, pode contribuir para a integração das TDIC à prática pedagógica dos educadores, com vistas a promover inovação educacional e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos da educação básica, sobretudo no contexto da rede pública de ensino. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender como a formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública do Estado da Paraíba pode promover práticas pedagógicas inovadoras, eficientes e eficazes no contexto da utilização de TDIC em sala de aula. Quanto à sua abordagem, esta pesquisa se configura como qualitativa, quanto à sua natureza, como uma pesquisa aplicada. No tocante aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório, pois busca investigar uma temática ainda pouco explorada que é a formação continuada de professores do Ensino Médio da rede pública. No que se refere aos procedimentos, se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois busca investigar e intervir na realidade que se apresenta, junto aos professores do Ensino Médio que atuam na 9ª GRE, com intuito de promover alterações de cunho prático nas metodologias de trabalho dos sujeitos envolvidos. O produto técnico oriundo da pesquisa foi a proposta de formação continuada, cuja aplicação e análise dos resultados permitiu entender o nível em que a gamificação encontra-se enquanto possibilidade para o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino que sejam eficientes e eficazes no contexto da sala de aula. Entendendo essa relação, será possível dar suporte à criação de políticas de estado, sobretudo dentro da rede pública da Paraíba, que fomentem os investimentos por parte do poder público no sentido da elaboração de estratégias formativas para os professores da SEECT-PB. Desse modo, encontra-se nesta pesquisa um relato profundo da aplicação de uma formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio que se propõe ser escalonável e replicável em variados contextos, no intuito de difundir ainda mais as metodologias e práticas associadas à gamificação na educação.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52155Diante dos inúmeros debates referentes à educação do século XXI, a gamificação ganhou destaque nos últimos anos como resultado do entendimento de que a motivação e o engajamento podem ser peças chave para que a escola passe a ser um local mais atraente para os estudantes. Na esteira dessa metodologia, caminha a possibilidade de se inserir no contexto das atividades pedagógicas as TDIC, uma vez que ao se falar de gamificação, naturalmente, pode-se trazer à tona o universo dos jogos, sobretudo digitais. Nesse sentido, este universo tem muito para oferecer à educação básica, pois, ao mesmo tempo que se insere no contexto digital do mundo contemporâneo, traz diversos elementos (dinâmicas, mecânicas e estéticas) que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Para isso, entende-se que é necessário haver formação inicial e continuada apropriada que prepare os profissionais para trabalhar com essas metodologias de modo consciente e efetivo. A formação inicial de professores no Brasil tem incorporado muito lentamente, e por vezes negligenciado, o uso de TDIC e de metodologias ativas, dentre elas a gamificação, como ferramentas pedagógicas. A formação continuada, por sua vez, é quem tende a suprir essas carências, pois ela representa para os professores a oportunidade de aprofundar-se em temas e áreas que foram pouco ou nada exploradas em sua formação inicial. Por esses motivos, se torna essencial entender de que modo a formação continuada de professores para a utilização de metodologias ativas, em especial a gamificação, pode contribuir para a integração das TDIC à prática pedagógica dos educadores, com vistas a promover inovação educacional e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos da educação básica, sobretudo no contexto da rede pública de ensino. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender como a formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública do Estado da Paraíba pode promover práticas pedagógicas inovadoras, eficientes e eficazes no contexto da utilização de TDIC em sala de aula. Quanto à sua abordagem, esta pesquisa se configura como qualitativa, quanto à sua natureza, como uma pesquisa aplicada. No tocante aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório, pois busca investigar uma temática ainda pouco explorada que é a formação continuada de professores do Ensino Médio da rede pública. No que se refere aos procedimentos, se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois busca investigar e intervir na realidade que se apresenta, junto aos professores do Ensino Médio que atuam na 9ª GRE, com intuito de promover alterações de cunho prático nas metodologias de trabalho dos sujeitos envolvidos. O produto técnico oriundo da pesquisa foi a proposta de formação continuada, cuja aplicação e análise dos resultados permitiu entender o nível em que a gamificação encontra-se enquanto possibilidade para o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino que sejam eficientes e eficazes no contexto da sala de aula. Entendendo essa relação, será possível dar suporte à criação de políticas de estado, sobretudo dentro da rede pública da Paraíba, que fomentem os investimentos por parte do poder público no sentido da elaboração de estratégias formativas para os professores da SEECT-PB. Desse modo, encontra-se nesta pesquisa um relato profundo da aplicação de uma formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio que se propõe ser escalonável e replicável em variados contextos, no intuito de difundir ainda mais as metodologias e práticas associadas à gamificação na educação.Given the numerous debates regarding Twenty-First Century education, gamification has gained prominence in recent years as a result of the understanding that motivation and engagement can be key pieces for the school to become a more attractive place for students. In the wake of this methodology, there is the possibility of inserting the DICTs in the context of pedagogical activities, since when talking about gamification, naturally one can bring up the universe of games, especially digital ones. In this sense, this universe has a lot to offer to basic education, since, at the same time that it is inserted in the digital context of the contemporary world, it brings several elements (dynamics, mechanics and aesthetics) that can contribute to the improvement of the teaching and learning process within the school space. For this, it is understood that it is necessary to have appropriate initial and continuous training that prepares professionals to work with these methodologies in a conscious and effective way. The initial training of teachers in Brazil has very slowly incorporated, and sometimes neglected, the use of DICTs and active methodologies, including gamification, as pedagogical tools. Continuing education, in turn, is the one that tends to fill these gaps, as it represents for teachers the opportunity to delve into themes and areas that were little or unexplored in their initial training. For these reasons, it is essential to understand how the continuous training of teachers for the use of active methodologies, especially gamification, can contribute to the integration of DICTs into the pedagogical practice of educators, with a view to promoting educational innovation and improving the quality of teaching and learning for basic education students, especially in the context of the public school system. Based on this assumption, this research has as general objective: to understand how continuing education in gamification for public high school teachers in the state of Paraíba can promote innovative, efficient and effective pedagogical practices in the context of the use of DICTs in the classroom. As for its approach, this research is configured as qualitative, as for its nature, as an applied research. Regarding the objectives, the research has an exploratory character, as it seeks to investigate a theme that is still little explored, which is the continuing education of Public High School teachers. Regarding the procedures, it is characterized as an action research, as it seeks to investigate and intervene in the reality that is presented, together with the High School teachers who work in the 9th REM (Regional Education Management), in order to promote practical changes in the methodologies of work of the subjects involved. The technical product from the research was the proposal of Continuing Education, which application and analysis of the results allowed to understand the level at which gamification is as a possibility for the development of innovative teaching methodologies that are efficient and effective in the context of the classroom. By understanding this relation, it will be possible to support the creation of state policies, especially within the public network of Paraíba, that may encourage investments by the government in the development of training strategies for the teachers of SEECT-PB (Secretary of Education and Science and Technology of Paraíba). Thus, this research is a deep account of the application of a continuing education in gamification for High School teachers that is proposed to be scalable and replicable in various contexts, in order to further disseminate the methodologies and practices associated with gamification in education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação continuadaGamificaçãoDesignParaíbaPlaying the game: uma proposta de formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública no estado da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPlayinggameproposta_Silva_2023.pdfapplication/pdf21042524https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52155/1/Playinggameproposta_Silva_2023.pdf7d07b6e1652ced0ea6358cfb71a83aadMD51123456789/521552023-04-14 17:20:37.477oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52155Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T20:20:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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