Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - NATAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22800 |
Resumo: | "Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012). |
id |
UFRN_17c5ebfc4e69089f1d2f8178759e4ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22800 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira Filho, Almir CésarFerreira, Jose LuizAlves, Alexandre BezerraAraujo, Humberto Hermenegildo de2017-05-04T16:27:12Z2017-05-04T16:27:12Z2015-08-20TEIXEIRA FILHO, Almir César. Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22800"Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012)."Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012).porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEnsino de literaturaLetramentoCarta literáriaUnidade temáticaManhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - NATALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdfAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdfapplication/pdf7547984https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/1/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf415e532d7d5abf5632b9890cdc7d404eMD51TEXTAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.txtAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain191272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/4/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.txt5c865f338e15c777b93f12e4327aba6eMD54THUMBNAILAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.jpgAlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4782https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/5/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.jpg11552ca4c78603b21863eef36e40c713MD55123456789/228002017-11-03 06:10:16.653oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22800Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T09:10:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
title |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
spellingShingle |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes Teixeira Filho, Almir César CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Ensino de literatura Letramento Carta literária Unidade temática |
title_short |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
title_full |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
title_fullStr |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
title_full_unstemmed |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
title_sort |
Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes |
author |
Teixeira Filho, Almir César |
author_facet |
Teixeira Filho, Almir César |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Ferreira, Jose Luiz |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alves, Alexandre Bezerra |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Filho, Almir César |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Humberto Hermenegildo de |
contributor_str_mv |
Araujo, Humberto Hermenegildo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Ensino de literatura Letramento Carta literária Unidade temática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de literatura Letramento Carta literária Unidade temática |
description |
"Despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes" tem como objetivo contribuir com sugestões para o ensino de literatura na educação básica, mais precisamente no Ensino Fundamental, enfocando a relevância do letramento literário como motivador da humanização do aluno e ferramenta capaz de propiciar ao discente a oportunidade de ver a realidade sobre vários ângulos, encontrando novos significados para o mundo. O trabalho sugere o uso da carta literária partindo do ponto de vista de que tal gênero é uma fonte rica de informações necessárias para que os alunos do Ensino Fundamental desmistifiquem a figura do literato como a de alguém distante e alheio ao mundo real, além do fato de que as missivas possibilitam uma visão sobre o que os seus autores, como intelectuais, pensavam a respeito dos movimentos literários da sua época. Sugere como metodologia para o ensino trabalhar com Unidade Temática, baseada no método de Sequência Didática, pois tal ferramenta pedagógica é, sabidamente, um método que propicia ao professor selecionar várias atividades diferentes, mas inerentes ao tema central. Para se chegar ao Produto Final, foram necessárias as seguintes etapas, inter-relacionadas metodologicamente: a) análise do material literário (poemas e cartas selecionados) com base em leitura da bibliografia crítica; b) planejamento das atividades de ensino; c) intervenção em sala de aula; d) avaliação da intervenção e análise da produção textual dos alunos; e) elaboração das sugestões para o ensino de literatura, com vistas à elaboração do Produto Final; f) escrita da dissertação, incluindo nela o Produto Final com as sugestões didáticas para a leitura do material selecionado. O apoio teórico para a proposta apresentada são os estudos de Cosson (2006; 2009; 2010), Candido (1995),) e Araújo; Sá (2012). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-04T16:27:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-04T16:27:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEIXEIRA FILHO, Almir César. Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22800 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA FILHO, Almir César. Manhecença: despertando para a literatura através dos poemas de Jorge Fernandes. 2015. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - NATAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/1/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/4/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22800/5/AlmirCesarTeixeiraFilho_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
415e532d7d5abf5632b9890cdc7d404e 5c865f338e15c777b93f12e4327aba6e 11552ca4c78603b21863eef36e40c713 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777777183686656 |