Interações no cotidiano da escola: ser aluno em relações imbricadas com tecnologias e redes sociais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Sílvio César Lopes da
Orientador(a): Silva, Rosalia de Fátima e
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46057
Resumo: Como professor da educação básica e atuando na rede pública de ensino, nos deparamos com diversas situações, as quais nos chamam a atenção, das faltas às ausências, do esquecimento ao equacionamento de números estatísticos e metas. Problemas surgem, permanecem e a escola continua a mesma para aqueles que nela atuam e dela dependem. Diversos discursos tendem a melhorar a qualidade do ensino e minimizar problemas quanto à evasão, a acessibilidade, a inclusão, o uso das tecnologias, modernizando os espaços e conectando os sujeitos, quer seja por decretos, leis, normas, portarias ou ações pontuais, desenvolvidas pela comunidade escolar. Porém, ao adentrarmos nos espaços e pisarmos o chão da escola pública, percebemos que tais discursos ficam no entorno do debate e poucos saem do papel, uma vez que a realidade revela algo distante daquilo que é pensado e planejado. Isso nos leva a pensar no aluno inserido nesse contexto contemporâneo e pós moderno, e suas relações com as tecnologias e as redes sociais dentro e fora da sala de aula a partir das imbricações e convivências paralelas. Esta pesquisa surge desse desejo focando o olhar sobre o aluno, o espaço e suas relações reais ou virtuais. Daí tratar o aluno na contemporaneidade a partir do modo como o percebemos inserido no cotidiano escolar e as relações estabelecidas na sala de aula com os pares, com os professores, mediados com o uso das tecnologias e as redes sociais. Partindo das inquietações vivenciadas na sala de aula e das observações acerca do uso das mídias e tecnologias no ambiente escolar, quer seja com o celular, mesmo com sua proibição, ou pelo uso do datashow por parte do professor, despertamos para uma série de inquietações as quais nos levam a situarmos o sujeito, o espaço e seu cotidiano. Porém, a principal questão norteadora deste trabalho corresponde a quais os sentidos atribuídos à ação da escola como um todo social imbricados na coexistência entre as conexões entre a escola e o mundo fora desta? Se, por um lado, a escola é desejada por proporcionar oportunidades, por outro, é rejeitada por impor regras, limites e disciplina. É importante entender o aluno na contemporaneidade a partir do modo como o percebemos no cotidiano escolar e a relação entre tecnologias e redes sociais imbricadas nesse processo, em uma escola pública da rede pública estadual da Paraíba. Sabemos da importância da escola pública para as comunidades periféricas, do quanto a mesma é presente, e em muitos casos se torna a única alternativa para os estudos, mas é preciso pensá-la não só como espaço onde se aplicam regras, conteúdos e disciplina, mas sim, que oportuniza crescimento, descobertas e ensinamentos para à vida. Nossas impressões só se tornaram possíveis em razão dos instrumentos que utilizamos, os quais, ao longo da coleta de dados, fomos adequando ao campo de pesquisa e aos sujeitos, possibilitando dinamicidade à pesquisa. Para tanto, nessa direção, utilizamos a etnografia, uma vez que esta possibilitou-nos compreender os fenômenos de dentro dos mesmos, a partir da interação direta com o grupo investigado, decifrando, interpretando e entendendo os códigos e significados dos sujeitos em foco. Assim, refletir sobre ser aluno, inserido num contexto de escola pública e observando suas relações com as tecnologias e as redes sociais, é pensa-los para além dos limites da escola e ao mesmo tempo tendo que enxergá-lo como um ser existencial e mutante, que se adapta de sua forma, aos espaços, às relações e às situações que surgem ao longo de sua formação escolar.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46057Como professor da educação básica e atuando na rede pública de ensino, nos deparamos com diversas situações, as quais nos chamam a atenção, das faltas às ausências, do esquecimento ao equacionamento de números estatísticos e metas. Problemas surgem, permanecem e a escola continua a mesma para aqueles que nela atuam e dela dependem. Diversos discursos tendem a melhorar a qualidade do ensino e minimizar problemas quanto à evasão, a acessibilidade, a inclusão, o uso das tecnologias, modernizando os espaços e conectando os sujeitos, quer seja por decretos, leis, normas, portarias ou ações pontuais, desenvolvidas pela comunidade escolar. Porém, ao adentrarmos nos espaços e pisarmos o chão da escola pública, percebemos que tais discursos ficam no entorno do debate e poucos saem do papel, uma vez que a realidade revela algo distante daquilo que é pensado e planejado. Isso nos leva a pensar no aluno inserido nesse contexto contemporâneo e pós moderno, e suas relações com as tecnologias e as redes sociais dentro e fora da sala de aula a partir das imbricações e convivências paralelas. Esta pesquisa surge desse desejo focando o olhar sobre o aluno, o espaço e suas relações reais ou virtuais. Daí tratar o aluno na contemporaneidade a partir do modo como o percebemos inserido no cotidiano escolar e as relações estabelecidas na sala de aula com os pares, com os professores, mediados com o uso das tecnologias e as redes sociais. Partindo das inquietações vivenciadas na sala de aula e das observações acerca do uso das mídias e tecnologias no ambiente escolar, quer seja com o celular, mesmo com sua proibição, ou pelo uso do datashow por parte do professor, despertamos para uma série de inquietações as quais nos levam a situarmos o sujeito, o espaço e seu cotidiano. Porém, a principal questão norteadora deste trabalho corresponde a quais os sentidos atribuídos à ação da escola como um todo social imbricados na coexistência entre as conexões entre a escola e o mundo fora desta? Se, por um lado, a escola é desejada por proporcionar oportunidades, por outro, é rejeitada por impor regras, limites e disciplina. É importante entender o aluno na contemporaneidade a partir do modo como o percebemos no cotidiano escolar e a relação entre tecnologias e redes sociais imbricadas nesse processo, em uma escola pública da rede pública estadual da Paraíba. Sabemos da importância da escola pública para as comunidades periféricas, do quanto a mesma é presente, e em muitos casos se torna a única alternativa para os estudos, mas é preciso pensá-la não só como espaço onde se aplicam regras, conteúdos e disciplina, mas sim, que oportuniza crescimento, descobertas e ensinamentos para à vida. Nossas impressões só se tornaram possíveis em razão dos instrumentos que utilizamos, os quais, ao longo da coleta de dados, fomos adequando ao campo de pesquisa e aos sujeitos, possibilitando dinamicidade à pesquisa. Para tanto, nessa direção, utilizamos a etnografia, uma vez que esta possibilitou-nos compreender os fenômenos de dentro dos mesmos, a partir da interação direta com o grupo investigado, decifrando, interpretando e entendendo os códigos e significados dos sujeitos em foco. Assim, refletir sobre ser aluno, inserido num contexto de escola pública e observando suas relações com as tecnologias e as redes sociais, é pensa-los para além dos limites da escola e ao mesmo tempo tendo que enxergá-lo como um ser existencial e mutante, que se adapta de sua forma, aos espaços, às relações e às situações que surgem ao longo de sua formação escolar.As a basic education teacher and working in the public school system, we are faced with various situations that call our attention, from absences to absences, from forgetting to solving statistical numbers and goals. Problems arise, remain and the school remains the same for those who work and depend on it. Several discourses tend to improve the quality of teaching and minimize problems regarding dropout, accessibility, inclusion, the use of technologies, modernizing spaces and connecting subjects, whether through decrees, laws, norms, ordinances or specific actions, developed by the school community. However, when entering the spaces and stepping on the ground of the public school, we realize that such discourses are around the debate and few leave the paper, since reality reveals something far from what is thought and planned. This leads us to think about the student inserted in this contemporary and post-modern context, and their relationships with technologies and social networks inside and outside the classroom, based on parallel imbrications and coexistence. This research arises from this desire, focusing on the student, space and their real or virtual relationships. Hence, dealing with the student in the contemporaneity from the way we perceive them as part of everyday school life and the relationships established in the classroom with peers, with teachers, mediated through the use of technologies and social networks. Based on the concerns experienced in the classroom and the observations about the use of media and technologies in the school environment, whether with the cell phone, even with its prohibition, or the use of datashow by the teacher, we awakened to a series of concerns. which lead us to situate the subject, the space and its daily life. However, the main guiding question of this work corresponds to what are the meanings attributed to the action of the school as a social whole, imbricated in the coexistence between the connections between the school and the world outside it? If, on the one hand, the school is desired for providing opportunities, on the other, it is rejected for imposing rules, limits and discipline. It is important to understand the contemporary student from the way we perceive them in everyday school life and the relationship between technologies and social networks imbricated in this process, in a public school in the state public network of Paraíba. We know the importance of public school for peripheral communities, how much it is present, and in many cases becomes the only alternative for studies, but it is necessary to think of it not only as a space where rules, content and discipline are applied, rather, it provides opportunities for growth, discoveries and lessons for life. Our impressions only became possible due to the instruments we used, which, throughout the data collection, we adapted to the research field and to the subjects, enabling the research to be dynamic. Therefore, in this direction, we used ethnography, as this allowed us to understand the phenomena from within them, from the direct interaction with the investigated group, deciphering, interpreting and understanding the codes and meanings of the subjects in focus. Thus, reflecting on being a student, inserted in a public school context and observing their relationships with technologies and social networks, is thinking about them beyond the limits of the school and at the same time having to see them as an existential and mutating being, which adapts to its form, spaces, relationships and situations that arise throughout their school education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEscolaSer alunocontemporaneidadeTecnologias e redes sociaisInterações no cotidiano da escola: ser aluno em relações imbricadas com tecnologias e redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInteracoescotidianoescola_Silva_2021.pdfapplication/pdf1562427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46057/1/Interacoescotidianoescola_Silva_2021.pdf77f489811b16e429bf247f0a9a4a9d09MD51123456789/460572022-05-02 12:23:22.207oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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