(Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Souza, Paulo Higor Duarte de
Orientador(a): Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49263
Resumo: O presente trabalho propõe discutir de que forma se organizou um dado regime de audibilidade atrelado a região nordeste a partir da instrumentalização de um arquivo sonoro ligado a esta região na obra do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga (1912 – 1989). Para tanto, concentraremos a análise na atuação do artista no rádio, mais especificamente no programa “No Mundo do Baião” (1950-1951), estrelado por ele e seus principais parceiros de composição – Humberto Teixeira (1915- 1979) e Zé Dantas (1921 – 1962) – na Rádio Nacional. Partindo desta documentação e recorte, buscaremos mostrar de que forma a construção de dadas espacialidades está ligada a uma apreensão e composição simbólica do espaço, que no caso em questão envolve a articulação de elementos, marcos sonoros e sons fundamentais atribuídos ao Nordeste e que conferem à região uma pretensa pureza estética, cultural e formal. Uma análise mais aprofundada sobre a obra de Luiz Gonzaga nos permitirá entender as condições históricas de possibilidade do surgimento do baião e dos outros ritmos agenciados por Gonzaga nessa enunciação de uma paisagem sonora nordestina através dos mecanismos da produção radiofônica no Rio de Janeiro da década de 50. Nesse sentido, este trabalho buscará narrar o processo de composição dessa espacialidade na obra gonzagueana através da articulação dos elementos formais, estéticos e do “arquivo sonoro” que tentaram fixar à região sua pretensa autenticidade e pureza, com as condições materiais de produção, recepção e circulação da música nos grandes centros do Brasil no recorte exposto, bem como a própria trajetória do artista, seus percursos e percalços até a consagração como “artista do Nordeste”.
id UFRN_199b8c14dba9144154a13191237b5888
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49263
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Paulo Higor Duarte dehttps://orcid.org/0000-0002-9630-9023http://lattes.cnpq.br/3617419783978164https://orcid.org/0000-0003-4153-9240http://lattes.cnpq.br/7585947992338412Sales Neto, Francisco Firminohttps://orcid.org/0000-0001-9647-4638http://lattes.cnpq.br/3836760295812952Paranhos, Adalberto de PaulaAlbuquerque Júnior, Durval Muniz de2022-09-02T22:30:50Z2022-09-02T22:30:50Z2022-05-31SOUZA, Paulo Higor Duarte de. (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968). 2022. 123f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49263O presente trabalho propõe discutir de que forma se organizou um dado regime de audibilidade atrelado a região nordeste a partir da instrumentalização de um arquivo sonoro ligado a esta região na obra do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga (1912 – 1989). Para tanto, concentraremos a análise na atuação do artista no rádio, mais especificamente no programa “No Mundo do Baião” (1950-1951), estrelado por ele e seus principais parceiros de composição – Humberto Teixeira (1915- 1979) e Zé Dantas (1921 – 1962) – na Rádio Nacional. Partindo desta documentação e recorte, buscaremos mostrar de que forma a construção de dadas espacialidades está ligada a uma apreensão e composição simbólica do espaço, que no caso em questão envolve a articulação de elementos, marcos sonoros e sons fundamentais atribuídos ao Nordeste e que conferem à região uma pretensa pureza estética, cultural e formal. Uma análise mais aprofundada sobre a obra de Luiz Gonzaga nos permitirá entender as condições históricas de possibilidade do surgimento do baião e dos outros ritmos agenciados por Gonzaga nessa enunciação de uma paisagem sonora nordestina através dos mecanismos da produção radiofônica no Rio de Janeiro da década de 50. Nesse sentido, este trabalho buscará narrar o processo de composição dessa espacialidade na obra gonzagueana através da articulação dos elementos formais, estéticos e do “arquivo sonoro” que tentaram fixar à região sua pretensa autenticidade e pureza, com as condições materiais de produção, recepção e circulação da música nos grandes centros do Brasil no recorte exposto, bem como a própria trajetória do artista, seus percursos e percalços até a consagração como “artista do Nordeste”.The present paper proposes to discuss how a certain regime of audibility linked to the northeastern region was organized from the instrumentalization of a sound archive linked to this region in the work of the accordion player from Pernambuco, Luiz Gonzaga (1912-1989). To do so, we will concentrate the analysis on the artist's performance on the radio, more specifically on the program "No Mundo do Baião" (1950-1951), starring him and his main songwriting partners - Humberto Teixeira (1915-1979) and Zé Dantas (1921-1962) - on Rádio Nacional. Starting from this documentation and clipping, we seek to show how the construction of given spatialities is linked to a symbolic apprehension and composition of space, which in the case in question involves the articulation of elements, sound marks and fundamental sounds attributed to the Northeast and that confer on the region a pretended aesthetic, cultural and formal purity. A deeper analysis of Luiz Gonzaga's work will allow us to understand the historical conditions of possibility for the emergence of the baião and the other rhythms influenced by Gonzaga in the enunciation of a Northeastern soundscape through the mechanisms of radio production in Rio de Janeiro in the 1950s. In this sense, this paper will seek to narrate the process of composition of this spatiality in Gonzaga's work through the articulation of formal and aesthetic elements and the "sound archive" that tried to fix to the region its alleged authenticity and purity, with the material conditions of production, reception and circulation of music in the large centers of Brazil in the exposed cut, as well as the trajectory of the artist himself, his paths and mishaps until his consecration as an "artist from the brazillian Northeast".Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIANordesteRádioLuiz GonzagaPaisagem sonora(Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRecantossaudadeterranatal_Souza_2022.pdfapplication/pdf1351248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49263/1/Recantossaudadeterranatal_Souza_2022.pdfc1013641612a58b5b9500dfed859b9c6MD51123456789/492632022-09-02 19:31:42.418oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49263Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T22:31:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
title (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
spellingShingle (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
Souza, Paulo Higor Duarte de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Nordeste
Rádio
Luiz Gonzaga
Paisagem sonora
title_short (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
title_full (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
title_fullStr (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
title_full_unstemmed (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
title_sort (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)
author Souza, Paulo Higor Duarte de
author_facet Souza, Paulo Higor Duarte de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9630-9023
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3617419783978164
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4153-9240
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7585947992338412
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sales Neto, Francisco Firmino
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9647-4638
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3836760295812952
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paranhos, Adalberto de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Higor Duarte de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
contributor_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Nordeste
Rádio
Luiz Gonzaga
Paisagem sonora
dc.subject.por.fl_str_mv Nordeste
Rádio
Luiz Gonzaga
Paisagem sonora
description O presente trabalho propõe discutir de que forma se organizou um dado regime de audibilidade atrelado a região nordeste a partir da instrumentalização de um arquivo sonoro ligado a esta região na obra do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga (1912 – 1989). Para tanto, concentraremos a análise na atuação do artista no rádio, mais especificamente no programa “No Mundo do Baião” (1950-1951), estrelado por ele e seus principais parceiros de composição – Humberto Teixeira (1915- 1979) e Zé Dantas (1921 – 1962) – na Rádio Nacional. Partindo desta documentação e recorte, buscaremos mostrar de que forma a construção de dadas espacialidades está ligada a uma apreensão e composição simbólica do espaço, que no caso em questão envolve a articulação de elementos, marcos sonoros e sons fundamentais atribuídos ao Nordeste e que conferem à região uma pretensa pureza estética, cultural e formal. Uma análise mais aprofundada sobre a obra de Luiz Gonzaga nos permitirá entender as condições históricas de possibilidade do surgimento do baião e dos outros ritmos agenciados por Gonzaga nessa enunciação de uma paisagem sonora nordestina através dos mecanismos da produção radiofônica no Rio de Janeiro da década de 50. Nesse sentido, este trabalho buscará narrar o processo de composição dessa espacialidade na obra gonzagueana através da articulação dos elementos formais, estéticos e do “arquivo sonoro” que tentaram fixar à região sua pretensa autenticidade e pureza, com as condições materiais de produção, recepção e circulação da música nos grandes centros do Brasil no recorte exposto, bem como a própria trajetória do artista, seus percursos e percalços até a consagração como “artista do Nordeste”.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T22:30:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T22:30:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Paulo Higor Duarte de. (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968). 2022. 123f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49263
identifier_str_mv SOUZA, Paulo Higor Duarte de. (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968). 2022. 123f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49263/1/Recantossaudadeterranatal_Souza_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1013641612a58b5b9500dfed859b9c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777625955958784