A concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Alexandre
Orientador(a): Medeiros, Mario Lourenço de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43758
Resumo: Dentre as várias atribuições que competem às aulas de Língua Portuguesa, uma delas é também ensinar aos alunos a norma culta, oferecendo-lhes a oportunidade de aprimorar o conhecimento gramatical ao escrever gêneros textuais em que precisam utilizar adequadamente as regras prescritivas. No que concerne ao uso da concordância verbal, devemos levar em conta a riqueza da variação linguística no sentido de orientar os discentes a reconhecer as diferenças dialetais que têm, considerando o contexto em que se encontram, e as condições de produção textual apresentadas. Para tanto, nosso objeto de pesquisa diz respeito ao uso da concordância verbal na produção de textos dos alunos. E como objetivo geral deste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica sobre o uso da concordância verbal na produção escrita dos gêneros música e notícia em seus respectivos contextos de interação. Em termos específicos, nos propomos a: identificar casos de variação linguística da concordância verbal em textos do gênero música; aplicar as regras gramaticais prescritivas do uso da concordância verbal em produção de textos do gênero notícia; e por fim, distinguir nos gêneros música e notícia o uso da concordância verbal nas variedades culta e popular, adequando-o devidamente em cada contexto interacional. O cenário escolhido para esta pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, cujos participantes são os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia da nossa proposta, trata-se de uma pesquisa-ação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; THIOLLENT, 2011) com abordagem qualitativo-interpretativista na geração de dados. (BODGAN; BIKLEN, 1994). Em relação aos instrumentais de operacionalização, propomos: um questionário (diagnóstico), fotografias das ações de todo o processo pedagógico e registros documentados no diário de campo. Também propomos que o corpus deste trabalho sejam os textos produzidos pelos alunos, aplicados e desenvolvidos nas etapas da sequência didática, nos termos apresentados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso referencial teórico é estruturado nos conceitos de: língua e linguagem (CAMPOS, 2014; KOCH, 2015; AVELAR, 2017; TERRA, 2018); tipos de norma linguística (BAGNO, 2001; 2002; 2003; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017) e gramática da Língua Portuguesa (TRAVAGLIA, 2000; 2004; FRANCHI, 2006; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a); a variação linguística nos diversos contextos de interação de fala e de escrita (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; COELHO et al., 2015); os pressupostos conceituais e teóricos de gêneros textuais (ANTUNES, 2009; 2014; 2017; MARCUSCHI, 2010); e por fim, o tratamento da concordância verbal em gêneros textuais escritos (TRAVAGLIA, 2000; 2004; MELLO, 2005; AZEREDO, 2018). Desse modo, esperamos que a aplicação das regras da concordância verbal dos gêneros textuais música e notícia seja uma oportunidade para o aluno lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos do dia a dia, uma vez que tudo que fazemos linguisticamente é feito por meio de algum gênero. Para tanto, sugerimos que o professor de Língua Portuguesa explore em sala de aula a variabilidade da concordância verbal, considerando que esta prática pode proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua competência linguística e comunicativa de maneira mais consciente e em diferentes situações de interação de fala e de escrita, correspondendo, desta forma, às expectativas da presente proposta interventiva.
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No que concerne ao uso da concordância verbal, devemos levar em conta a riqueza da variação linguística no sentido de orientar os discentes a reconhecer as diferenças dialetais que têm, considerando o contexto em que se encontram, e as condições de produção textual apresentadas. Para tanto, nosso objeto de pesquisa diz respeito ao uso da concordância verbal na produção de textos dos alunos. E como objetivo geral deste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica sobre o uso da concordância verbal na produção escrita dos gêneros música e notícia em seus respectivos contextos de interação. Em termos específicos, nos propomos a: identificar casos de variação linguística da concordância verbal em textos do gênero música; aplicar as regras gramaticais prescritivas do uso da concordância verbal em produção de textos do gênero notícia; e por fim, distinguir nos gêneros música e notícia o uso da concordância verbal nas variedades culta e popular, adequando-o devidamente em cada contexto interacional. O cenário escolhido para esta pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-CE, cujos participantes são os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia da nossa proposta, trata-se de uma pesquisa-ação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; THIOLLENT, 2011) com abordagem qualitativo-interpretativista na geração de dados. (BODGAN; BIKLEN, 1994). Em relação aos instrumentais de operacionalização, propomos: um questionário (diagnóstico), fotografias das ações de todo o processo pedagógico e registros documentados no diário de campo. Também propomos que o corpus deste trabalho sejam os textos produzidos pelos alunos, aplicados e desenvolvidos nas etapas da sequência didática, nos termos apresentados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso referencial teórico é estruturado nos conceitos de: língua e linguagem (CAMPOS, 2014; KOCH, 2015; AVELAR, 2017; TERRA, 2018); tipos de norma linguística (BAGNO, 2001; 2002; 2003; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017) e gramática da Língua Portuguesa (TRAVAGLIA, 2000; 2004; FRANCHI, 2006; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a); a variação linguística nos diversos contextos de interação de fala e de escrita (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; COELHO et al., 2015); os pressupostos conceituais e teóricos de gêneros textuais (ANTUNES, 2009; 2014; 2017; MARCUSCHI, 2010); e por fim, o tratamento da concordância verbal em gêneros textuais escritos (TRAVAGLIA, 2000; 2004; MELLO, 2005; AZEREDO, 2018). Desse modo, esperamos que a aplicação das regras da concordância verbal dos gêneros textuais música e notícia seja uma oportunidade para o aluno lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos do dia a dia, uma vez que tudo que fazemos linguisticamente é feito por meio de algum gênero. Para tanto, sugerimos que o professor de Língua Portuguesa explore em sala de aula a variabilidade da concordância verbal, considerando que esta prática pode proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver sua competência linguística e comunicativa de maneira mais consciente e em diferentes situações de interação de fala e de escrita, correspondendo, desta forma, às expectativas da presente proposta interventiva.Among the various attributions that compete in Portuguese language classes, one of them is also to teach students the cultured norm, offering them the opportunity to improve their grammatical knowledge when writing textual genres in which they need to properly use the prescriptive rules. With regard to the use of verbal agreement, we must take into account the richness of linguistic variation in order to guide students to recognize the dialectal differences they have considering the context in which they are found and the conditions of textual production presented. Therefore, our research object concerns the use of verbal agreement in the production of students' texts. And as a general objective of this work, we present a proposal for a pedagogical intervention on the use of verbal agreement in the written production of music and news genres in their respective interaction contexts. In specific terms, we propose to: identify cases of linguistic variation in verbal agreement in texts of the music genre; apply the prescriptive grammatical rules for the use of verbal agreement in the production of texts in the news genre; and finally, distinguishing in the music and news genres the use of verbal agreement in the cultured and popular varieties, properly adapting it to each interactional context. The scenario chosen for this research was a municipal public school in the city of Fortaleza-CE, whose participants are students from the 8th grade of Elementary School. As for the methodology of our proposal, it is an action research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; THIOLLENT, 2011) with a qualitative-interpretative approach in data generation. (BODGAN; BIKLEN, 1994). Regarding the operational instruments, we propose: a questionnaire (diagnostic), photographs of the actions of the entire pedagogical process and records documented in the field diary. We also propose that the corpus of this work be the texts produced by the students, applied and developed in the steps of the didactic sequence, in the terms presented by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Our theoretical framework is structured around the concepts of: language and language (CAMPOS, 2014; KOCH, 2015; AVELAR, 2017; TERRA, 2018); types of linguistic norm (BAGNO, 2001; 2002; 2003; FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017) and grammar of the Portuguese language (TRAVAGLIA, 2000; 2004; FRANCHI, 2006; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a); linguistic variation in the different contexts of speech and writing interaction (BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; COELHO et al., 2015); the conceptual and theoretical assumptions of textual genres (ANTUNES, 2009; 2014; 2017; MARCUSCHI, 2010); and finally, the treatment of verbal agreement in written textual genres (TRAVAGLIA, 2000; 2004; MELLO, 2005; AZEREDO, 2018). In this way, we hope that the application of the rules of verbal agreement in the text genres music and news will be an opportunity for the student to deal with the language in its most diverse authentic everyday uses, since everything we do linguistically is done through of some genre. Therefore, we suggest that the Portuguese Language teacher explores the variability of verbal agreement in the classroom, considering that this practice can provide the student with the opportunity to develop their linguistic and communicative competence more consciously and in different situations of speech interaction. and writing, thus corresponding to the expectations of the present intervention proposal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilNorma culta e gramáticaVariação linguísticaConcordância verbalEnsino de língua portuguesaA concordância verbal numa perspectiva sociointerativa para o ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConcordanciaverbalperspectiva_Ferreira_2021.pdfapplication/pdf5067317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/43758/1/Concordanciaverbalperspectiva_Ferreira_2021.pdf83b007b36412f47e78c185b3aa3015c6MD51123456789/437582022-05-02 12:49:52.371oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/43758Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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