Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Fernandes Neto, André Pedro
Orientador(a): Costa, José Alfredo Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878
Resumo: Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problem
id UFRN_1ecba5545ac38bc29e0bebd888bb1f5e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14878
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes Neto, André Pedrohttp://lattes.cnpq.br/6481909544754185http://lattes.cnpq.br/9745845064013172Sousa Neto, Manoel Veras dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=nullRamos, Paulo César Formigahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4Alencar, Marcelo Sampaio dehttp://lattes.cnpq.br/0946722048975388Costa, José Alfredo Ferreira2014-12-17T14:52:36Z2014-12-122014-12-17T14:52:36Z2008-06-20FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problemA área de telecomunicações é uma das mais estratégicas e dinâmicas do mundo atual. Esse fato se deve a inúmeras inovações tecnológicas que afetaram a forma como as informações trafegam. O conhecimento deixou de ser percebido como um acúmulo linear, lógico e cronológico de informações e passou a ser visto como uma construção em rede, consequentemente a massificação da Internet banda larga em alta velocidade teve grande influência sobre esse fenômeno. Essa dissertação aborda um estudo sobre medição de desempenho e serviços de manutenção em telecomunicações, com o uso de ferramentas de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD). Objetiva-se transformar informações, armazenadas nas bases de dados de uma grande empresa de telecomunicações do país, em conhecimento útil. A metodologia de pesquisa utilizada focou no uso de análise de regressão múltipla como ferramenta para estimar a taxa de abandono de clientes em serviços de Internet de banda larga, como variável dependente, e indicadores de qualidade de serviço como variáveis independentes. Modelos foram testados e analisados estatisticamente. O trabalho apresenta resultados que permitem analisar e identificar quais os indicadores de qualidade que exercem maior influência na taxa de abandono dos clientes. São propostas sugestões que possam ser aplicadas para melhoria de qualidade do serviço percebido e consequentemente diminuições das perdas com a taxa de abandonoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações&#65279Medição de DesempenhoQualidade de ServiçoDescoberta de Conhecimento em Bases de DadosTaxa de Abandono (Churn)Análise de Regressão MultivariadaPerformance measurementQuality of ServicesKnowledge Discovery in DatabasesChurnModels of Multivariate RegressionDecision Support SystemsCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOAnálise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda largainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndrePFN.pdfapplication/pdf1525936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/1/AndrePFN.pdfedb576494fd35f42e78d512df4fc02dfMD51TEXTAndrePFN.pdf.txtAndrePFN.pdf.txtExtracted texttext/plain410645https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/6/AndrePFN.pdf.txt8f0cebb118adfdcfd7e2d072827bf592MD56THUMBNAILAndrePFN.pdf.jpgAndrePFN.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5110https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/7/AndrePFN.pdf.jpg3f0a5d08edc86917ff6852d1c8c4984fMD57123456789/148782017-11-02 01:20:01.464oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T04:20:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
title Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
spellingShingle Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
Fernandes Neto, André Pedro
&#65279
Medição de Desempenho
Qualidade de Serviço
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados
Taxa de Abandono (Churn)
Análise de Regressão Multivariada
Performance measurement
Quality of Services
Knowledge Discovery in Databases
Churn
Models of Multivariate Regression
Decision Support Systems
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
title_short Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
title_full Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
title_fullStr Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
title_full_unstemmed Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
title_sort Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
author Fernandes Neto, André Pedro
author_facet Fernandes Neto, André Pedro
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6481909544754185
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9745845064013172
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sousa Neto, Manoel Veras de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Paulo César Formiga
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Alencar, Marcelo Sampaio de
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0946722048975388
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Neto, André Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, José Alfredo Ferreira
contributor_str_mv Costa, José Alfredo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv &#65279
Medição de Desempenho
Qualidade de Serviço
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados
Taxa de Abandono (Churn)
Análise de Regressão Multivariada
topic &#65279
Medição de Desempenho
Qualidade de Serviço
Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados
Taxa de Abandono (Churn)
Análise de Regressão Multivariada
Performance measurement
Quality of Services
Knowledge Discovery in Databases
Churn
Models of Multivariate Regression
Decision Support Systems
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance measurement
Quality of Services
Knowledge Discovery in Databases
Churn
Models of Multivariate Regression
Decision Support Systems
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
description Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problem
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:52:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-12
2014-12-17T14:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878
identifier_str_mv FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/1/AndrePFN.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/6/AndrePFN.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/7/AndrePFN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edb576494fd35f42e78d512df4fc02df
8f0cebb118adfdcfd7e2d072827bf592
3f0a5d08edc86917ff6852d1c8c4984f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118037164261376