Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
|
Departamento: |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878 |
Resumo: | Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problem |
id |
UFRN_1ecba5545ac38bc29e0bebd888bb1f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14878 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes Neto, André Pedrohttp://lattes.cnpq.br/6481909544754185http://lattes.cnpq.br/9745845064013172Sousa Neto, Manoel Veras dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=nullRamos, Paulo César Formigahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4Alencar, Marcelo Sampaio dehttp://lattes.cnpq.br/0946722048975388Costa, José Alfredo Ferreira2014-12-17T14:52:36Z2014-12-122014-12-17T14:52:36Z2008-06-20FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problemA área de telecomunicações é uma das mais estratégicas e dinâmicas do mundo atual. Esse fato se deve a inúmeras inovações tecnológicas que afetaram a forma como as informações trafegam. O conhecimento deixou de ser percebido como um acúmulo linear, lógico e cronológico de informações e passou a ser visto como uma construção em rede, consequentemente a massificação da Internet banda larga em alta velocidade teve grande influência sobre esse fenômeno. Essa dissertação aborda um estudo sobre medição de desempenho e serviços de manutenção em telecomunicações, com o uso de ferramentas de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD). Objetiva-se transformar informações, armazenadas nas bases de dados de uma grande empresa de telecomunicações do país, em conhecimento útil. A metodologia de pesquisa utilizada focou no uso de análise de regressão múltipla como ferramenta para estimar a taxa de abandono de clientes em serviços de Internet de banda larga, como variável dependente, e indicadores de qualidade de serviço como variáveis independentes. Modelos foram testados e analisados estatisticamente. O trabalho apresenta resultados que permitem analisar e identificar quais os indicadores de qualidade que exercem maior influência na taxa de abandono dos clientes. São propostas sugestões que possam ser aplicadas para melhoria de qualidade do serviço percebido e consequentemente diminuições das perdas com a taxa de abandonoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesMedição de DesempenhoQualidade de ServiçoDescoberta de Conhecimento em Bases de DadosTaxa de Abandono (Churn)Análise de Regressão MultivariadaPerformance measurementQuality of ServicesKnowledge Discovery in DatabasesChurnModels of Multivariate RegressionDecision Support SystemsCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOAnálise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda largainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAndrePFN.pdfapplication/pdf1525936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/1/AndrePFN.pdfedb576494fd35f42e78d512df4fc02dfMD51TEXTAndrePFN.pdf.txtAndrePFN.pdf.txtExtracted texttext/plain410645https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/6/AndrePFN.pdf.txt8f0cebb118adfdcfd7e2d072827bf592MD56THUMBNAILAndrePFN.pdf.jpgAndrePFN.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5110https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/7/AndrePFN.pdf.jpg3f0a5d08edc86917ff6852d1c8c4984fMD57123456789/148782017-11-02 01:20:01.464oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14878Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T04:20:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
title |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
spellingShingle |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga Fernandes Neto, André Pedro  Medição de Desempenho Qualidade de Serviço Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Taxa de Abandono (Churn) Análise de Regressão Multivariada Performance measurement Quality of Services Knowledge Discovery in Databases Churn Models of Multivariate Regression Decision Support Systems CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO |
title_short |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
title_full |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
title_fullStr |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
title_full_unstemmed |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
title_sort |
Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga |
author |
Fernandes Neto, André Pedro |
author_facet |
Fernandes Neto, André Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6481909544754185 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9745845064013172 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Sousa Neto, Manoel Veras de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Ramos, Paulo César Formiga |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Alencar, Marcelo Sampaio de |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0946722048975388 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes Neto, André Pedro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, José Alfredo Ferreira |
contributor_str_mv |
Costa, José Alfredo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
 Medição de Desempenho Qualidade de Serviço Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Taxa de Abandono (Churn) Análise de Regressão Multivariada |
topic |
 Medição de Desempenho Qualidade de Serviço Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Taxa de Abandono (Churn) Análise de Regressão Multivariada Performance measurement Quality of Services Knowledge Discovery in Databases Churn Models of Multivariate Regression Decision Support Systems CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance measurement Quality of Services Knowledge Discovery in Databases Churn Models of Multivariate Regression Decision Support Systems |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO |
description |
Telecommunication is one of the most dynamic and strategic areas in the world. Many technological innovations has modified the way information is exchanged. Information and knowledge are now shared in networks. Broadband Internet is the new way of sharing contents and information. This dissertation deals with performance indicators related to maintenance services of telecommunications networks and uses models of multivariate regression to estimate churn, which is the loss of customers to other companies. In a competitive environment, telecommunications companies have devised strategies to minimize the loss of customers. Loosing customers presents a higher cost than obtaining new ones. Corporations have plenty of data stored in a diversity of databases. Usually the data are not explored properly. This work uses the Knowledge Discovery in Databases (KDD) to establish rules and new models to explain how churn, as a dependent variable, are related to a diversity of service indicators, such as time to deploy the service (in hours), time to repair (in hours), and so on. Extraction of meaningful knowledge is, in many cases, a challenge. Models were tested and statistically analyzed. The work also shows results that allows the analysis and identification of which quality services indicators influence the churn. Actions are also proposed to solve, at least in part, this problem |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:52:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-12 2014-12-17T14:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878 |
identifier_str_mv |
FERNANDES NETO, André Pedro. Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga. 2008. 225 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/1/AndrePFN.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/6/AndrePFN.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14878/7/AndrePFN.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
edb576494fd35f42e78d512df4fc02df 8f0cebb118adfdcfd7e2d072827bf592 3f0a5d08edc86917ff6852d1c8c4984f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802118037164261376 |