Uso de tecnologias digitais para fortalecimento da comunicação escola/família numa instituição da rede estadual do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carmo, Análya Cristina Leite Cortez do
Orientador(a): Martins, Cibelle Amorim
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52715
Resumo: Esta pesquisa permitiu analisar novos caminhos para uma comunicação mais dialógica, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, entre a escola e as famílias através de ações que visem aproximar as duas instituições num contexto de colaboração e corresponsabilidade. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa investigação estão fundamentados nos estudos de Lévy, Kenski, Freire, Paro, Fullan, entre outros, que discutem os conceitos de tecnologia, comunicação e a relação entre escola e família. A questão central desta investigação é: Como a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir na comunicação dialógica entre escola e família? Definimos como objetivo central: analisar novas estratégias para uma comunicação mais dialógica entre escola e as famílias, com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia da pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa, tem como campo empírico as dependências da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, e como sujeitos os estudantes do Ensino Fundamental II, seus responsáveis e a equipe da escola. Quanto aos objetivos, a pesquisa é explicativa, pois busca compreender melhor a realidade pesquisada, identificando os fatores que determinam ou contribuem para uma comunicação mais dialógica entre escola e família. Quanto ao método, caracteriza-se como pesquisa participante, na qual se fez uso da técnica de pesquisa denominada grupo focal. A coleta de dados foi feita a partir da observação participante, diário de bordo, questionário e registros em áudio. Para realização das análises, buscou-se interpretar as falas dos sujeitos; bem como, a interpretação dos fatos pela pesquisadora. Ao final da pesquisa, reuniu-se subsídios para analisar os impactos das ações, percebendo quais contribuições as tecnologias digitais podem trazer para as comunicações escolares e quais dessas tecnologias são mais viáveis para implantação na escola pesquisada. Como resultados, concluímos que a comunicação entre escola e família, na escola pesquisada, precisa ser fortalecida, a partir do uso adequado das ferramentas facilitadoras dessa comunicação, para que as duas instituições possam cumprir seus papéis formativos de forma colaborativa. Assim percebemos que a comunicação, a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, de forma planejada, constitui-se como um facilitador da interação entre as duas instituições. Nesse prisma, construímos de forma coletiva - com a participação da escola e das famílias - um guia para uma comunicação mais dialógica entre escola e família que poderá servir de referência para os profissionais da educação na escola em questão, ou ainda, para outras instituições de ensino que poderão desenvolver tais práticas, realizando as devidas adaptações aos seus contextos específicos. Também foi possível concluir que as famílias acompanham o processo formativo dos estudantes e desejam uma relação mais dialógica com a escola. Entretanto, a escola ainda sente que esse acompanhamento da família em relação a vida escolar dos estudantes necessita ser melhor desenvolvido. Por sua vez, os estudantes valorizam essas trocas comunicativas entre as duas instituições, e se sentem acolhidos, por compreenderem a importância da participação da família na sua vida escolar, uma vez que são adolescentes e necessitam de orientação.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52715Esta pesquisa permitiu analisar novos caminhos para uma comunicação mais dialógica, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, entre a escola e as famílias através de ações que visem aproximar as duas instituições num contexto de colaboração e corresponsabilidade. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa investigação estão fundamentados nos estudos de Lévy, Kenski, Freire, Paro, Fullan, entre outros, que discutem os conceitos de tecnologia, comunicação e a relação entre escola e família. A questão central desta investigação é: Como a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir na comunicação dialógica entre escola e família? Definimos como objetivo central: analisar novas estratégias para uma comunicação mais dialógica entre escola e as famílias, com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. A metodologia da pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa, tem como campo empírico as dependências da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, e como sujeitos os estudantes do Ensino Fundamental II, seus responsáveis e a equipe da escola. Quanto aos objetivos, a pesquisa é explicativa, pois busca compreender melhor a realidade pesquisada, identificando os fatores que determinam ou contribuem para uma comunicação mais dialógica entre escola e família. Quanto ao método, caracteriza-se como pesquisa participante, na qual se fez uso da técnica de pesquisa denominada grupo focal. A coleta de dados foi feita a partir da observação participante, diário de bordo, questionário e registros em áudio. Para realização das análises, buscou-se interpretar as falas dos sujeitos; bem como, a interpretação dos fatos pela pesquisadora. Ao final da pesquisa, reuniu-se subsídios para analisar os impactos das ações, percebendo quais contribuições as tecnologias digitais podem trazer para as comunicações escolares e quais dessas tecnologias são mais viáveis para implantação na escola pesquisada. Como resultados, concluímos que a comunicação entre escola e família, na escola pesquisada, precisa ser fortalecida, a partir do uso adequado das ferramentas facilitadoras dessa comunicação, para que as duas instituições possam cumprir seus papéis formativos de forma colaborativa. Assim percebemos que a comunicação, a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, de forma planejada, constitui-se como um facilitador da interação entre as duas instituições. Nesse prisma, construímos de forma coletiva - com a participação da escola e das famílias - um guia para uma comunicação mais dialógica entre escola e família que poderá servir de referência para os profissionais da educação na escola em questão, ou ainda, para outras instituições de ensino que poderão desenvolver tais práticas, realizando as devidas adaptações aos seus contextos específicos. Também foi possível concluir que as famílias acompanham o processo formativo dos estudantes e desejam uma relação mais dialógica com a escola. Entretanto, a escola ainda sente que esse acompanhamento da família em relação a vida escolar dos estudantes necessita ser melhor desenvolvido. Por sua vez, os estudantes valorizam essas trocas comunicativas entre as duas instituições, e se sentem acolhidos, por compreenderem a importância da participação da família na sua vida escolar, uma vez que são adolescentes e necessitam de orientação.This research allowed to analyze new paths for a more dialogical communication, with the use of Digital Information and Communication Technologies, between the school and the families through actions that aim to bring the two institutions closer in a context of collaboration and co-responsibility. To this end, the theoretical and scientific assumptions that support this research are based on the studies of Lévy, Kenski, Freire, Paro, Fullan, among others, who discuss the concepts of technology, communication, and the relationship between school and family. The central question of this research is: How can the use of digital information and communication technologies contribute to the dialogical communication between school and family? We defined as central objective: to analyze new strategies for a more dialogical communication between school and families, with the use of digital technologies of information and communication. The research methodology is based on the qualitative approach, and its empirical field is the premises of the State School Senador Dinarte Mariz, and its subjects are the students of the Elementary School II, their guardians and the school staff. As for the objectives, the research is explanatory, because it seeks to better understand the reality researched, identifying the factors that determine or contribute to a more dialogical communication between school and family. As for the method, it is characterized as participant research, in which the research technique called focus group was used. The data collection was made from participant observation, logbook, questionnaire, and audio records. To carry out the analysis, we sought to interpret the statements of the subjects, as well as the researcher's interpretation of the facts. At the end of the research, we gathered subsidies to analyze the impacts of the actions, noticing which contributions digital technologies can bring to school communications and which of these technologies are more feasible to implement in the school researched. As a result, we concluded that the communication between school and family in the researched school needs to be strengthened through the appropriate use of tools that facilitate this communication, so that both institutions can fulfill their formative roles in a collaborative way. Thus, we realize that communication, from the use of Digital Information and Communication Technologies, in a planned way, constitutes a facilitator of the interaction between the two institutions. In this perspective, we have collectively built - with the participation of the school and the families - a guide for a more dialogical communication between school and family that may serve as a reference for educational professionals in the school in question, or even for other educational institutions that may develop such practices, making the necessary adaptations to their specific contexts. It was also possible to conclude that families follow the students' educational process and wish for a more dialogical relationship with the school. However, the school still feels that this follow-up by the family in relation to the students' school life needs to be better developed. In turn, the students value these communicative exchanges between the two institutions, and feel welcomed because they understand the importance of family participation in their school life, since they are adolescents and need guidance.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOComunicação dialógicaComunicação escola e famíliaTecnologias digitais de informação e comunicaçãoUso de tecnologias digitais para fortalecimento da comunicação escola/família numa instituição da rede estadual do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsotecnologiasdigitais_Carmo_2023.pdfapplication/pdf10765214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52715/1/Usotecnologiasdigitais_Carmo_2023.pdf2b8cde4ba52e7f5ec826f331a30c1445MD51123456789/527152023-06-15 18:05:00.66oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52715Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-15T21:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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