Percepção do paciente com doença de Parkinson: contribuições para a formação integral em saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lira, Maíra Melo do Vale
Orientador(a): Moreira, Simone da Nobrega Tomaz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47629
Resumo: Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica neurodegenerativa caracterizada pela manifestação de sintomas motores, sendo os principais: bradicinesia, rigidez muscular e tremor de repouso; como também sintomas não motores, como: depressão, dor, distúrbio do sono e comprometimento cognitivo. Sintomas que provocam um impacto psicossocial na vida dos pacientes com DP. A maioria das ações em saúde está fundamentada no modelo biomédico, que supervaloriza a doença e seus sintomas, e no caso da DP tem seu foco, especialmente, para os sintomas motores e seu tratamento. Sendo importante dar voz ao doente crônico a partir das suas fragilidades e necessidades e assim fomentar possibilidades de intervenção nos processos de saúde-doençacuidado. Este trabalho tem por objetivo favorecer a formação integral em saúde a partir da percepção dos pacientes com DP sobre o seu processo de doença e tratamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica fundamentada no Método Fenomenológico. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas individuais a partir do roteiro semiestruturado de entrevista o McGill MINI – Narrativa do adoecimento. Participaram da pesquisa 7 pacientes com idades entre 48 e 73 anos, atendidos no Ambulatório de distúrbio do movimento do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, Rio Grande do Norte. A partir dos relatos obtidos emergiram três núcleos temáticos que dizem respeito ao paciente diante de seu diagnóstico, o viver com os sinais e sintomas da doença e seu tratamento e o impacto psicossocial da doença e o cuidado em saúde. Os pacientes relatam sofrimento psicológico com impacto no seu cotidiano e em suas relações sociais e de trabalho o que, de forma geral, pode prejudicar sua relação com o próprio adoecimento. Traz a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e de uma visão ampla do sujeito, bem como do fortalecimento do ensino na saúde diante da perspectiva do cuidado integral em saúde.
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Sintomas que provocam um impacto psicossocial na vida dos pacientes com DP. A maioria das ações em saúde está fundamentada no modelo biomédico, que supervaloriza a doença e seus sintomas, e no caso da DP tem seu foco, especialmente, para os sintomas motores e seu tratamento. Sendo importante dar voz ao doente crônico a partir das suas fragilidades e necessidades e assim fomentar possibilidades de intervenção nos processos de saúde-doençacuidado. Este trabalho tem por objetivo favorecer a formação integral em saúde a partir da percepção dos pacientes com DP sobre o seu processo de doença e tratamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica fundamentada no Método Fenomenológico. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas individuais a partir do roteiro semiestruturado de entrevista o McGill MINI – Narrativa do adoecimento. Participaram da pesquisa 7 pacientes com idades entre 48 e 73 anos, atendidos no Ambulatório de distúrbio do movimento do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, Rio Grande do Norte. A partir dos relatos obtidos emergiram três núcleos temáticos que dizem respeito ao paciente diante de seu diagnóstico, o viver com os sinais e sintomas da doença e seu tratamento e o impacto psicossocial da doença e o cuidado em saúde. Os pacientes relatam sofrimento psicológico com impacto no seu cotidiano e em suas relações sociais e de trabalho o que, de forma geral, pode prejudicar sua relação com o próprio adoecimento. Traz a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe e de uma visão ampla do sujeito, bem como do fortalecimento do ensino na saúde diante da perspectiva do cuidado integral em saúde.Parkinson's disease (PD) is a chronic neurodegenerative disease characterized by the manifestation of motor symptoms, the main ones being: bradykinesia, muscle rigidity and resting tremor; as well as non-motor symptoms, such as depression, pain, sleep disturbance and cognitive impairment. Symptoms that have a psychosocial impact on the lives of patients with PD. Most health actions are based on the biomedical model, which overvalues the disease and its symptoms, and in the case of PD, it focuses especially on motor symptoms and their treatment. It is important to give voice to the chronically ill based on their weaknesses and needs and thus foster possibilities of intervention in the healthdisease-care processes. This work aims to promote comprehensive health education based on the perception of PD patients about their disease process and treatment. This is qualitative, descriptive and analytical research based on the Phenomenological Method. Research data were collected through individual interviews using the semi-structured interview script McGill MINI – Narrative of illness. The participants were 7 patients aged between 48 and 73 years, treated at the Movement Disorder Outpatient Clinic of the Onofre Lopes University Hospital, Natal, Rio Grande do Norte. From the reports obtained, three thematic nuclei emerged that concern the patient before his diagnosis, living with the signs and symptoms of the disease and its treatment and the psychosocial impact of the disease and health care. Patients report psychological suffering with an impact on their daily lives and on their social and work relationships, which, in general, can harm their relationship with the illness itself. It brings a reflection on the importance of teamwork and a broad view of the subject, as well as the strengthening of health education from the perspective of comprehensive health care.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilDoença de ParkinsonExperiência da doençaCuidado integralPercepção do paciente com doença de Parkinson: contribuições para a formação integral em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPercepcaopacientedoenca_Lira_2022.pdfapplication/pdf1827124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47629/1/Percepcaopacientedoenca_Lira_2022.pdfbb1ac38cf218546e08ba12ef740245f4MD51123456789/476292022-06-09 20:23:30.577oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47629Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-09T23:23:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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