A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lima, Emerson de Carvalho
Orientador(a): Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55281
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, com base no conhecimento histórico e no conhecimento escolar inerente ao ensino básico, os terremotos ocorridos em 1986 no município de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é investigar com alunos do 9º ano do ensino fundamental a relação entre os homens e as mulheres com fenômenos da natureza, compreendendo de que maneira as ações humanas podem favorecer a ampliação dos efeitos das catástrofes naturais. O estudo possibilita que alunos da escola básica vivenciem a experiência de estudar os fenômenos da natureza relacionados com a história social e cultural. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com uma temática local – os terremotos de João Câmara – que se universaliza na medida em que discute uma questão universal: o relacionamento dos homens e das mulheres com a natureza. Aborda como o uso das memórias individuais e coletivas em torno dos terremotos se constitui em uma importante estratégia para o trabalho com a construção das identidades locais, uma vez que permite que sejam estabelecidas relações com espacialidades e temporalidades distintas. Como apêndice do trabalho é apresentado um produto – que é uma exigência do ProfHistória – que é uma Caixa de História, composta por oficinas de trabalho. Cada oficina é organizada em temáticas relacionadas aos terremotos e estão estruturadas a partir de textos, imagens e vídeos para análises e por questões para serem respondidas pelos alunos. Em cada oficina há um detalhamento metodológico a ser adotado pelo professor. Ao final da produção pode-se constatar a eficiência dos estudos da natureza como conteúdos históricos para o aluno conhecer melhor o mundo em que vive.
id UFRN_31be705e2c211e64c1241c0d44ea9fad
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55281
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Emerson de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8324010950825991https://orcid.org/0000-0001-6246-6138http://lattes.cnpq.br/2731237954780451Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigueshttps://orcid.org/0000-0002-5720-5942http://lattes.cnpq.br/9609541796507055Mello, Paulo Eduardo Dias deRocha, Raimundo Nonato Araújo da2023-11-10T19:42:28Z2023-11-10T19:42:28Z2023-09-18LIMA, Emerson de Carvalho. A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986. Orientador: Dr. Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2023. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55281O objetivo deste trabalho é analisar, com base no conhecimento histórico e no conhecimento escolar inerente ao ensino básico, os terremotos ocorridos em 1986 no município de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é investigar com alunos do 9º ano do ensino fundamental a relação entre os homens e as mulheres com fenômenos da natureza, compreendendo de que maneira as ações humanas podem favorecer a ampliação dos efeitos das catástrofes naturais. O estudo possibilita que alunos da escola básica vivenciem a experiência de estudar os fenômenos da natureza relacionados com a história social e cultural. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com uma temática local – os terremotos de João Câmara – que se universaliza na medida em que discute uma questão universal: o relacionamento dos homens e das mulheres com a natureza. Aborda como o uso das memórias individuais e coletivas em torno dos terremotos se constitui em uma importante estratégia para o trabalho com a construção das identidades locais, uma vez que permite que sejam estabelecidas relações com espacialidades e temporalidades distintas. Como apêndice do trabalho é apresentado um produto – que é uma exigência do ProfHistória – que é uma Caixa de História, composta por oficinas de trabalho. Cada oficina é organizada em temáticas relacionadas aos terremotos e estão estruturadas a partir de textos, imagens e vídeos para análises e por questões para serem respondidas pelos alunos. Em cada oficina há um detalhamento metodológico a ser adotado pelo professor. Ao final da produção pode-se constatar a eficiência dos estudos da natureza como conteúdos históricos para o aluno conhecer melhor o mundo em que vive.The objective of this work is to analyze, considering historical knowledge and school knowledge inherent to basic education, the earthquakes that occurred in 1986 in the city of João Câmara, in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. The goal is to investigate with 9th grade students the human relationship with nature phenomena, understanding how human actions can favor the emergence of natural disasters. The study enables elementary school students to experience the study of nature phenomena related to social and cultural history. It is a research that works with a local theme - the earthquakes in João Câmara - that becomes universal as it discusses an universal issue: the relationship of men and women with nature. It approaches how the use of individual and collective memories around the earthquakes is an important strategy for the work with the construction of local identities, since it allows relationships to be established with distinct spatialities and temporalities. As an appendix to the work, a product is presented - which is a requirement of ProfHistoria - which is a “Caixa de História", composed of workshops. Each workshop is organized in themes related to earthquakes and structured with texts, images and videos for analysis and questions to be answered by the students. In each workshop, there is a methodological procedure to be adopted by the teacher. We can attest the efficiency of nature studies as historical content for students to better understand the world they live in.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória - ensinoHistória potiguarNaturezaTerremotoJoão Câmara, RNA natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986Nature has history: the earthquakes in João Câmara, 1986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaturezahistoriaterremotos_Lima_2023.pdfapplication/pdf5455061https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55281/1/Naturezahistoriaterremotos_Lima_2023.pdf16d9b2a515b36059833500f327e43728MD51123456789/552812023-11-10 16:43:13.558oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55281Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-10T19:43:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Nature has history: the earthquakes in João Câmara, 1986
title A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
spellingShingle A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
Lima, Emerson de Carvalho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História - ensino
História potiguar
Natureza
Terremoto
João Câmara, RN
title_short A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
title_full A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
title_fullStr A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
title_full_unstemmed A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
title_sort A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986
author Lima, Emerson de Carvalho
author_facet Lima, Emerson de Carvalho
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8324010950825991
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6246-6138
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2731237954780451
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5720-5942
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9609541796507055
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mello, Paulo Eduardo Dias de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Emerson de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
contributor_str_mv Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História - ensino
História potiguar
Natureza
Terremoto
João Câmara, RN
dc.subject.por.fl_str_mv História - ensino
História potiguar
Natureza
Terremoto
João Câmara, RN
description O objetivo deste trabalho é analisar, com base no conhecimento histórico e no conhecimento escolar inerente ao ensino básico, os terremotos ocorridos em 1986 no município de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. A meta é investigar com alunos do 9º ano do ensino fundamental a relação entre os homens e as mulheres com fenômenos da natureza, compreendendo de que maneira as ações humanas podem favorecer a ampliação dos efeitos das catástrofes naturais. O estudo possibilita que alunos da escola básica vivenciem a experiência de estudar os fenômenos da natureza relacionados com a história social e cultural. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com uma temática local – os terremotos de João Câmara – que se universaliza na medida em que discute uma questão universal: o relacionamento dos homens e das mulheres com a natureza. Aborda como o uso das memórias individuais e coletivas em torno dos terremotos se constitui em uma importante estratégia para o trabalho com a construção das identidades locais, uma vez que permite que sejam estabelecidas relações com espacialidades e temporalidades distintas. Como apêndice do trabalho é apresentado um produto – que é uma exigência do ProfHistória – que é uma Caixa de História, composta por oficinas de trabalho. Cada oficina é organizada em temáticas relacionadas aos terremotos e estão estruturadas a partir de textos, imagens e vídeos para análises e por questões para serem respondidas pelos alunos. Em cada oficina há um detalhamento metodológico a ser adotado pelo professor. Ao final da produção pode-se constatar a eficiência dos estudos da natureza como conteúdos históricos para o aluno conhecer melhor o mundo em que vive.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T19:42:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10T19:42:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Emerson de Carvalho. A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986. Orientador: Dr. Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2023. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55281
identifier_str_mv LIMA, Emerson de Carvalho. A natureza tem história: os terremotos em João Câmara no ano de 1986. Orientador: Dr. Raimundo Nonato Araújo da Rocha. 2023. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55281/1/Naturezahistoriaterremotos_Lima_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 16d9b2a515b36059833500f327e43728
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118027759583232