Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com Transtorno do Espectro Autista durante a pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Morais, Maria Mabel Nunes de
Orientador(a): Azoni, Cintia Alves Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45752
Resumo: Ao final de 2019, a população mundial foi surpreendida por um novo vírus com alto potencial de contágio. Dada sua rápida propagação pelo mundo, em 2020 esse acontecimento foi classificado como uma pandemia. Levando em consideração as recomendações da OMS, vários países adotaram o isolamento social e a quarentena como estratégia para o enfrentamento da pandemia, mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento. Diante dessa nova realidade social, os profissionais da saúde, especialmente os psicólogos, passaram a realizar os atendimentos em modalidade online. Vale salientar que todos os grupos sociais estão sujeitos a sofrer diante dessa nova realidade, mas, em particular, as crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento, o acompanhamento de crianças com TEA deve ser contínuo e feito por uma equipe multiprofissional. A suspensão do tratamento para esse grupo de crianças pode gerar riscos e prejuízos sérios à criança e seus familiares. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar como os profissionais de psicologia clínica e neuropsicologia realizaram teleatendimentos a crianças com TEA no período de isolamento social durante a pandemia do COVID-19 no Brasil. Uma pesquisa de levantamento de dados foi adotada, de caráter transversal e análise quanti-qualitativa, com dados coletados por meio de um questionário autoadministrado de aplicação online. O público-alvo desse estudo foram profissionais de Psicologia que realizaram atendimento em modalidade online em crianças com TEA. Os resultados evidenciaram que a maioria dos respondentes eram do Rio Grande do Norte (52,2%) e fizeram atendimento de forma híbrida, ou seja, em modalidade online e presencial (69,9%). As principais atividades listadas pelos profissionais realizadas com as crianças, como a de orientação aos pais, estão relacionadas com a organização da rotina, atividades da vida diária e estimulação cognitiva e comportamental. O presente estudo buscou compreender a dinâmica dos teleatendimentos realizados por profissionais de psicologia a crianças com TEA durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia do COVID-19. Apesar de haver alguns estudos relacionados ao teleatendimento, no Brasil, os estudos ainda são incipientes quanto a essa problemática, principalmente a respeito ao atendimento de crianças com TEA. Os impactos desse estudo voltaram-se, principalmente, para nortear os profissionais sobre as possibilidades de atendimentos remotos para esse público.
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Levando em consideração as recomendações da OMS, vários países adotaram o isolamento social e a quarentena como estratégia para o enfrentamento da pandemia, mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento. Diante dessa nova realidade social, os profissionais da saúde, especialmente os psicólogos, passaram a realizar os atendimentos em modalidade online. Vale salientar que todos os grupos sociais estão sujeitos a sofrer diante dessa nova realidade, mas, em particular, as crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento, o acompanhamento de crianças com TEA deve ser contínuo e feito por uma equipe multiprofissional. A suspensão do tratamento para esse grupo de crianças pode gerar riscos e prejuízos sérios à criança e seus familiares. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi analisar como os profissionais de psicologia clínica e neuropsicologia realizaram teleatendimentos a crianças com TEA no período de isolamento social durante a pandemia do COVID-19 no Brasil. Uma pesquisa de levantamento de dados foi adotada, de caráter transversal e análise quanti-qualitativa, com dados coletados por meio de um questionário autoadministrado de aplicação online. O público-alvo desse estudo foram profissionais de Psicologia que realizaram atendimento em modalidade online em crianças com TEA. Os resultados evidenciaram que a maioria dos respondentes eram do Rio Grande do Norte (52,2%) e fizeram atendimento de forma híbrida, ou seja, em modalidade online e presencial (69,9%). As principais atividades listadas pelos profissionais realizadas com as crianças, como a de orientação aos pais, estão relacionadas com a organização da rotina, atividades da vida diária e estimulação cognitiva e comportamental. O presente estudo buscou compreender a dinâmica dos teleatendimentos realizados por profissionais de psicologia a crianças com TEA durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia do COVID-19. Apesar de haver alguns estudos relacionados ao teleatendimento, no Brasil, os estudos ainda são incipientes quanto a essa problemática, principalmente a respeito ao atendimento de crianças com TEA. Os impactos desse estudo voltaram-se, principalmente, para nortear os profissionais sobre as possibilidades de atendimentos remotos para esse público.At the end of 2019, the world population was surprised by a new virus with a high potential for contagion. Given its rapid spread around the world, in 2020 this event was classified as a pandemic. Considering the WHO recommendations, several countries have adopted social isolation and quarantine as a strategy to fight the pandemic, keeping only essential services functioning. Faced with this new social reality, health professionals, especially psychologists, started to provide care online. It is noteworthy that all social groups are subject to suffering in the face of this new reality, but, in particular, children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). As this is a neurodevelopmental disorder, the monitoring of children with ASD must be continuous and carried out by a multidisciplinary team. The suspension of treatment for this group of children can generate serious risks and harm to the child and their families. Thus, the aim of this study was to analyze how clinical psychology and neuropsychology professionals provided teleservices to children with ASD in the period of social isolation during the COVID-19 pandemic in Brazil. A data collection survey was adopted, with a transversal character and quantitative-qualitative analysis, with data collected through a self-administered online questionnaire. The target audience of this study were Psychology professionals who provided online care to children with ASD. The results showed that most respondents were from Rio Grande do Norte (52.2%) and had a hybrid service, that is, online and in person (69.9%). The main activities listed by professionals performed with children, such as parenting guidance, are related to the organization of routine, activities of daily living and cognitive and behavioral stimulation. The present study sought to understand the dynamics of telephone calls made by psychology professionals to children with ASD during the period of social isolation resulting from the COVID-19 pandemic. Although there are some studies related to teleservice, in Brazil, studies are still incipient regarding this issue, especially regarding the care of children with ASD. The impacts of this study were mainly aimed at guiding professionals on the possibilities of remote care for this public.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilNeuropsicologiaAutismoCovid-19Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com Transtorno do Espectro Autista durante a pandemia do COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeleatendimentoacompanhamentoterapeutico_Morais_2021.pdfapplication/pdf753075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45752/1/Teleatendimentoacompanhamentoterapeutico_Morais_2021.pdf4814fbd9041bdef0ae894032915a4276MD51123456789/457522022-05-02 12:55:53.131oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:55:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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