Perda de conhecimento em projetos de software devido a rotatividade de profissionais de TI: um estudo na Universidade Federal de Viçosa - UFV

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Assunção, Lucas Novais
Orientador(a): Barbosa, Eiji Adachi Medeiros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52681
Resumo: O conhecimento é considerado um dos ativos estratégicos mais importantes para as organizações contemporâneas. Prusak (1997) destaca que “conhecimento e inteligência estão conectados: a inteligência é necessária para se gerar conhecimento e o conhecimento fornece a base através da qual a inteligência pode ser aplicada”. A Inteligência advém de pessoal qualificado que, apoiado pelos recursos de Tecnologia da Informação (TI), executa, gerencia e toma as melhores decisões para o bom desempenho das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Pesquisas mostram que a rotatividade de profissionais de TI tornou-se um problema crônico e o déficit pode chegar a meio milhão até 2025, refletindo uma aceleração significativa da demanda deste setor. Além disso, formam-se no Brasil 53 mil pessoas ao ano – um terço da demanda projetada – e quase 50% dos já contratados nos últimos 12 meses tiveram duas ofertas de emprego adicionais, as quais são levadas em consideração e que pode vir a representar a saída voluntária da atual organização num curto ou médio prazo. A rotatividade de profissionais de TI acarreta diversos custos; minimizar e conter seus danos tornou-se um difícil e recorrente desafio para os gestores de Recursos Humanos, não somente por questões econômicas, mas sobretudo para a gestão e preservação do principal ativo imaterial diretamente responsável pelo sucesso de qualquer organização: o conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo sobre perda e retenção de conhecimento na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde o fenômeno da rotatividade para o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação nos anos de 2021 e 2022 foi considerado relevante. Ao final, foram propostas recomendações para mudanças e tratamento dos principais problemas que emergiram do contexto estudado. O objetivo geral é contribuir com melhorias para os projetos de TI desenvolvidos na organização, preservar a memória institucional e evitar eventuais perdas de recursos públicos.
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A Inteligência advém de pessoal qualificado que, apoiado pelos recursos de Tecnologia da Informação (TI), executa, gerencia e toma as melhores decisões para o bom desempenho das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Pesquisas mostram que a rotatividade de profissionais de TI tornou-se um problema crônico e o déficit pode chegar a meio milhão até 2025, refletindo uma aceleração significativa da demanda deste setor. Além disso, formam-se no Brasil 53 mil pessoas ao ano – um terço da demanda projetada – e quase 50% dos já contratados nos últimos 12 meses tiveram duas ofertas de emprego adicionais, as quais são levadas em consideração e que pode vir a representar a saída voluntária da atual organização num curto ou médio prazo. A rotatividade de profissionais de TI acarreta diversos custos; minimizar e conter seus danos tornou-se um difícil e recorrente desafio para os gestores de Recursos Humanos, não somente por questões econômicas, mas sobretudo para a gestão e preservação do principal ativo imaterial diretamente responsável pelo sucesso de qualquer organização: o conhecimento. Este trabalho apresenta um estudo sobre perda e retenção de conhecimento na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde o fenômeno da rotatividade para o cargo de Técnico em Tecnologia da Informação nos anos de 2021 e 2022 foi considerado relevante. Ao final, foram propostas recomendações para mudanças e tratamento dos principais problemas que emergiram do contexto estudado. O objetivo geral é contribuir com melhorias para os projetos de TI desenvolvidos na organização, preservar a memória institucional e evitar eventuais perdas de recursos públicos.Knowledge is considered one of the most important strategic assets for contemporary organizations. Prusak (1997) highlights that ‘knowledge and intelligence are connected: intelligence is necessary to generate knowledge and knowledge provides the basis through which intelligence can be applied.’ Intelligence comes from people that, supported by Information Technology, execute, manage, and make the best decisions for good performance of organizations, whether public or private. Research shows that the turnover of IT professionals has become a critical problem and the deficit may reach half a million by 2025, reflecting a significant acceleration of the demand in that sector. Furthermore, 53,000 people graduate every year in Brazil – a third of the projected demand – and almost 50% of those already hired in the last 12 months have had two additional job offers, which are considered and may represent the voluntary departure from the current organization in the short or medium term. The turnover of IT professionals brings several costs, minimizing and containing its damages has become a difficult and recurrent challenge for Human Resources, not only for economic reasons, but especially for the management and preservation of the main immaterial asset directly responsible for the success of any organization: knowledge. This paper presents a study about knowledge loss and retention at Federal University of Viçosa, where the turnover phenomenon for the position of Information Technology Technician in 2021 and 2022 was considered relevant. At the end, recommendations were proposed to deal with the main problems that emerged from the studied context. The main goal is to contribute with improvements for the IT projects developed in the organization, preserve institutional memory, and avoid eventual public resource loss.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPerda de conhecimentoRetenção de conhecimentoRotatividadeDesenvolvimento de softwareTecnologia da informaçãoPerda de conhecimento em projetos de software devido a rotatividade de profissionais de TI: um estudo na Universidade Federal de Viçosa - UFVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerdaconhecimentoprojetos_Assuncao_2023.pdfapplication/pdf1172962https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52681/1/Perdaconhecimentoprojetos_Assuncao_2023.pdf42fdd00da258ff403e804c7ed6011133MD51123456789/526812023-06-13 18:07:12.166oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52681Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-13T21:07:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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