Gestão de projetos na administração pública: um estudo sobre a implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alves, Thales da Costa Lago
Orientador(a): Gurgel, André Morais
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28405
Resumo: A adoção da gestão de projetos configura-se como uma necessidade estratégica e essencial ao setor público na busca pela eficiência e pelo distanciamento do estigma da burocratização excessiva, dos atrasos ou não cumprimento de entregas e do desperdício do recurso público. Diante dessa realidade, o presente trabalho objetiva compreender como foram desenvolvidos os projetos de implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN, a partir do que determina o Decreto nº 8.539/2015. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um estudo multicaso envolvendo a implantação da ferramenta nas duas instituições. Os instrumentos de coleta de dados consistem em documentos normativos referentes à implantação do processo eletrônico na administração pública e a realização de entrevistas semiestruturadas centradas nas práticas de gestão de projetos dispostas na literatura, tendo como sujeitos os gestores que estiveram à frente da implementação dos projetos em suas respectivas unidades. A análise do corpus textual das entrevistas, auxiliada pelo software IRAMUTEQ, possibilitou a criação de quatro classes: Produto, Integração, Práticas em Gestão de Projetos e Conformidade. Em seguida, a análise do material levantado se deu a partir da análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos, confirmou-se que a conformidade legal, com o intuito de cumprir os normativos federais relacionados ao protocolo eletrônico, foi o principal motivador e delineador dos objetivos dos projetos. A pesquisa também evidenciou as práticas de gestão de projetos implementadas nas duas instituições, com um maior volume dessas identificadas na UFRN, por contar com um escritório de projetos para condução da iniciativa. A importância do patrocínio institucional configurou-se como principal ponto de suporte à gestão dos projetos. Em contrapartida, a falta de conhecimento institucional mais aprofundado acerca da gestão de documentos e dos procedimentos de protocolo do processo administrativo, caracterizaram, com maior ênfase, as dificuldades enfrentadas pelos gerentes de projeto. Como principal recomendação para trabalhos futuros, sugere-se a realização de um estudo quantitativo, em nível nacional, junto aos gestores que estiveram à frente da implantação do processo eletrônico em suas respectivas instituições, a fim de identificar de forma representativa as práticas em GP, os pontos positivos e negativos inerentes a esses projetos.
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Diante dessa realidade, o presente trabalho objetiva compreender como foram desenvolvidos os projetos de implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN, a partir do que determina o Decreto nº 8.539/2015. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, a partir de um estudo multicaso envolvendo a implantação da ferramenta nas duas instituições. Os instrumentos de coleta de dados consistem em documentos normativos referentes à implantação do processo eletrônico na administração pública e a realização de entrevistas semiestruturadas centradas nas práticas de gestão de projetos dispostas na literatura, tendo como sujeitos os gestores que estiveram à frente da implementação dos projetos em suas respectivas unidades. A análise do corpus textual das entrevistas, auxiliada pelo software IRAMUTEQ, possibilitou a criação de quatro classes: Produto, Integração, Práticas em Gestão de Projetos e Conformidade. Em seguida, a análise do material levantado se deu a partir da análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos, confirmou-se que a conformidade legal, com o intuito de cumprir os normativos federais relacionados ao protocolo eletrônico, foi o principal motivador e delineador dos objetivos dos projetos. A pesquisa também evidenciou as práticas de gestão de projetos implementadas nas duas instituições, com um maior volume dessas identificadas na UFRN, por contar com um escritório de projetos para condução da iniciativa. A importância do patrocínio institucional configurou-se como principal ponto de suporte à gestão dos projetos. Em contrapartida, a falta de conhecimento institucional mais aprofundado acerca da gestão de documentos e dos procedimentos de protocolo do processo administrativo, caracterizaram, com maior ênfase, as dificuldades enfrentadas pelos gerentes de projeto. Como principal recomendação para trabalhos futuros, sugere-se a realização de um estudo quantitativo, em nível nacional, junto aos gestores que estiveram à frente da implantação do processo eletrônico em suas respectivas instituições, a fim de identificar de forma representativa as práticas em GP, os pontos positivos e negativos inerentes a esses projetos.The adoption of project management is a strategic and essential need for the public sector in the search for efficiency and to distance itself from the stigma of excessive bureaucratization, delays or non-compliance with deliveries deadlines, and waste of public resources. Given this reality, the present study aims to understand how the projects for the implementation of the electronic process were developed at UFRN and IFRN, as determined by Decree 8.539/2015. The research is descriptive in nature and uses a qualitative approach based on a multi-case study involving the implementation of the system in two federal educational institutions of Rio Grande do Norte. The data collection instruments consist of normative documents regarding the implementation of the electronic process in public administration and semi-structured interviews focused on the project management practices identified in the literature. The interview subjects were the managers who were in charge of the implementation of the projects in their respective units. The analysis of the textual corpus of the interviews, aided by the IRAMUTEQ software, allowed the definition of four major categories influencing the process investigated: Product, Integration, Project Management Practices and Compliance. Subsequently, the analysis of the data was developed using content analysis. Results indicated that legal compliance, i.e., compliance with federal standards related to the electronic protocol, was the main motivator and delineator of project objectives. The research also singled out the project management practices implemented in both institutions, and indicated that a greater volume of practices were identified at UFRN when compared to the IFRN, given that the former has a project office to implement the electronic process. Institutional sponsorship was identified as the main support for project management. In contrast, the lack of in-depth institutional knowledge about document management and protocol procedures associated with administrative processes characterized the difficulties faced by project managers. The main recommendation for future studies is the development of a quantitative study, using countrywide data, considering managers who implemented the electronic process in their institutions. The goal would be to identify representative practices in project management, as well as positive and negative issues inherent to the projects considered during the study.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGestão de projetosAdministração públicaConformidadeGestão de projetos na administração pública: um estudo sobre a implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.txtGestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain207328https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28405/2/Gestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.txtb1f0ff3e93f55530e48b184ef1038298MD52THUMBNAILGestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.jpgGestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28405/3/Gestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf.jpged839ac5e3edf4dafea3c293d4c0b87bMD53ORIGINALGestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdfapplication/pdf2340045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28405/1/Gestaoprojetosadministracao_Alves_2019.pdf023f9f698a38707e23bdd388bf6a109cMD51123456789/284052020-02-09 04:27:53.372oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28405Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:27:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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