ADESE: uma experiência de educação complexa no Seridó norte-rio-grandense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Medeiros, Umberto de Araújo
Orientador(a): Oliveira, Josineide Silveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50976
Resumo: A tese apresenta a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) como uma experiência ético-político-pedagógica, nascida do processo de reflexão, conscientização e lutas em busca de um desenvolvimento sustentável para a região. A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas in loco, análise de documentos, atas, acervos fotográficos, entrevistas, testemunhos e consultas bibliográficas. A composição das ideias tem base no pensamento de autores das Ciências da Complexidade e seus interlocutores, dentre eles Edgar Morin, Isabelle Stengers, Ilya Prigogine, Maria da Conceição de Almeida, Ailton Krenak, Serge Latouche e Papa Francisco. O recorte temporal (1997 a 2005) considera o dinamismo democrático dos alicerces da Agência e os primeiros anos do ápice de efervescência da força do coletivo. Constituída a partir do diálogo entre setores sociais religiosos, acadêmicos, intelectuais, políticos e, principalmente das mobilizações populares coletivas, a ADESE ultrapassa as características tradicionais de uma agência (elaborar, gerir e executar projetos). E reluz como uma entidade de educação política voltada para a redução das desigualdades sociais, a promoção do bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais do lugar. Por meio dos múltiplos agenciamentos coletivos, caracterizou-se pela abertura aos constantes aprendizados construídos partir das contradições, encontros e desencontros, continuidades e descontinuidades. Atenta à vocação econômica da região, empenhou-se no desenvolvimento de projetos de construção de adutoras para o enfrentamento das questões hídricas, de incentivo à modernização e profissionalização da produção de leite, queijo e carne de sol e no investimento em políticas de combate à poluição do solo e do ar. Longe do fascínio desenvolvimentista que se assenta nas imposições de projetos políticos sem base social, guiou-se por uma pedagogia de base complexa, na qual a escuta, ação e acolhimento se pautam nos princípios da cidadania e do respeito ao ecossistema.
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A pesquisa foi desenvolvida a partir de visitas in loco, análise de documentos, atas, acervos fotográficos, entrevistas, testemunhos e consultas bibliográficas. A composição das ideias tem base no pensamento de autores das Ciências da Complexidade e seus interlocutores, dentre eles Edgar Morin, Isabelle Stengers, Ilya Prigogine, Maria da Conceição de Almeida, Ailton Krenak, Serge Latouche e Papa Francisco. O recorte temporal (1997 a 2005) considera o dinamismo democrático dos alicerces da Agência e os primeiros anos do ápice de efervescência da força do coletivo. Constituída a partir do diálogo entre setores sociais religiosos, acadêmicos, intelectuais, políticos e, principalmente das mobilizações populares coletivas, a ADESE ultrapassa as características tradicionais de uma agência (elaborar, gerir e executar projetos). E reluz como uma entidade de educação política voltada para a redução das desigualdades sociais, a promoção do bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais do lugar. Por meio dos múltiplos agenciamentos coletivos, caracterizou-se pela abertura aos constantes aprendizados construídos partir das contradições, encontros e desencontros, continuidades e descontinuidades. Atenta à vocação econômica da região, empenhou-se no desenvolvimento de projetos de construção de adutoras para o enfrentamento das questões hídricas, de incentivo à modernização e profissionalização da produção de leite, queijo e carne de sol e no investimento em políticas de combate à poluição do solo e do ar. Longe do fascínio desenvolvimentista que se assenta nas imposições de projetos políticos sem base social, guiou-se por uma pedagogia de base complexa, na qual a escuta, ação e acolhimento se pautam nos princípios da cidadania e do respeito ao ecossistema.The thesis presents the Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) as an ethical-political-pedagogical experience, born from the process of reflection, awareness and struggles in search of sustainable development for this micro-region of Rio Grande do Norte, Brazil. The research was developed from face-to-face visits, analysis of documents, minutes, photographic collections, interviews, testimonies and bibliographic consultations. The composition of the ideas is based on Complex Thought and its interlocutors, among them Edgar Morin, Isabelle Stengers, Ilya Prigogine, Maria da Conceição de Almeida, Ailton Krenak, Serge Latouche and Papa Francisco. The time frame (1997 to 2005) considers the democratic dynamism of the ADESE's foundations and the first years of the peak of the collective's effervescence. Constituted from the dialogue between religious, academic, intellectual, political social sectors and mainly from collective popular mobilizations, ADESE goes beyond the traditional characteristics of an agency (elaborate, manage and execute projects) and shines as a political education entity focused on reduction of social inequalities, the promotion of the population's well-being and the preservation of the natural resources of the place. It is also characterized by the openness to permanent learning from contradictions, encounters and disagreements, continuities and discontinuities. This dynamic was reflected in the ability to reference the potential of that semiarid region and encourage the development of projects to build water mains, encourage the modernization and professionalization of the production of milk, cheese and dried meat, and investment in policies to combat pollution of soil and air. Far from the developmental fascination that is based on the imposition of political projects without a social basis, ADESE was guided by a complexbased pedagogy, in which listening, action and reception are guided by the principles of citizenship and respect for the ecosystem.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoComplexidadeADESESeridó potiguarADESE: uma experiência de educação complexa no Seridó norte-rio-grandenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALADESEexperienciaeducacao_Medeiros_2022.pdfapplication/pdf2666518https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50976/1/ADESEexperienciaeducacao_Medeiros_2022.pdfc329c525ce8d854a0b812e371b632e43MD51123456789/509762023-01-17 16:46:08.604oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-17T19:46:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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