A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santiago, Luan Presley Mendonça
Orientador(a): Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363
Resumo: Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si.
id UFRN_391f5af166a30f7836f0dbba494eb8df
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55363
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santiago, Luan Presley Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/6591114599055088http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souzahttps://orcid.org/0000-0002-5482-5935http://lattes.cnpq.br/1728678411196597Soares Júnior, Azemar dos SantosMenezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz deSilva, Francisco Canindé daAmorim, Sara Raphaela Machado deBarbosa Júnior, Walter Pinheiro2023-11-16T20:05:33Z2023-11-16T20:05:33Z2023-07-21SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si.This thesis aims to understand the educational practices of the prayer healers in Pendências/RN, Brazil. For many years, this region lacked medical professionals, leaving the art of caring for people’s health in the hands of these healers. These are women recognized in their communities as custodians of ancestral knowledge who have dedicated part of their lives to healing men, women, and children through prayer. This study arises from the problem question: How do prayer healers exercise their educational practice in the ritual of prayer to promote the healing of ailments present in people’s bodies? The literature used in this thesis favors decolonial authors such as Aníbal Quijano (2010), who discussed coloniality; Mary Del Priore (2014), with her understanding about women; Elda Oliveira (1985), with her definitions about blessing and prayer; Paulo Freire (2011), in the debate about educational practice; and Leonardo Boff (1999), in the discussion about care. Methodologically, I used the technique of construction and analysis of interviews, which I call “sidewalk conversation”, which allowed me to perform the analytical procedures capable of understanding how the prayer with the purpose of healing educates people who experience it. Five prayer healers who reside in the rural and urban areas of the city of Pendências, located in the interior of Rio Grande do Norte, were interviewed. It is concluded that there is an educational practice of healing through prayer responsible for instilling in patients knowledge that has become their own daily self-care actions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORezadeirasRezaCuraCuidadoPrática educativaA prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdfapplication/pdf1892066https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55363/1/Praticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdfe9da0bb1c3c0eb19ccdc9f146fa06690MD51123456789/553632023-11-16 17:06:13.147oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-16T20:06:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
title A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
spellingShingle A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
Santiago, Luan Presley Mendonça
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rezadeiras
Reza
Cura
Cuidado
Prática educativa
title_short A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
title_full A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
title_fullStr A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
title_full_unstemmed A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
title_sort A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar
author Santiago, Luan Presley Mendonça
author_facet Santiago, Luan Presley Mendonça
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6591114599055088
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Soares Júnior, Azemar dos Santos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Francisco Canindé da
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Amorim, Sara Raphaela Machado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Luan Presley Mendonça
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5482-5935
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1728678411196597
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
contributor_str_mv Pinheiro, Rossana Kess Brito de Souza
Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rezadeiras
Reza
Cura
Cuidado
Prática educativa
dc.subject.por.fl_str_mv Rezadeiras
Reza
Cura
Cuidado
Prática educativa
description Nesta tese, objetivo compreender as práticas educativas das rezadeiras de Pendências/RN. Essa região careceu por longos anos de profissionais médicos, ficando a cargo das rezadeiras a arte de cuidar da saúde das pessoas. Trata-se de mulheres reconhecidas em suas comunidades como detentoras de um saber ancestral, e que dedicaram parte de suas vidas a curar homens, mulheres e crianças através da reza. Considerando tal percepção, traço o estudo a partir da seguinte questão-problema: como as rezadeiras exercem sua prática educativa no ritual da reza para promover a cura das enfermidades presentes nos corpos das pessoas? A literatura utilizada nesta tese privilegia autores decoloniais a exemplo de Aníbal Quijano (2010), que se dedicou a discutir a colonialidade; Mary Del Priore (2014), com o entendimento sobre as mulheres; Elda Oliveira (1985), com as definições sobre bênção e reza; Paulo Freire (2011), no debate sobre prática educativa; e Leonardo Boff (1999), na discussão sobre o cuidado. Metodologicamente, utilizei a técnica de construção e análise de entrevistas que aqui chamo de “conversa de calçada”, permitindo-me realizar os procedimentos analíticos capazes de entender como a reza com a finalidade de cura educa as pessoas que a experienciam. Para tanto, foram entrevistadas cinco rezadeiras que residem nas zonas rural e urbana da cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. Em termos conclusivos, afirmo a existência de uma prática educativa da cura por meio da reza responsável por provocar nos pacientes saberes que se tornaram ações cotidianas próprias do cuidado de si.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-16T20:05:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-16T20:05:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363
identifier_str_mv SANTIAGO, Luan Presley Mendonça. A prática educativa das rezadeiras de Pendências-RN: cuidar, rezar, curar. Orientador: Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. 2023. 139f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55363/1/Praticaeducativarezadeiras_Santiago_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9da0bb1c3c0eb19ccdc9f146fa06690
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777688461574144