A criação de um modelo de plano integrativo de sustentabilidade para unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rocha, Pedro Henrique Dantas da
Orientador(a): Xavier, Yanko Marcius de Alencar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46568
Resumo: É inegável a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na implantação das agendas ambientais, notadamente pela sua missão precípua de transferência do conhecimento, pesquisa científica e interlocução com a sociedade. Porém, as IES assumem ainda outro papel relevante na consecução dos objetivos ambientais. Por assemelharem-se a verdadeiras cidades, elas são capazes de integrar ações tendentes a redução dos impactos associados também à operação dos seus campus. Neste sentido, este estudo busca criar um modelo de plano integrativo de sustentabilidade destinado as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), facilitando a construção de uma comunidade universitária mais sustentável e uma sociedade mais afeta às práticas de sustentabilidade. A operacionalização da pesquisa deu-se por meio de um estudo de caso da própria UFRN, com o intuito inicial de explorar e descrever a sua estrutura de governança ambiental, bem como a existência e/ou estágio de implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentável ou instrumentos equivalentes adotados pelas unidades acadêmicas integrantes do Campus Central, aliado a uma pesquisa de campo exploratória para analisar a percepção dos usuários quanto à promoção da sustentabilidade nesses locais, considerando-se aspectos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade institucional. A coleta de dados envolveu pesquisas em documentos institucionais, além da aplicação do questionário Sustainability Assessment Questionnaire (SAQ) direcionado a alunos, professores, funcionários e gestores de unidades. Os resultados evidenciaram que não existem ações coordenadas de sustentabilidade, bem como as unidades não possuem um PLS ou instrumento congênere, de caráter integrativo, que envolva todos os usuários, a partir das perspectivas de ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade. Em função disso, um modelo de plano integrativo de sustentabilidade foi desenvolvido, a fim de proporcionar à gestão ambiental da instituição um instrumento capaz de fazer chegar a sustentabilidade em toda a comunidade universitária de forma integrada.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46568É inegável a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na implantação das agendas ambientais, notadamente pela sua missão precípua de transferência do conhecimento, pesquisa científica e interlocução com a sociedade. Porém, as IES assumem ainda outro papel relevante na consecução dos objetivos ambientais. Por assemelharem-se a verdadeiras cidades, elas são capazes de integrar ações tendentes a redução dos impactos associados também à operação dos seus campus. Neste sentido, este estudo busca criar um modelo de plano integrativo de sustentabilidade destinado as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), facilitando a construção de uma comunidade universitária mais sustentável e uma sociedade mais afeta às práticas de sustentabilidade. A operacionalização da pesquisa deu-se por meio de um estudo de caso da própria UFRN, com o intuito inicial de explorar e descrever a sua estrutura de governança ambiental, bem como a existência e/ou estágio de implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentável ou instrumentos equivalentes adotados pelas unidades acadêmicas integrantes do Campus Central, aliado a uma pesquisa de campo exploratória para analisar a percepção dos usuários quanto à promoção da sustentabilidade nesses locais, considerando-se aspectos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade institucional. A coleta de dados envolveu pesquisas em documentos institucionais, além da aplicação do questionário Sustainability Assessment Questionnaire (SAQ) direcionado a alunos, professores, funcionários e gestores de unidades. Os resultados evidenciaram que não existem ações coordenadas de sustentabilidade, bem como as unidades não possuem um PLS ou instrumento congênere, de caráter integrativo, que envolva todos os usuários, a partir das perspectivas de ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade. Em função disso, um modelo de plano integrativo de sustentabilidade foi desenvolvido, a fim de proporcionar à gestão ambiental da instituição um instrumento capaz de fazer chegar a sustentabilidade em toda a comunidade universitária de forma integrada.The importance of Higher Education Institutions (HEIs) in the implementation of environmental agendas is undeniable, notably their primary mission of knowledge transfer, scientific research and dialogue with society. However, as HEIs it assumes yet another relevant role in achieving environmental objectives. Even though they are images, they are true and are capable of integrating actions aimed at reducing the number of associates involved in the operation. In this sense, this study seeks a model of sustainability focused on the academic plans of the Universidade Federal do Norte (UFRN) will create a model for building a more sustainable integrated community and a society more sustainable practices. The operationalization of the research took place through a case study of UFRN itself, with the initial stage of exploring and describing its environmental governance structure, as well as the existence and/or implementation of Sustainable Logistics Management Plans or equivalent instruments to be adopted by the academic research units of the Central Campus, combined with an exploratory field perception to study the perception of users regarding the promotion of local sustainability, considering aspects related to the teaching of the unit, extension and operations of the institutional unit. Collection of data from research data) from institutions, in addition to the application of sustainability assessment documents (SAQ, unit assessment questionnaire). The results that there are no units of units, sustainability research, as well as actions do not have a PLS or a similar instrument of an integrative character, which involves all users, from the perspectives of teaching, extension, extension and education operations. As a result, a model of an integrative sustainability plan was developed, in order to provide the institution's environmental management with an instrument capable of achieving sustainability throughout the university community in an integrated manner.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeUniversidadeGovernança ambientalPlano de gestão de logística sustentávelUnidades acadêmicasA criação de um modelo de plano integrativo de sustentabilidade para unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCriacaomodeloplano_Rocha_2022.pdfapplication/pdf10481484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46568/1/Criacaomodeloplano_Rocha_2022.pdf7aa89dd254e7db8170110f09a2f42168MD51123456789/465682022-05-02 12:45:16.01oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:45:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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