Levantamento de necessidades de capacitação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: avaliação e consultoria por meio da Auditoria de Inteligência
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49773 |
Resumo: | A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No âmbito dessa etapa de coleta de informações, originou-se o seguinte problema de pesquisa: como aperfeiçoar o processo LNC da UFRN? Assim, objetiva-se, de modo geral, propor um guia de recomendações para aperfeiçoar o processo do LNC da UFRN e como objetivos específicos mapear fluxo informacional do processo do LNC; analisar a percepção dos profissionais que atuam no gerenciamento do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; e identificar quais as barreiras para participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Para se alcançar tais objetivos foi utilizado o método de auditoria de inteligência, recorrendo-se para a coleta de dados à pesquisa bibliográfica, grupo focal, entrevistas, pesquisa documental e ao questionário. Os dados qualitativos foram analisados mediante a análise de conteúdo, enquanto que os dados quantitativos analisados utilizando-se da estatística descritiva básica. Assim, esta pesquisa se caracteriza, como exploratória, descritiva, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo. A partir dos trabalhos realizados e dos achados de auditoria observou-se que apesar da grande relevância do processo do LNC e dos esforços despendidos pela equipe para o alcance dos resultados esperados no processo foram identificadas necessidades de melhorias. No que se refere ao mapeamento do fluxo informacional do processo do LNC, foi realizada representação do fluxo de informações utilizando-se do modelo de McGee e Prusak (1994) e a representação do processo LNC utilizando-se da notação BPMN. Quanto às análises da percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados e a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC, constatou-se necessidades de adequações e aperfeiçoamentos para facilitar e melhorar as rotinas de trabalho da equipe. Além disso, identificou-se as barreiras na participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Dessa maneira, com base nos resultados foram apresentadas as constatações e as respectivas recomendações, elaborado o guia de recomendações no formato 5w2h, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo do LNC da UFRN. |
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Santos, Leilane Clarisse Fernandes Oliveira doshttps://orcid.org/0000-0001-6763-3716http://lattes.cnpq.br/5678994663094158Martins, Daniel de Araújohttp://lattes.cnpq.br/3834444250606399Nunes, Martha Suzana CabralCarvalho, Andrea Vasconcelos2022-11-16T21:30:36Z2022-11-16T21:30:36Z2022-08-24SANTOS, Leilane Clarisse Fernandes Oliveira dos. Levantamento de necessidades de capacitação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: avaliação e consultoria por meio da Auditoria de Inteligência. Orientadora: Andréa Vasconcelos Carvalho. 2022. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49773A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No âmbito dessa etapa de coleta de informações, originou-se o seguinte problema de pesquisa: como aperfeiçoar o processo LNC da UFRN? Assim, objetiva-se, de modo geral, propor um guia de recomendações para aperfeiçoar o processo do LNC da UFRN e como objetivos específicos mapear fluxo informacional do processo do LNC; analisar a percepção dos profissionais que atuam no gerenciamento do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; e identificar quais as barreiras para participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Para se alcançar tais objetivos foi utilizado o método de auditoria de inteligência, recorrendo-se para a coleta de dados à pesquisa bibliográfica, grupo focal, entrevistas, pesquisa documental e ao questionário. Os dados qualitativos foram analisados mediante a análise de conteúdo, enquanto que os dados quantitativos analisados utilizando-se da estatística descritiva básica. Assim, esta pesquisa se caracteriza, como exploratória, descritiva, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo. A partir dos trabalhos realizados e dos achados de auditoria observou-se que apesar da grande relevância do processo do LNC e dos esforços despendidos pela equipe para o alcance dos resultados esperados no processo foram identificadas necessidades de melhorias. No que se refere ao mapeamento do fluxo informacional do processo do LNC, foi realizada representação do fluxo de informações utilizando-se do modelo de McGee e Prusak (1994) e a representação do processo LNC utilizando-se da notação BPMN. Quanto às análises da percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados e a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC, constatou-se necessidades de adequações e aperfeiçoamentos para facilitar e melhorar as rotinas de trabalho da equipe. Além disso, identificou-se as barreiras na participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Dessa maneira, com base nos resultados foram apresentadas as constatações e as respectivas recomendações, elaborado o guia de recomendações no formato 5w2h, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo do LNC da UFRN.The management of information and knowledge has immeasurable value for organizations, because it transforms the environment, when it is applied strategically in the improvement of the processes, in the organizational controls, in the recognition of intellectual capitals, and above all in decision making. In the processes of development of people, the training actions are propelling sources to increase knowledge as well as for the continuous evolution of intellectual capital, promoting personal, professional and institutional growth. UFRN conducts its survey of training needs annually (LNC), fundamental process in identifying knowledge gaps, skills and attitudes of servers to generate skills necessary for the best performance of the units and the achievement of UFRN's strategic objectives. As part of this information gathering step, the following search problem arose: how to improve the UFRN LNC process? Thus, the general objective is propose a guide of recommendations to improve the UFRN LNC process and as specific objectives to map informational flow of the LNC process; analyze the perception of professionals who work in the management of the LNC process about the difficulties and points to be improved; analyze the usefulness of informative reports resulting from the LNC; and identify what are the barriers to participation of UFRN servers in the LNC on-line questionnaire. To achieve these objectives, the intelligence audit method was used resorting to data collection for bibliographic research, focus group, interviews, documental research and the questionnaire. Qualitative data were analyzed though content analysis, while quantitative data were analyzed using basic descriptive statistics. Thus, this research is characterized as exploratory, descriptive, bibliographic and survey (survey). And as for the approaches to the problem, qualitative and quantitative. From the work carried out and the audit found, it was observed that despite the great relevance of the LNC process and efforts made by the team to achieve the expected results in the process, needs for improvement were identified. Regarding the mapping of the informational flow of the LNC process, the representation of the information flow was performed using the McGee and Prusak (1994) model and the representation of the LNC process using the BPMN notation. As for the analysis of the perception of professionals who are part of the LNC process about the difficulties and points to be improved and the usefulness of the informative reports resulting from the LNC, there was a need for adjustments and improvement to facilitate and improve the team's work routines. In addition, the barriers were identified in the participation of UFRN servers in the LNC on-line questionnaire. Thus, based on the results, the findings and respective recommendations, were presented, and the recommendations guide was prepared in the 5w2h format, with the aim of contributing to the improvement of UFRN LNC process.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGICUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASLevantamento de necessidades de capacitaçãoGestão da informaçãoAuditoria de inteligênciaLevantamento de necessidades de capacitação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: avaliação e consultoria por meio da Auditoria de Inteligênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLevantamentonecessidadescapacitacao_Santos_2022.pdfapplication/pdf3487530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49773/1/Levantamentonecessidadescapacitacao_Santos_2022.pdf62c64960e8096b9617b5922b36779c74MD51123456789/497732022-11-16 18:31:33.99oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49773Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-16T21:31:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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