Maracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida: por um caminho de conhecimento simbólico e estético na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Freire, Isabel Batista
Orientador(a): Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25182
Resumo: Invoco neste trabalho milhares de sensações que desenham caminhos latentes de diálogos e discussões as quais constroem horizontes sensíveis para se pensar a Educação Física como uma área ampla, disseminadora de espaços de apropriação do conhecimento cada vez mais próximo da realidade vivida, dos saberes tradicionais, dos gestos e de suas significações. Por este motivo, acredito no Maracatu como uma manifestação cultural capaz de entrelaçar milhares de conceitos pertinentes a Educação Física, assim, atenho-me a relacionar os símbolos, a estética e a cultura como conceitos imbricados e imprescindíveis na luta pelo olhar sensível, a fim de ultrapassar as couraças de uma Educação Física voltada ao mecanicismo. Neste estudo, tomamos como referência a realidade do Maracatu Nação Leão Coroado. Escolha intencional por ser uma das nações mais antigas do Brasil, com 153 anos de existência, englobando em sua vida aspectos suficientes para a reflexão do corpo e suas sensações. Traçamos como principal objetivo refletir sobre o Maracatu Leão Coroado a partir das significações simbólicas, culturais e estéticas; além de ampliar e apresentar novos cenários para a área da Educação Física. Destarte, este estudo utilizou a Pesquisa Qualitativa, tendo como suporte a adoção da atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, como corrente filosófica centrada nas experiências de vida compartilhada com outras experiências, levando em consideração, esta, como fonte primordial de conhecimento. Diante do exposto, para adentrarmos no universo dessas reflexões utilizamos como técnica de pesquisa a rede de significados, no intuito de possibilitar-nos uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno no conjunto de fontes a partir de vários tipos de registro, como: a revisão bibliográfica; coleta de materiais da nação com a utilização da câmera GoPro (áudio visual, entrevistas, comentários, ocorrências, etc); observação da nação em apresentações; análise dos materiais visuais (vídeos documentários, depoimentos). No presente trabalho evidenciamos o Maracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida, por nela encontrar os corpos da voz, da escuta, o corpo da linguagem silenciosa e dos gestos, os corpos expressivos e criativos, são corpos que ratificam o solo fértil de intensidades sensíveis projetadas pelas experiências vividas. Deste modo, os significantes simbólicos e estéticos desvendados em nossa árvore da vida, nos dão a pensar o corpo em sua sensibilidade vibrante, em sua estesia e em sua intercorporeidade, estado de contatos e entrelaçamentos com o outro, com os objetos e com mundo, enquanto cenários de conhecimento que amplificam um caminho sensível na Educação Física.
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Por este motivo, acredito no Maracatu como uma manifestação cultural capaz de entrelaçar milhares de conceitos pertinentes a Educação Física, assim, atenho-me a relacionar os símbolos, a estética e a cultura como conceitos imbricados e imprescindíveis na luta pelo olhar sensível, a fim de ultrapassar as couraças de uma Educação Física voltada ao mecanicismo. Neste estudo, tomamos como referência a realidade do Maracatu Nação Leão Coroado. Escolha intencional por ser uma das nações mais antigas do Brasil, com 153 anos de existência, englobando em sua vida aspectos suficientes para a reflexão do corpo e suas sensações. Traçamos como principal objetivo refletir sobre o Maracatu Leão Coroado a partir das significações simbólicas, culturais e estéticas; além de ampliar e apresentar novos cenários para a área da Educação Física. Destarte, este estudo utilizou a Pesquisa Qualitativa, tendo como suporte a adoção da atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, como corrente filosófica centrada nas experiências de vida compartilhada com outras experiências, levando em consideração, esta, como fonte primordial de conhecimento. Diante do exposto, para adentrarmos no universo dessas reflexões utilizamos como técnica de pesquisa a rede de significados, no intuito de possibilitar-nos uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno no conjunto de fontes a partir de vários tipos de registro, como: a revisão bibliográfica; coleta de materiais da nação com a utilização da câmera GoPro (áudio visual, entrevistas, comentários, ocorrências, etc); observação da nação em apresentações; análise dos materiais visuais (vídeos documentários, depoimentos). No presente trabalho evidenciamos o Maracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida, por nela encontrar os corpos da voz, da escuta, o corpo da linguagem silenciosa e dos gestos, os corpos expressivos e criativos, são corpos que ratificam o solo fértil de intensidades sensíveis projetadas pelas experiências vividas. Deste modo, os significantes simbólicos e estéticos desvendados em nossa árvore da vida, nos dão a pensar o corpo em sua sensibilidade vibrante, em sua estesia e em sua intercorporeidade, estado de contatos e entrelaçamentos com o outro, com os objetos e com mundo, enquanto cenários de conhecimento que amplificam um caminho sensível na Educação Física.I invoke in this work thousands of sensations that draw latent paths of dialogues and discussions which construct sensible horizons to think Physical Education as a wide area, disseminating spaces of knowledge appropriation ever closer to the reality lived, traditional knowledge, gestures and their meanings. For this reason, I believe in Maracatu as a cultural manifestation capable of interlacing thousands of concepts pertinent to Physical Education, so I focus on relating symbols, aesthetics and culture as imbricated concepts and essential in the struggle for sensitive eyes, in order to of surpassing the harnesses of a Physical Education focused on mechanicism. In this study, we take as reference the reality of the Maracatu Nation Lion Crowned. Intentional choice for being one of the oldest nations in Brazil, with 153 years of existence, encompassing in your life aspects sufficient for the reflection of the body and its sensations. We have as main objective to reflect on the Maracatu Lion Crowned from the symbolic, cultural and aesthetic meanings; besides expanding and presenting new scenarios for the area of Physical Education. Thus, this study used the Qualitative Research, supported by the adoption of the phenomenological attitude of Merleau-Ponty, as a philosophical current centered on the experiences of life shared with other experiences, taking into account, this, as the primary source of knowledge. Given the above, for we enter the universe of these reflections used as research technique the network of meanings, in order to enable us to approach the senses and meanings emanating from the phenomenon in the set of fonts from multiple record types, as: the bibliographic review; collecting materials from nations with the use of the GoPro camera (visual audio, interviews, comments, occurrences, etc); observation of nations in presentations; analysis of visual materials (documentary videos, testimonials). In the present work we show the Maracatu Nação Leão Coroado as the fruit of the tree of life, because it finds the bodies of the voice, listening, the body of silent language and gestures, expressive and creative bodies are bodies that ratify the fertile ground of intensities projected by the lived experiences.In this way, the symbolic and aesthetic signifiers unveiled in our tree of life give us to think of the body in its vibrant sensibility, in its esthetic and in its intercorporeality, state of contacts and interlacings with the other, with the objects and with the world, as scenarios of knowledge that amplify a sensible path in Physical EducationporCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação FísicaSímbolosCorpoMaracatuMaracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida: por um caminho de conhecimento simbólico e estético na Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdfIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdfapplication/pdf39798752https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25182/1/IsabelBatistaFreire_DISSERT.pdfee0dc9fc8deb30e5b99b0170f22df46aMD51TEXTIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txtIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain332233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25182/2/IsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txt396d4409db04ae576db39b062d1b413dMD52THUMBNAILIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25182/3/IsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgdc196317eb21694de2b0a2f398ae6a00MD53TEXTIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txtIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain332233https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25182/2/IsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.txt396d4409db04ae576db39b062d1b413dMD52THUMBNAILIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgIsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25182/3/IsabelBatistaFreire_DISSERT.pdf.jpgdc196317eb21694de2b0a2f398ae6a00MD53123456789/251822019-01-30 06:06:48.862oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25182Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:06:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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