E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183 |
Resumo: | Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola. |
id |
UFRN_3e392945595204942ebc2cbc9027a89a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27183 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Façanha, Marlia AguiarFagundes, José EvangelistaPorto, Maria Emilia MonteiroDuarte, Ana Rita FontelesCarvalho, Haroldo Loguercio2019-06-10T20:42:59Z2019-06-10T20:42:59Z2019-02-15FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.This study aims to analyze the implications of the feminist and gender studies for the teaching of History, as well as, to work on the perspective of problematizing and addressing gender inequalities in the Integral School Professor Edmilson Pinheiro, in Maracanaú / CE, through the formation of the Gender Center of the Edmilson Pinheiro-NUGEP School, to study, discuss and bring activities related to gender issues to the school community. In the research was thought about the gender relations from the feminist studies and in a poststructuralist perspective, fundamentally based on the definitions of the historian Joan Scott. Methodologically, after a brief review of the historiography on women in history and the recent evolution of the Brazilian educational legislation, heir of the 1988 Constitution, the tools of ethnographic studies were used, focused on the participant observation of the core students and other students of the school , who participated or not in the activities proposed by the nucleus. The purpose of the formation of the nucleus is a proposal of intervention in the school, by the bias of the gender category, valuing the feminist studies, for the composition of the school as a democratic space and citizenship for all. The experience of the existence of a core year demonstrated the capacity of tensions for the teaching of History and for the school as a whole, in search of a form of work that valued the diversity of the students and the respect to the school community, and abandoned the traditional, linear, ethnocentric, and masculine view of history and school.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaIgualdade de gêneroFeminismoMachismoHomofobiaResistênciaE se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEsetecontassem_Facanha_2019.pdfapplication/pdf2173982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/1/Esetecontassem_Facanha_2019.pdfc592184e3cce42e0d39cb7496c53f035MD51TEXTEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain253484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/2/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtac383a44fd131ca4351fce3660a7fea8MD52THUMBNAILEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpgEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/3/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpg8be0df204f870a4348a9377ac8e7ae64MD53123456789/271832020-09-26 12:45:16.592oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-26T15:45:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
title |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
spellingShingle |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História Façanha, Marlia Aguiar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Igualdade de gênero Feminismo Machismo Homofobia Resistência |
title_short |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
title_full |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
title_fullStr |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
title_full_unstemmed |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
title_sort |
E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História |
author |
Façanha, Marlia Aguiar |
author_facet |
Façanha, Marlia Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fagundes, José Evangelista |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Porto, Maria Emilia Monteiro |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Duarte, Ana Rita Fonteles |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Façanha, Marlia Aguiar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
contributor_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Ensino de História Igualdade de gênero Feminismo Machismo Homofobia Resistência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Igualdade de gênero Feminismo Machismo Homofobia Resistência |
description |
Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-10T20:42:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-10T20:42:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183 |
identifier_str_mv |
FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/1/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/2/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/3/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c592184e3cce42e0d39cb7496c53f035 ac383a44fd131ca4351fce3660a7fea8 8be0df204f870a4348a9377ac8e7ae64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777791201050624 |