E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Façanha, Marlia Aguiar
Orientador(a): Carvalho, Haroldo Loguercio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183
Resumo: Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.
id UFRN_3e392945595204942ebc2cbc9027a89a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27183
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Façanha, Marlia AguiarFagundes, José EvangelistaPorto, Maria Emilia MonteiroDuarte, Ana Rita FontelesCarvalho, Haroldo Loguercio2019-06-10T20:42:59Z2019-06-10T20:42:59Z2019-02-15FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.This study aims to analyze the implications of the feminist and gender studies for the teaching of History, as well as, to work on the perspective of problematizing and addressing gender inequalities in the Integral School Professor Edmilson Pinheiro, in Maracanaú / CE, through the formation of the Gender Center of the Edmilson Pinheiro-NUGEP School, to study, discuss and bring activities related to gender issues to the school community. In the research was thought about the gender relations from the feminist studies and in a poststructuralist perspective, fundamentally based on the definitions of the historian Joan Scott. Methodologically, after a brief review of the historiography on women in history and the recent evolution of the Brazilian educational legislation, heir of the 1988 Constitution, the tools of ethnographic studies were used, focused on the participant observation of the core students and other students of the school , who participated or not in the activities proposed by the nucleus. The purpose of the formation of the nucleus is a proposal of intervention in the school, by the bias of the gender category, valuing the feminist studies, for the composition of the school as a democratic space and citizenship for all. The experience of the existence of a core year demonstrated the capacity of tensions for the teaching of History and for the school as a whole, in search of a form of work that valued the diversity of the students and the respect to the school community, and abandoned the traditional, linear, ethnocentric, and masculine view of history and school.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaIgualdade de gêneroFeminismoMachismoHomofobiaResistênciaE se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEsetecontassem_Facanha_2019.pdfapplication/pdf2173982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/1/Esetecontassem_Facanha_2019.pdfc592184e3cce42e0d39cb7496c53f035MD51TEXTEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain253484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/2/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.txtac383a44fd131ca4351fce3660a7fea8MD52THUMBNAILEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpgEsetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/3/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpg8be0df204f870a4348a9377ac8e7ae64MD53123456789/271832020-09-26 12:45:16.592oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27183Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-26T15:45:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
title E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
spellingShingle E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
Façanha, Marlia Aguiar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Igualdade de gênero
Feminismo
Machismo
Homofobia
Resistência
title_short E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
title_full E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
title_fullStr E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
title_full_unstemmed E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
title_sort E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História
author Façanha, Marlia Aguiar
author_facet Façanha, Marlia Aguiar
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fagundes, José Evangelista
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Porto, Maria Emilia Monteiro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Duarte, Ana Rita Fonteles
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Façanha, Marlia Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
contributor_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Igualdade de gênero
Feminismo
Machismo
Homofobia
Resistência
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Igualdade de gênero
Feminismo
Machismo
Homofobia
Resistência
description Este estudo tem como proposta analisar as implicações dos estudos feministas e de gênero para o ensino de História, bem como, trabalhar na perspectiva de problematizar e dirimir as desigualdades de gênero na Escola em Tempo Integral Professor Edmilson Pinheiro, em Maracanaú/CE, através da formação do Núcleo de Gênero da Escola Edmilson Pinheiro- NUGEP, para estudar, discutir e trazer atividades relacionadas às questões de gênero à comunidade escolar. Na pesquisa foi pensado sobre as relações de gênero a partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentalmente baseada nas definições da historiadora Joan Scott. Metodologicamente, após breve revisão da historiografia sobre as mulheres na história e da evolução recente da legislação educacional brasileira, herdeira da Constituição de 1988, utilizou-se das ferramentas dos estudos etnográficos, voltadas à observação participante dos estudantes integrantes do núcleo e demais estudantes da escola, que participaram ou não das atividades propostas pelo núcleo. A finalidade de formação do núcleo é uma proposta de intervenção na escola, pelo viés da categoria gênero, valorizando os estudos feministas, para a composição da escola como espaço democrático e de cidadania para todos. A experiência da existência de um ano do núcleo demonstrou a capacidade de tensionamentos para o ensino de História e para a escola como um todo, em busca de uma forma de trabalho que valorizasse a diversidade dos estudantes e o respeito à comunidade escolar, e abandonasse o modelo vigente de visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História e de escola.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-10T20:42:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-10T20:42:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183
identifier_str_mv FAÇANHA, Marlia Aguiar. E se te contassem outra História: gênero e feminismo no ensino de História. 2019. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/1/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/2/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27183/3/Esetecontassem_Facanha_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c592184e3cce42e0d39cb7496c53f035
ac383a44fd131ca4351fce3660a7fea8
8be0df204f870a4348a9377ac8e7ae64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777791201050624