Obrigado por avaliar nossos serviços: análise da qualidade do serviço de agências de receptivo por meio de comentários online

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barros, Alice Emanuele de Almeida
Orientador(a): Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55646
Resumo: OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo analisar como se caracteriza a satisfação do cliente de agências de turismo receptivo em Natal/RN, por meio da análise de comentários on-line e entrevistas com gestores de empresas do setor. A satisfação do consumidor é tema essencial para o sucesso das organizações, especialmente no contexto atual, em que a internet e a tecnologia da informação possibilitam o acesso e divulgação de relatos sobre experiências de consumo. Os comentários online se destacam como uma fonte de dados relevantes com informações espontâneas, e que permitem compreender a percepção dos consumidores de produtos e serviços. Aborda a temática da satisfação do consumidor no contexto das agências de receptivo, relevante segmento do setor turismo, especializado em receber os viajantes em seus locais de destino e ofertar serviços como traslados, city tours e passeios guiados. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, abordagem mista quali-quanti, realizada por meio da análise de dados com recorte temporal longitudinal. Os dados foram extraídos de 843 comentários online, compartilhados por viajantes consumidores de agências de turismo receptivo e de entrevistas realizadas com os gestores de 5 das 6 empresas estudadas. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e com auxílio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). O estudo utiliza os modelos Tourqual e Dailyserv para direcionar a análise dos comentários online sobre as agências de turismo receptivo, visando empregar as categorias e indicadores mais relacionados aos serviços das agências e aos objetivos propostos no estudo. RESULTADOS: O estudo mostra que os viajantes desfrutam de uma experiência fortemente vinculada às categorias “elemento humano” (com destaque para a atuação do guia de turismo), “entretenimento” e “evasão” propostos no modelo Tourqual e às categorias “guias de turismo” e instalações de paradas, designadas no modelo Dailyserv. Infere-se que os consumidores das agências de receptivo localizadas em Natal estão satisfeitos com a qualidade dos serviços das empresas, com ações e estratégias adequadas aos seus públicos (nota média de 4,91, e alta frequência de termos remetendo à satisfação no corpus textual analisado), sendo os comentários online um meio relevante para a mensuração e compreensão do fenômeno estudado. CONCLUSÃO: Por meio dos comentários online foi possível identificar indicadores e categorias que caracterizam a qualidade do serviço de agências de turismo receptivo. Assegura-se que os passeios, a atuação do guia de turismo, os locais visitados e a estrutura disponibilizada pelas agências (incluindo veículos e locais de parada) são indicadores que caracterizam a satisfação dos consumidores.
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A satisfação do consumidor é tema essencial para o sucesso das organizações, especialmente no contexto atual, em que a internet e a tecnologia da informação possibilitam o acesso e divulgação de relatos sobre experiências de consumo. Os comentários online se destacam como uma fonte de dados relevantes com informações espontâneas, e que permitem compreender a percepção dos consumidores de produtos e serviços. Aborda a temática da satisfação do consumidor no contexto das agências de receptivo, relevante segmento do setor turismo, especializado em receber os viajantes em seus locais de destino e ofertar serviços como traslados, city tours e passeios guiados. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, abordagem mista quali-quanti, realizada por meio da análise de dados com recorte temporal longitudinal. Os dados foram extraídos de 843 comentários online, compartilhados por viajantes consumidores de agências de turismo receptivo e de entrevistas realizadas com os gestores de 5 das 6 empresas estudadas. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e com auxílio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). O estudo utiliza os modelos Tourqual e Dailyserv para direcionar a análise dos comentários online sobre as agências de turismo receptivo, visando empregar as categorias e indicadores mais relacionados aos serviços das agências e aos objetivos propostos no estudo. RESULTADOS: O estudo mostra que os viajantes desfrutam de uma experiência fortemente vinculada às categorias “elemento humano” (com destaque para a atuação do guia de turismo), “entretenimento” e “evasão” propostos no modelo Tourqual e às categorias “guias de turismo” e instalações de paradas, designadas no modelo Dailyserv. Infere-se que os consumidores das agências de receptivo localizadas em Natal estão satisfeitos com a qualidade dos serviços das empresas, com ações e estratégias adequadas aos seus públicos (nota média de 4,91, e alta frequência de termos remetendo à satisfação no corpus textual analisado), sendo os comentários online um meio relevante para a mensuração e compreensão do fenômeno estudado. CONCLUSÃO: Por meio dos comentários online foi possível identificar indicadores e categorias que caracterizam a qualidade do serviço de agências de turismo receptivo. Assegura-se que os passeios, a atuação do guia de turismo, os locais visitados e a estrutura disponibilizada pelas agências (incluindo veículos e locais de parada) são indicadores que caracterizam a satisfação dos consumidores.OBJECTIVE: This study aims to analyze how customer satisfaction of incoming travel agencies in Natal/RN is characterized, through online reviews and interviews with managers of companies in the sector. Consumer satisfaction is an essential issue for the success of organizations, especially in the current context of easy access to Information Communication Technologies and dissemination of reviews about consumer experiences. Online reviews are relevant data, which allows us to understand, through spontaneous comments, the perception of consumers about their experiences purchasing products or services. This study demonstrates the issue of consumer satisfaction in the context of incoming travel agencies, a relevant segment of tourism, specializing in receiving travelers to their destinations and offering services such as transfers, city tours, and guided tours. METHODOLOGY: This is a descriptive-exploratory research, mixed qualitative-quantitative approach, carried out through data analysis with a longitudinal time frame. The data were extracted from 843 online reviews shared by consumers of incoming travel agencies, and from interviews with the managers of 5 of 6 companies included in this search. The data were analyzed through Content Analysis and the Iramuteq Software (version 0.7 alpha 2). This study is based on Tourqual and Dailyserv models to direct the analysis of online comments, aiming to use the categories and indicators most related to the agencies’ services and the objectives proposed. RESULTS: The study shows that travelers enjoy an experience strongly linked to the categories “Human Element” (with emphasis on the performance of the Tour Guide), “Entertainment” and “Escape” proposed in the Tourqual model and to the categories “Tour guides” and “Stopover facilities”, designated in the Dailyserv model. It is inferred that consumers of incoming agencies located in Natal are satisfied with the quality of service of these companies, with actions and strategies appropriate to their clients (average rating of 4,91 and high frequency of terms referred to satisfaction in the textual corpus analyzed), the online comments are a relevant means for measuring and understanding the phenomenon studied. CONCLUSION: Through online comments, it was possible to identify indicators and categories that characterize the quality of service provided by incoming travel agencies. It is ensured that the tours, the tour guide's performance, the places visited, and the structure provided by the agencies (including vehicles and stopping places) are indicators that characterize consumer satisfaction.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismo - qualidade dos serviçosSatisfaçãoAgência de receptivoComentários onlineObrigado por avaliar nossos serviços: análise da qualidade do serviço de agências de receptivo por meio de comentários online“Thank you for rating our services": analysis of incoming tourism agencies' service quality through online reviewsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALObrigadoavaliarservicos_Barros_2023.pdfapplication/pdf1244923https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55646/1/Obrigadoavaliarservicos_Barros_2023.pdf4d69739034b08f49f4720f734acc3f6aMD51123456789/556462023-12-06 16:21:02.778oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55646Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-06T19:21:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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Turismo - qualidade dos serviços
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