Bibliotecas no contexto da educação a distância: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Fernandes, Luis Bouquillard Ribeiro
Orientador(a): Caricio, Marcelo Rique
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24111
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a realidade atual de bibliotecas inseridas no contexto da educação a distância, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desde 2005 oferta cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância. Esta IES, utiliza polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como unidades de apoio operacional para acolher os alunos em alguns dos encontros presenciais exigidos durante os cursos. Os polos estão localizados em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, devendo estar adequadamente estruturados, contendo ambientes administrativos e acadêmicos, sendo que um dos mais importantes é a biblioteca. Uma unidade de informação dessa natureza precisa ser organizada em conformidade com o marco regulatório da EAD, especialmente de acordo com os seguintes instrumentos normativos do Ministério da Educação (MEC): instrumento para credenciamento institucional e Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. A metodologia utilizada nesta pesquisa corresponde a um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Os atores participantes da pesquisa são os coordenadores dos polos da UAB/UFRN. Os principais resultados apontam que a maioria das bibliotecas não estão adequadamente estruturadas para o atendimento ao seu público alvo, uma vez que não estão informatizadas; não oferecem importantes serviços, tais como: normalização de documentos e elaboração de ficha catalográfica; também não dispõem de bibliotecários atuando nessas unidades de informação. Nesse sentido, entende-se que as seguintes ações podem ser desenvolvidas a fim de melhorar a oferta de produtos e serviços informacionais aos usuários da EAD: a participação da biblioteca universitária da IES ofertante dos cursos, nesse processo; a criação de um setor específico, para o atendimento aos diversos atores participantes dessa modalidade de ensino na instituição; a contratação de bibliotecários, para atuar nas bibliotecas dos polos e na equipe profissional multidisciplinar da EAD da UFRN.
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O estudo é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desde 2005 oferta cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância. Esta IES, utiliza polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como unidades de apoio operacional para acolher os alunos em alguns dos encontros presenciais exigidos durante os cursos. Os polos estão localizados em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, devendo estar adequadamente estruturados, contendo ambientes administrativos e acadêmicos, sendo que um dos mais importantes é a biblioteca. Uma unidade de informação dessa natureza precisa ser organizada em conformidade com o marco regulatório da EAD, especialmente de acordo com os seguintes instrumentos normativos do Ministério da Educação (MEC): instrumento para credenciamento institucional e Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. A metodologia utilizada nesta pesquisa corresponde a um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Os atores participantes da pesquisa são os coordenadores dos polos da UAB/UFRN. Os principais resultados apontam que a maioria das bibliotecas não estão adequadamente estruturadas para o atendimento ao seu público alvo, uma vez que não estão informatizadas; não oferecem importantes serviços, tais como: normalização de documentos e elaboração de ficha catalográfica; também não dispõem de bibliotecários atuando nessas unidades de informação. Nesse sentido, entende-se que as seguintes ações podem ser desenvolvidas a fim de melhorar a oferta de produtos e serviços informacionais aos usuários da EAD: a participação da biblioteca universitária da IES ofertante dos cursos, nesse processo; a criação de um setor específico, para o atendimento aos diversos atores participantes dessa modalidade de ensino na instituição; a contratação de bibliotecários, para atuar nas bibliotecas dos polos e na equipe profissional multidisciplinar da EAD da UFRN.This research has as main objective to analyse the current reality of libraries inserted on distance learning context, within the ambit of a Higher Education Institution (HEI). The study is developed in the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), which offers undergraduate and graduate courses through the distance learning study mode since 2005. The mentioned HEI utilises face-to-face support centres from the Universidade Aberta do Brasil (UAB) [a Brazilian government system integrated by public universities that offers higher education distance learning courses in order to facilitate the access of a certain portion of the population to higher education] as operational support units to receive students in a few face-to-face meetings required during the courses. Centres are located in several cities of Rio Grande do Norte state, and they must have an adequate structure, containing administrative and academic environments, one of the most important being the library. An informational unit of this nature needs to be organised in conformity with the distance learning regulatory framework, especially according to the following normative instruments from the Ministério da Educação (MEC) [Ministry of Education]: institutional accreditation instrument and Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância [Quality Benchmarks for Distance Learning Higher Education]. The methodology used in this search corresponds to an exploratory and descriptive case study with a quantitative-qualitative approach. The participants of this research are the UAB/UFRN centre coordinators. Major results indicate that most of the libraries are not structurally adequate to serve its target audience, since they are not computerised; do not offer important services as document normalisation and preparation of catalogue records; also, they do not have librarians working in these information units. In this sense, it is understood that the upcoming actions can be developed in order to improve the supply of informational products and services to distance learning users: participation of the library from the courses supplier HEI in this process; creation of a specific sector to assist the various actors participating in this education modality in the institution; librarians hiring, to act in the centres libraries and in the multidisciplinary professional team of the UFRN distance learning.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISEducação a distânciaUniversidade Aberta do BrasilPolos de apoio presencialBibliotecasBibliotecas no contexto da educação a distância: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdfLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdfapplication/pdf1253807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24111/1/LuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdff5ad0b5116e08a9349922ca9d57ded8eMD51TEXTLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.txtLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain260508https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24111/4/LuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.txtfdd815fd7882f2bc03bcad654d3258afMD54THUMBNAILLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.jpgLuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24111/5/LuisBouquillardRibeiroFernandes_DISSERT.pdf.jpg734fed46ea8e08a611a07173ae3b2517MD55123456789/241112022-04-07 18:19:12.87oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24111Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-07T21:19:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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