Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Medeiros, Sônia Azevedo de
Orientador(a): Pires, Izabel Augusta Hazin
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27189
Resumo: A presente dissertação constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte (RN), e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo objetivou oferecer subsídios teórico-metodológicos aos educadores que atuam nas SRMF, para o uso da tecnologia assistiva como instrumento dinamizador, composto por estratégias eficientes e potencializadoras do processo de aprendizagem dos discentes com Deficiência Intelectual, que frequentam estas salas. No referencial teórico descreve-se a caracterização das SRMF, bem como as tecnologias assistivas, como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Ainda discorre-se acerca das concepções atuais sobre a inteligência e a deficiência intelectual, causas, diagnósticos e intervenções que podem ocorrer no processo educacional destes sujeitos. Como suporte necessário a estas adequações, traz-se uma reflexão sobre a formação dos educadores que atuam nestas salas, bem como, as discussões inerentes ao paradigma inclusivo. Posteriormente, apresenta-se uma contextualização histórica das leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas regulares, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Realizou-se um diagnóstico do RN, a partir das análises construídas com as respostas dos secretários estadual e municipais de educação, juntamente com os depoimentos apontados pelos professores que atuam nas SRMF. A partir deste diagnóstico, constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, elaborou-se um e-book (livro digital), destinado à deficiência intelectual, como estratégia de capacitação docente, tendo este dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) apontar estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. O e-book foi validado por oito avaliadores, sendo seis das áreas tecnológicas (design e computação) e doze professores das SRMF. A partir desta validação, as sugestões foram incorporadas ao produto final. Espera-se que este instrumento subsidie novas ações referentes às SRMF, possibilitando novas práticas pedagógicas e, assim, buscando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno dos alunos com Deficiência Intelectual que frequentam este dispositivo.
id UFRN_58b53d28e264e4e2e4bce158f99ca186
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27189
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Sônia Azevedo deFalcão, Taciana Pontual da RochaGomes, Ediana Rosselly de OliveiraAbranches, Sérgio PaulinoPires, Izabel Augusta Hazin2019-06-10T23:28:05Z2019-06-10T23:28:05Z2019-03-29MEDEIROS, Sônia Azevedo de. Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27189A presente dissertação constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte (RN), e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo objetivou oferecer subsídios teórico-metodológicos aos educadores que atuam nas SRMF, para o uso da tecnologia assistiva como instrumento dinamizador, composto por estratégias eficientes e potencializadoras do processo de aprendizagem dos discentes com Deficiência Intelectual, que frequentam estas salas. No referencial teórico descreve-se a caracterização das SRMF, bem como as tecnologias assistivas, como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Ainda discorre-se acerca das concepções atuais sobre a inteligência e a deficiência intelectual, causas, diagnósticos e intervenções que podem ocorrer no processo educacional destes sujeitos. Como suporte necessário a estas adequações, traz-se uma reflexão sobre a formação dos educadores que atuam nestas salas, bem como, as discussões inerentes ao paradigma inclusivo. Posteriormente, apresenta-se uma contextualização histórica das leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas regulares, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Realizou-se um diagnóstico do RN, a partir das análises construídas com as respostas dos secretários estadual e municipais de educação, juntamente com os depoimentos apontados pelos professores que atuam nas SRMF. A partir deste diagnóstico, constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, elaborou-se um e-book (livro digital), destinado à deficiência intelectual, como estratégia de capacitação docente, tendo este dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) apontar estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. O e-book foi validado por oito avaliadores, sendo seis das áreas tecnológicas (design e computação) e doze professores das SRMF. A partir desta validação, as sugestões foram incorporadas ao produto final. Espera-se que este instrumento subsidie novas ações referentes às SRMF, possibilitando novas práticas pedagógicas e, assim, buscando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno dos alunos com Deficiência Intelectual que frequentam este dispositivo.The present dissertation is composed of two interconnected studies. The first study aimed to map the reality of the implementation of Multifunctional Resource Rooms (MRR) in the state of Rio Grande do Norte (RN), and to investigate the training and experiences of the teachers who work in these rooms. In turn, the second study aimed to offer theoretical and methodological subsidies to educators working in the MRR, for the use of assistive technology as a dynamic tool, composed of efficient strategies and potentiating of the learning process of the students with Intellectual Disabilities, who attend these rooms. The theoretical reference describes the characterization of the MRR, as well as assistive technologies, as an instrument guiding the National Special Education Policy in the perspective of inclusive education. The current conceptions about intelligence and intellectual deficiency, causes, diagnoses and interventions that may occur in the educational process of these subjects are also discussed. As a necessary support to these adaptations, a reflection on the training of the educators who work in these rooms, as well as the discussions inherent to the inclusive paradigm are presented. Subsequently, a historical context of the laws, decrees and recommendations that support and guide the inclusive process in regular schools, at national level, as well as in the local reality of Rio Grande do Norte (RN) is presented. A diagnosis of RN was made, based on the analyzes constructed with the answers of the state and municipal secretaries of education, together with the statements pointed out by the teachers who work in the MRR. From this diagnosis, it was verified that the greatest difficulties faced by the teachers are the lack of qualification and material resources. Based on these findings, an ebook (digital book) was developed for intellectual disability as a strategy for teacher training, with two objectives: a) to discuss the potential of the assistive technologies available in the MRR; b) to point out learning strategies based on the use of such technologies. The e-book was validated by eight evaluators, six from technical areas (design and computing) and twelve teachers of the MRR. From this validation, the suggestions were incorporated into the final product. It is hoped that this instrument will subsidize new actions related to MRR, enabling new pedagogical practices and, thus, seeking to ensure meaningful learning and full development of students with Intellectual Disability attending this device.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTecnologia assistivaAprendizagemInclusãoSala de recursosProfessorDeficiência intelectualE-bookSala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSalarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.txtSalarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain318934https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/2/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.txtef8965234e1882b15da2e8507c9ed423MD52THUMBNAILSalarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.jpgSalarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/3/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.jpg1d4656700d7784da157b94498e35c5b5MD53ORIGINALSalarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdfapplication/pdf4029373https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/1/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdff3d9eebf86ac03cf00dd838c89ef0fd0MD51123456789/271892019-06-16 02:23:31.755oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27189Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:23:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
title Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
spellingShingle Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
Medeiros, Sônia Azevedo de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia assistiva
Aprendizagem
Inclusão
Sala de recursos
Professor
Deficiência intelectual
E-book
title_short Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
title_full Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
title_fullStr Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
title_full_unstemmed Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
title_sort Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico
author Medeiros, Sônia Azevedo de
author_facet Medeiros, Sônia Azevedo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Abranches, Sérgio Paulino
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Sônia Azevedo de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Falcão, Taciana Pontual da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
contributor_str_mv Falcão, Taciana Pontual da Rocha
Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tecnologia assistiva
Aprendizagem
Inclusão
Sala de recursos
Professor
Deficiência intelectual
E-book
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Aprendizagem
Inclusão
Sala de recursos
Professor
Deficiência intelectual
E-book
description A presente dissertação constitui-se de dois estudos interconectados. O primeiro estudo teve como objetivo mapear a realidade da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) no estado do Rio Grande do Norte (RN), e investigar a formação e experiências dos professores que atuam nestas salas. Por sua vez, o segundo estudo objetivou oferecer subsídios teórico-metodológicos aos educadores que atuam nas SRMF, para o uso da tecnologia assistiva como instrumento dinamizador, composto por estratégias eficientes e potencializadoras do processo de aprendizagem dos discentes com Deficiência Intelectual, que frequentam estas salas. No referencial teórico descreve-se a caracterização das SRMF, bem como as tecnologias assistivas, como instrumento norteador da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva. Ainda discorre-se acerca das concepções atuais sobre a inteligência e a deficiência intelectual, causas, diagnósticos e intervenções que podem ocorrer no processo educacional destes sujeitos. Como suporte necessário a estas adequações, traz-se uma reflexão sobre a formação dos educadores que atuam nestas salas, bem como, as discussões inerentes ao paradigma inclusivo. Posteriormente, apresenta-se uma contextualização histórica das leis, decretos e recomendações que amparam e orientam o processo inclusivo nas escolas regulares, a nível nacional, bem como na realidade local do Rio Grande do Norte. Realizou-se um diagnóstico do RN, a partir das análises construídas com as respostas dos secretários estadual e municipais de educação, juntamente com os depoimentos apontados pelos professores que atuam nas SRMF. A partir deste diagnóstico, constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores são a falta de capacitação e de recursos materiais. A partir de tais achados, elaborou-se um e-book (livro digital), destinado à deficiência intelectual, como estratégia de capacitação docente, tendo este dois objetivos: a) problematizar acerca das potencialidades das tecnologias assistivas disponíveis nas SRMF; b) apontar estratégias de aprendizagem a partir do uso de tais tecnologias. O e-book foi validado por oito avaliadores, sendo seis das áreas tecnológicas (design e computação) e doze professores das SRMF. A partir desta validação, as sugestões foram incorporadas ao produto final. Espera-se que este instrumento subsidie novas ações referentes às SRMF, possibilitando novas práticas pedagógicas e, assim, buscando garantir a aprendizagem significativa e o desenvolvimento pleno dos alunos com Deficiência Intelectual que frequentam este dispositivo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-10T23:28:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-10T23:28:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Sônia Azevedo de. Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27189
identifier_str_mv MEDEIROS, Sônia Azevedo de. Sala de recursos multifuncionais, tecnologia assistiva e deficiência intelectual: elementos para um novo fazer pedagógico. 2019. 162f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/2/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/3/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27189/1/Salarecursosmultifuncionais_Medeiros_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef8965234e1882b15da2e8507c9ed423
1d4656700d7784da157b94498e35c5b5
f3d9eebf86ac03cf00dd838c89ef0fd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777621411430400