O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite
Orientador(a): Vieira, Marcilio de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163
Resumo: Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola.
id UFRN_5fb507df09a0c1736edb3efb3994bee5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32163
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leitehttp://lattes.cnpq.br/4183943869285150http://lattes.cnpq.br/7003467659704271Sales, Jonas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0807637225346047Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Vieira, Marcilio de Souza2021-04-12T18:24:06Z2021-04-12T18:24:06Z2020-12-17CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola.This is an article whose objective is to present the result of a work as an educational practice carried out at the State School Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, located in the Lagoa Azul Neighborhood, in the North Zone of Natal/RN, through the creative process developed by the Mythos Theater Company, with the purpose of facing the Bullying that has been occurring in the school research field and its surroundings. The work is justified, because it seeks to break some paradigms about Bullying, bringing to reflection those involved so that social and educational measures may be taken, so that this problem is faced more effectively. The show Azul Turquesa is based on a collaborative scenic construction, having as reference the anthropological theater of Eugênio Barba (1994); the role of the teacher and the school based on the discussion of Walter Kohan (2015); the studies of Beaudoin & Taylor (2006), which deal with Bullying and disrespect, a culture that must be extinguished from school; the discussions made by Ana Beatriz Silva (2015), in her book Bullying: dangerous minds in schools, among others. Therefore, we take as a methodology for the approach to the theme, a qualitative descriptive research, considering the case study, as a strategy for the expression of the studied reality, according to (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), as well as a participant observation, in view, as researcher and coordinator, to be inserted within the daily life of the group (BECKER, 1994). The research questions that guide our study are: Given the experiences of students, inside and outside the school, what are the possibilities of coping with Bullying? Within Theater Teaching, how can the creative process collaborate with the confrontation of school bullying? This said, we consider our study relevant, since, as a methodology, it can contribute to the improvement of human relations and respect in school.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilTeatroEducaçãoProcesso criativoBullyingO processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txtProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain115789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/2/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txt4086344124a267d2f23c7c844101d4e6MD52THUMBNAILProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpgProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/3/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpg4cf8a2de0cacceaa88e72d2300dcfd34MD53ORIGINALProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdfapplication/pdf2119471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/1/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf822901fbd3d001f6dc764cc511cdc82eMD51123456789/321632021-04-18 06:06:30.495oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32163Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
title O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
spellingShingle O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite
Teatro
Educação
Processo criativo
Bullying
title_short O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
title_full O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
title_fullStr O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
title_full_unstemmed O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
title_sort O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
author Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite
author_facet Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183943869285150
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7003467659704271
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Sales, Jonas de Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0807637225346047
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
contributor_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Processo criativo
Bullying
topic Teatro
Educação
Processo criativo
Bullying
description Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-12T18:24:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-12T18:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163
identifier_str_mv CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/2/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/3/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/1/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4086344124a267d2f23c7c844101d4e6
4cf8a2de0cacceaa88e72d2300dcfd34
822901fbd3d001f6dc764cc511cdc82e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777632973029376