O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163 |
Resumo: | Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola. |
id |
UFRN_5fb507df09a0c1736edb3efb3994bee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32163 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leitehttp://lattes.cnpq.br/4183943869285150http://lattes.cnpq.br/7003467659704271Sales, Jonas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0807637225346047Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Vieira, Marcilio de Souza2021-04-12T18:24:06Z2021-04-12T18:24:06Z2020-12-17CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola.This is an article whose objective is to present the result of a work as an educational practice carried out at the State School Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, located in the Lagoa Azul Neighborhood, in the North Zone of Natal/RN, through the creative process developed by the Mythos Theater Company, with the purpose of facing the Bullying that has been occurring in the school research field and its surroundings. The work is justified, because it seeks to break some paradigms about Bullying, bringing to reflection those involved so that social and educational measures may be taken, so that this problem is faced more effectively. The show Azul Turquesa is based on a collaborative scenic construction, having as reference the anthropological theater of Eugênio Barba (1994); the role of the teacher and the school based on the discussion of Walter Kohan (2015); the studies of Beaudoin & Taylor (2006), which deal with Bullying and disrespect, a culture that must be extinguished from school; the discussions made by Ana Beatriz Silva (2015), in her book Bullying: dangerous minds in schools, among others. Therefore, we take as a methodology for the approach to the theme, a qualitative descriptive research, considering the case study, as a strategy for the expression of the studied reality, according to (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), as well as a participant observation, in view, as researcher and coordinator, to be inserted within the daily life of the group (BECKER, 1994). The research questions that guide our study are: Given the experiences of students, inside and outside the school, what are the possibilities of coping with Bullying? Within Theater Teaching, how can the creative process collaborate with the confrontation of school bullying? This said, we consider our study relevant, since, as a methodology, it can contribute to the improvement of human relations and respect in school.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilTeatroEducaçãoProcesso criativoBullyingO processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txtProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain115789https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/2/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txt4086344124a267d2f23c7c844101d4e6MD52THUMBNAILProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpgProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/3/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpg4cf8a2de0cacceaa88e72d2300dcfd34MD53ORIGINALProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdfapplication/pdf2119471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/1/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf822901fbd3d001f6dc764cc511cdc82eMD51123456789/321632021-04-18 06:06:30.495oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32163Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:06:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
title |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
spellingShingle |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite Teatro Educação Processo criativo Bullying |
title_short |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
title_full |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
title_fullStr |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
title_full_unstemmed |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
title_sort |
O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola |
author |
Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite |
author_facet |
Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183943869285150 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7003467659704271 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sales, Jonas de Lima |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0807637225346047 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Campos, Marineide Furtado |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2363104313711193 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Rafaely de Vasconcelos Leite |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
contributor_str_mv |
Vieira, Marcilio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Educação Processo criativo Bullying |
topic |
Teatro Educação Processo criativo Bullying |
description |
Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro de Viveiros, localizada no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN, através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a finalidade de enfrentar o bullying que vem ocorrendo na escola campo de pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns paradigmas a respeito do bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin & Taylor (2006), que tratam do bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos, portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ, 1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante, tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam nosso estudo são: diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola, quais são as possibilidades de enfrentamento ao bullying? Dentro do Ensino do Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações humanas e de respeito na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-12T18:24:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-12T18:24:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Rafaely de Vasconcelos Leite. O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola. 2020. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/2/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/3/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32163/1/ProcessocriativoAzul_Cavalcante_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4086344124a267d2f23c7c844101d4e6 4cf8a2de0cacceaa88e72d2300dcfd34 822901fbd3d001f6dc764cc511cdc82e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777632973029376 |