Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Thiago Pereira da
Orientador(a): Silva Júnior, Carlos Neco da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20297
Resumo: Nos dias atuais, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Segundo os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química, o estudo do conceito de energia deve favorecer o desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o seu uso em diferentes fenômenos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de saber avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, articulando com outras áreas de conhecimento na procura de promover a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa e podem ajudar os estudantes nas diferentes relações que um conceito pode ter. Neste sentido, o estudo do conceito da energia a partir do trabalho com UEPS, pode ser uma importante proposta que favorece um ensino de Química na perspectiva construtivista. Assim, o objetivo deste trabalho é construir e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de termoquímica na perspectiva das unidades de ensino potencialmente significativas de Moreira com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Inicialmente a UEPS foi avaliada por 22 professores em formação inicial de duas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, ela foi aplicada para 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta dos dados para os professores em formação inicial teve como base um instrumento de validação de elaboração de unidades didáticas baseada na Engenharia Didática proposta por Artigue (1996 apud Guimarães e Giordan, 2011). Já para os alunos do ensino médio, os dados foram coletados no decorrer da UEPS e a avaliação final sobre a proposta didática ocorreu através de um questionário tomando como base a escala de Likert e o uso de mapas conceituais. Para a descrição dos dados, foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e um DVD contendo orientações de como trabalhar com a proposta. Os resultados deste trabalho apontam uma avaliação positiva quanto à proposta de ensino elaborada para a Educação Básica, onde se observa através do instrumento de validação aplicado, que a maioria das respostas atribuídas pelos professores, ficou entre os itens suficiente e mais que suficiente. Em relação aos momentos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação da UEPS, foi possível observar que a proposta gerou motivação no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos da termoquímica, como também se percebe que os mapas conceituais apresentados pelos alunos apresentaram mais proposições conceituais em uma segunda tentativa de elaboração, logo a proposta de ensino foi aprovada por mais de 90 % dos estudantes do nível médio. Portanto fica evidente que a proposta didática contribuiu no processo de ensino aprendizagem, despertando interesse e motivação nos estudantes pelo conteúdo de Termoquímica.
id UFRN_60a061a460abb8160188de6b0776e688
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20297
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Thiago Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/0561831145180380http://lattes.cnpq.br/0917006004895117Mazzé, Fernanda Marurhttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483Onofre, Eduardo Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369Mazzé, Fernanda Marurhttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483Silva Júnior, Carlos Neco da2016-04-27T20:59:40Z2016-04-27T20:59:40Z2015-06-15SILVA, Thiago Pereira da. Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica. 2015. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20297porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilConstrução e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUEPSAprendizagem significativaTermoquímicaMapas conceituaisConstrução e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNos dias atuais, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Segundo os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química, o estudo do conceito de energia deve favorecer o desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o seu uso em diferentes fenômenos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de saber avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, articulando com outras áreas de conhecimento na procura de promover a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa e podem ajudar os estudantes nas diferentes relações que um conceito pode ter. Neste sentido, o estudo do conceito da energia a partir do trabalho com UEPS, pode ser uma importante proposta que favorece um ensino de Química na perspectiva construtivista. Assim, o objetivo deste trabalho é construir e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de termoquímica na perspectiva das unidades de ensino potencialmente significativas de Moreira com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Inicialmente a UEPS foi avaliada por 22 professores em formação inicial de duas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, ela foi aplicada para 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta dos dados para os professores em formação inicial teve como base um instrumento de validação de elaboração de unidades didáticas baseada na Engenharia Didática proposta por Artigue (1996 apud Guimarães e Giordan, 2011). Já para os alunos do ensino médio, os dados foram coletados no decorrer da UEPS e a avaliação final sobre a proposta didática ocorreu através de um questionário tomando como base a escala de Likert e o uso de mapas conceituais. Para a descrição dos dados, foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e um DVD contendo orientações de como trabalhar com a proposta. Os resultados deste trabalho apontam uma avaliação positiva quanto à proposta de ensino elaborada para a Educação Básica, onde se observa através do instrumento de validação aplicado, que a maioria das respostas atribuídas pelos professores, ficou entre os itens suficiente e mais que suficiente. Em relação aos momentos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação da UEPS, foi possível observar que a proposta gerou motivação no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos da termoquímica, como também se percebe que os mapas conceituais apresentados pelos alunos apresentaram mais proposições conceituais em uma segunda tentativa de elaboração, logo a proposta de ensino foi aprovada por mais de 90 % dos estudantes do nível médio. Portanto fica evidente que a proposta didática contribuiu no processo de ensino aprendizagem, despertando interesse e motivação nos estudantes pelo conteúdo de Termoquímica.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdfThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3966321https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/1/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdfcb2a8fc114b0c72e85c430b4831545f1MD51Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdfProdutoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdfapplication/pdf221917https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/8/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdfdcbb8780dbe12c2adfe211cedbed2911MD58Produtoeducacional_FlexQuestTermoquímica_Silva_2015(2).pptxProdutoeducacional_FlexQuestTermoquímica_Silva_2015(2).pptxapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation1217766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/9/Produtoeducacional_FlexQuestTermoqu%c3%admica_Silva_2015%282%29.pptx8a60d28a81df8d1604e08a79e31e7927MD59Produtoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdfProdutoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdfapplication/pdf4105990https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/10/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf92014b145da77a1c32490b48cd53a52fMD510Produtoeducaional_Saibaporqueoscarrosbicombustíveispoluem_Silva_2015(4).wmvProdutoeducaional_Saibaporqueoscarrosbicombustíveispoluem_Silva_2015(4).wmvapplication/octet-stream208464715https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/11/Produtoeducaional_Saibaporqueoscarrosbicombust%c3%adveispoluem_Silva_2015%284%29.wmvf04168bc3d0a966125bdccfc08ca99dfMD511Produtoeducacional_Slidesparaaula_Silva_2015(5).pptxProdutoeducacional_Slidesparaaula_Silva_2015(5).pptxapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation6846168https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/12/Produtoeducacional_Slidesparaaula_Silva_2015%285%29.pptxcd78f72ee393436cbef03de7c8d3e614MD512TEXTThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain280457https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/6/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txtf4ddd4c3589b049227f79b99097f0e9dMD56Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdf.txtProdutoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdf.txtExtracted texttext/plain1178https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/13/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdf.txt5166cedf00ebe99600d0c23084df8cdaMD513Produtoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdf.txtProdutoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdf.txtExtracted texttext/plain30601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/15/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf.txt692db38200c54aaae88cf11ef461c537MD515THUMBNAILThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/7/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpgf06632d91c498215adec14ec18520359MD57Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdf.jpgProdutoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015(1).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1651https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/14/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdf.jpg01f821d0ef82582d5b7a5b084e2edbb6MD514Produtoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdf.jpgProdutoeducacional_Orientaçãoparaoprofessor_Silva_2015(3).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1623https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/16/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf.jpg4ed3542142f13bfe2da11f88af0fa11aMD516123456789/202972020-01-05 04:56:33.88oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20297Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:56:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
title Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
spellingShingle Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
Silva, Thiago Pereira da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
UEPS
Aprendizagem significativa
Termoquímica
Mapas conceituais
title_short Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
title_full Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
title_fullStr Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
title_full_unstemmed Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
title_sort Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
author Silva, Thiago Pereira da
author_facet Silva, Thiago Pereira da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0561831145180380
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0917006004895117
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Pereira da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Júnior, Carlos Neco da
contributor_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
Silva Júnior, Carlos Neco da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
UEPS
Aprendizagem significativa
Termoquímica
Mapas conceituais
dc.subject.por.fl_str_mv UEPS
Aprendizagem significativa
Termoquímica
Mapas conceituais
description Nos dias atuais, oferecer uma educação para o exercício da cidadania é função primordial das políticas públicas educacionais, conforme estabelece a constituição brasileira e a legislação de ensino. Essa função vem sendo defendida por muitos professores no Ensino Médio, atribuindo-se a disciplina de Química o papel de proporcionar um ensino crítico, participativo, reflexivo e humano. Segundo os documentos oficiais brasileiros para o Ensino de Química, o estudo do conceito de energia deve favorecer o desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o seu uso em diferentes fenômenos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de saber avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, articulando com outras áreas de conhecimento na procura de promover a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa e podem ajudar os estudantes nas diferentes relações que um conceito pode ter. Neste sentido, o estudo do conceito da energia a partir do trabalho com UEPS, pode ser uma importante proposta que favorece um ensino de Química na perspectiva construtivista. Assim, o objetivo deste trabalho é construir e avaliar uma proposta didática para o conteúdo de termoquímica na perspectiva das unidades de ensino potencialmente significativas de Moreira com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Inicialmente a UEPS foi avaliada por 22 professores em formação inicial de duas instituições públicas de ensino superior. Em seguida, ela foi aplicada para 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande-PB. A coleta dos dados para os professores em formação inicial teve como base um instrumento de validação de elaboração de unidades didáticas baseada na Engenharia Didática proposta por Artigue (1996 apud Guimarães e Giordan, 2011). Já para os alunos do ensino médio, os dados foram coletados no decorrer da UEPS e a avaliação final sobre a proposta didática ocorreu através de um questionário tomando como base a escala de Likert e o uso de mapas conceituais. Para a descrição dos dados, foram utilizados os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e um DVD contendo orientações de como trabalhar com a proposta. Os resultados deste trabalho apontam uma avaliação positiva quanto à proposta de ensino elaborada para a Educação Básica, onde se observa através do instrumento de validação aplicado, que a maioria das respostas atribuídas pelos professores, ficou entre os itens suficiente e mais que suficiente. Em relação aos momentos de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio durante a aplicação da UEPS, foi possível observar que a proposta gerou motivação no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos da termoquímica, como também se percebe que os mapas conceituais apresentados pelos alunos apresentaram mais proposições conceituais em uma segunda tentativa de elaboração, logo a proposta de ensino foi aprovada por mais de 90 % dos estudantes do nível médio. Portanto fica evidente que a proposta didática contribuiu no processo de ensino aprendizagem, despertando interesse e motivação nos estudantes pelo conteúdo de Termoquímica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T20:59:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-27T20:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Thiago Pereira da. Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica. 2015. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20297
identifier_str_mv SILVA, Thiago Pereira da. Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica. 2015. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Construção e avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de termoquímica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/1/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/8/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/9/Produtoeducacional_FlexQuestTermoqu%c3%admica_Silva_2015%282%29.pptx
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/10/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/11/Produtoeducaional_Saibaporqueoscarrosbicombust%c3%adveispoluem_Silva_2015%284%29.wmv
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/12/Produtoeducacional_Slidesparaaula_Silva_2015%285%29.pptx
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/6/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/13/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/15/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/7/ThiagoPereiraDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/14/Produtoeducacional_CapadoDVD_Silva_2015%281%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20297/16/Produtoeducacional_Orienta%c3%a7%c3%a3oparaoprofessor_Silva_2015%283%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb2a8fc114b0c72e85c430b4831545f1
dcbb8780dbe12c2adfe211cedbed2911
8a60d28a81df8d1604e08a79e31e7927
92014b145da77a1c32490b48cd53a52f
f04168bc3d0a966125bdccfc08ca99df
cd78f72ee393436cbef03de7c8d3e614
f4ddd4c3589b049227f79b99097f0e9d
5166cedf00ebe99600d0c23084df8cda
692db38200c54aaae88cf11ef461c537
f06632d91c498215adec14ec18520359
01f821d0ef82582d5b7a5b084e2edbb6
4ed3542142f13bfe2da11f88af0fa11a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777786951172096